Notícias

O início do curso de Gestão de Cadeia de Resíduos Sólidos, destinado à 50 catadoras de materiais recicláveis do bairro do Arruda e comunidades do entorno, foi o tema do discurso da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta quarta-feira, 12. “O objetivo da formação é fortalecer os conhecimentos das catadoras que atuam de forma avulsa, incentivando a formação de uma cooperativa para atuar no Galpão de Triagem da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB)”.

O inicio do curso de Gestão de Cadeia de Resíduos Sólidos, programa destinado a 50 catadoras de materiais recicláveis do bairro do Arruda e comunidades do entorno, foi tema do discurso em plenária da vereadora Aimée Carvalho, na tarde desta quarta-feira, 12. “O objetivo da formação é fortalecer os conhecimentos das catadoras que atuam de forma avulsa, incentivando a formação de uma cooperativa para atuar no Galpão de Triagem da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB)”.

O Educa Mais Brasil, considerado o maior programa de inclusão educacional do país, permite que estudantes impossibilitados de pagar uma mensalidade integral tenham acesso às instituições de ensino particulares através de bolsas de estudo parciais. A vereadora Michelle Collins (PP) que trouxe o tema à tribuna na tarde de hoje, 12, lembrou que “são ações deste tipo que nosso país precisa e que devem servir de exemplo para nossa sociedade e governantes”.

Por considerar que os impactos da criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) são importantes para o Recife o vereador Jayme Asfora (PMDB) realizou audiência pública na Câmara Municipal, na manhã detsa quarta-feira, 12. O conselho está previsto no projeto de lei do Poder Executivo número 60/2013, que tramita em três comissões legislativas, para ser um órgão consultivo, propositivo e deliberativo vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. “Esta realizando essa audiência com o objetivo de ouvir a sociedade, de debater e colher sugestões para o texto que se apresenta como mais um avanço da democracia participativa, fortalecendo as políticas afirmativas de Direitos Humanos”, disse o vereador.

Uma lista de ações que sairam do papel e já tiveram suas obras iniciadas este ano foi divulgada pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), hoje (11), na Câmara do Recife. Ela disse que teve a oportunidade de acompanhar o lançamento de algumas delas como o programa Mãe Coruja Recife, que já atende mães e crianças na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria, primeiro bairro a receber o programa. Mais nove localidades, onde os índices de mortalidade materna- infantil são altos, também receberão espaços Mãe Coruja Recife, ainda neste primeiro trimestre. O programa ao todo vai beneficiar mais de 5 mil mães e igual número de crianças.

A vereadora Priscila Krause (DEM) comentou na Tribuna desta terça, 11, que enviou um Pedido de Informação à prefeitura solicitando cópias de licenciamentos ambientais e esquema das estações de passageiros do projeto de navegabilidade do rio Capibaribe.

Alfredo Santana (PRB) subiu à tribuna na tarde de hoje, 11, para fazer um alerta sobre os preços exorbitantes cobrados nos estacionamentos na cidade do Recife. “Quando você usa um estacionamento privado, além de pagar um preço altíssimo pra guardar o carro, você ainda se depara com a idéia de ter que pagar R$ 40 reais, se perder o ticket. Isso é um abuso. Nos shoppings, o valor é de R$6, uma quantia considerada elevada para muitas pessoas", disse.

Durante a Reunião Plenária desta terça, 11, o vereador Luiz Eustáquio (PT) lamentou a morte do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes. Santiago foi atingido por um rojão no último dia 6 enquanto trabalhava na cobertura de um protesto no centro do Rio de Janeiro. O corpo será velado e cremado na próxima quinta-feira (13). “

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 11 para repercutir sobre o Programa Robótica na Escola, anunciada pelo Prefeito Geraldo Júlio, na semana passada. Ela parabenizou a iniciativa e lembrou que “os alunos da rede municipal de ensino podem alcançar mais uma conquista em sua vida, assim como aconteceu com a equipe de robótica do Colégio Apoio, no bairro de Casa Amarela. Ele foi o único colégio no Brasil a conquistar o primeiro lugar geral do Campeonato Europeu de Robótica Lego. O grupo, formado por dez alunos do ensino fundamental II da instituição de ensino, venceu 53 equipes de 33 países do mundo”.

A carência de doadores no Brasil levou a vereadora Aimée Carvalho (PSB) a fazer um alerta na tribuna, na tarde de hoje, 11. Ela apontou que o País conta com número muito abaixo do ideal para suprir a demanda de transplantes de doadores não vivos em adultos. “De acordo com o membro do corpo clínico do Serviço de Transplante de Órgãos e Cirurgia de Fígado do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Wellington Andraus, apenas 35% dos transplantes de fígado necessários são feitos no País”.