Notícias

A produtividade da Comissão de Direitos Humanos no ano de 2013 foi considerada alta, de acordo com a presidente, vereadora Aline Mariano (PSDB). O balanço aconteceu na tarde de hoje, 18. “Passaram pela Comissão de Direitos Humanos 162 projetos de lei, entre eles matérias de autoria do Executivo. É uma Comissão importante, tanto assim que cerca de 70% dos projetos da Casa passam por ela”, disse.

Criado há dois anos pela Lei Municipal de autoria do vereador Gilberto Alves (PTN), cada um dos vereadores da Câmara do Recife indicou um profissional da área de saúde para receber o Prêmio Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira. Podem ser homenageados médicos, profissionais de saúde, e entidades ligadas à área. Nesta versão, foram agraciados 29 profissionais na tarde desta quarta-feira 18.

Uma das mais importantes comissões permanentes do legislativo municipal, por onde tramitam cerca de 95% de todos os projetos de lei e de resolução, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife fez uma balanço na manhã desta quarta-feira, 18, dos trabalhos realizados neste 2013: “Foi um ano positivo, com muitas proposições, bastante proveitoso”, analisou o vereador Jairo Brito (PT), presidente da comissão, diante dos números que comprovam a expedição de 205 pareceres votados entre fevereiro até este mês.

Uma noite de emoção marcou a entrega do Título de Cidadão do Recife para o Bispo Luis César Alves. A iniciativa foi do vereador Marco Aurélio Medeiros (Solidariedade). Amigos, familiares e religiosos prestigiaram a Reunião no plenário da Casa de José Mariano nesta terça, 17. Eduardo Marques (PTB) presidiu a solenidade e o vereador Henrique Leite (PT) esteve presente na homenagem.

Considerado pelo vereador Raul Jungmann (PPS) um dos projetos mais importantes do ano, por tratar de mudanças em alvarás de localização e funcionamento, acabou, segundo ele, sendo pouco debatido na Câmara do Recife. De acordo com o parlamentar, a medida proposta pelo Executivo, deve criar impacto em cerca de 500 mil imóveis da cidade, mas, no entanto, foi pouco debatido na Casa legislativa. “É de se lamentar a ausência de audiência pública para discutir assunto de tamanha monta. O Executivo não nos deu tempo para o debate”. O projeto foi aprovado na tarde desta terça-feira em primeira e segunda discussões e segue para sanção do prefeito.

O líder do Governo na Câmara do Recife, vereador Gilberto Alves (PTN) fez breve balanço do primeiro ano da gestão, ressaltando que o governo já começou com mudanças contundentes. “Antes mesmo de se eleger o gestor se comprometeu com a cidade registrando em cartório programa de ações. Dos 196 pontos registrados, 142 já estão em andamento. O índice de aprovação de 70% mostra muito bem isso. Mas destaco três itens, como o ordenamento do espaço público, reconstrução do sentimento de cidadania e investimento no serviço público”.

Está em tramitação na Câmara o projeto do Executivo que institui o Conselho Municipal de Políticas Públicas para População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, LGBT. Na tarde desta terça-feira, 17, o vereador Jayme Asfora (PMDB) falou sobre o assunto e ressaltou outras ações da Prefeitura para este segmento. “Faltava no Recife um conselho em defesa da liberdade e igualdade LGBT. O projeto ainda precisa ser discutido e aprimorado. Vamos realizar uma audiência pública no início de fevereiro e já convido toda sociedade para participar”.

Em um ano de mandato a vereadora Michelle Collins (PP) apresentou 48 projetos de lei, seis projetos de resolução, uma emenda à Lei Orgânica e 1.075 requerimentos na Câmara do Recife. Na tarde desta terça-feira, 17, a vereadora fez um balanço do trabalho desenvolvido. “As ações realizadas são importantes para dar conhecimento ao Executivo sobre as necessidades da população. Dos projetos que fiz, seis já viraram lei e dois aguardam sanção do Prefeito”.

Há três anos a professora Fabiana Barboza realiza um trabalho de alfabetização com 31 alunos da Escola Octávio de Meira Lins, no Vasco da Gama. Como fruto desse trabalho foram produzidos dois livros e um documentário. O vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou a iniciativa. “Fabiana Barboza é um grande exemplo de uma professora dedicada. E a escola também, uma direção que apoia”.

O resumo do mandato e as ações à frente das comunidades, no ano de 2013, foram tema do pronunciamento do vereador Aderaldo Pinto (PRTB) na tarde de hoje, 17. Ele agradeceu à Polícia Militar e à Civil de Pernambuco, à Prefeitura da Cidade, à Fundação Cultura e ao Secretário de Turismo Felipe Carreras.