Um dia para refletir sobre a graça de ter vida, amor, paz e pão: um dia para agradecer por tudo que Deus concede a cada pessoa. Esta é a mensagem maior do Dia Nacional de Ação de Graças, comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, data homenageada no plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira, 28, numa inciativa do vereador Jadeval de Lima (PTN). Ele é autor da Lei Municipal 17.641/ 2010 que instituiu no calendário oficial de eventos do Recife, o Dia de Ação de Graças.
O vereador Jayme Asfora (PMDB) subiu à tribuna na tarde de hoje, 27, para comemorar a aprovação no Senado, na noite de ontem (26), sobre o fim do voto secreto para cassações de mandatos e para análises de vetos presidenciais, mas os senadores ainda terão direito a sigilo em apenas duas ocasiões - voto para indicação de autoridades e eleição da mesa diretora do Parlamento.
O sarampo, causado por vírus cuja transmissão ocorre de pessoa a pessoa, terá uma campanha promovida pela Secretaria de Saúde do Recife, visando frear o avanço da doença. Esse foi o tema do pronunciamento da vereadora Aimée Carvalho (PSB), hoje, 27.
A vereadora Isabella de Roldão (PDT) comentou na Tribuna de hoje, 27, sobre a realização de audiência pública de sua iniciativa, que tratou sobre a população em situação de rua. O evento foi realizado na manhã de hoje, no Plenarinho.
Espelho da exclusão social e da violação dos direitos humanos, a população em situação de rua no Recife foi tema de audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 27, na Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Isabella de Roldão (PDT). “É necessário promover uma discussão acurada sobre este segmento da sociedade, cujos vínculos familiares estão fragilizados ou foram interrompidos e se encontram em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social”, afirmou a vereadora. Ela decidiu realizar os debates depois de ter participado do Fórum Metropolitano de População em Situação de Rua, no mês passado.
O presidente da Força Sindical de Pernambuco, Aldo Amaral de Araújo, recebeu na manhã desta quarta-feira, 27, a maior comenda do legislativo municipal, a Medalha do Mérito José Mariano. A Força é formada por 89 sindicatos e 27 colônias de pescadores, que representam cerca de 600 mil trabalhadores em 105 municípios do Estado. A homenagem foi proposta pelo vereador Alfredo Santana (PRB). A mesa da solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB) e composta ainda pelo Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura de Pernambuco, Marcos Antônio Câncio Barbosa; Superintendente Regional do Trabalho e Emprego, André Luiz Negromonte; e pelo presidente estadual do PRB, Carlos Geraldo de Oliveira.
Raul Jungmann (PPS) solicitou ao presidente da Câmara do Recife a dilatação do prazo para votar a LOA e o PPA por considerar que há pouco tempo para analisar os pareceres ao relatório final sobre as emendas. O prazo máximo de votação é até dia 30 de novembro, no entanto, a previsão é a de que sejam votadas amanhã. A queixa de alguns vereadores é a de que o relatório não está disponível e eles teriam de votar sem ter tido tempo hábil para aprofundar a leitura das emendas aprovadas e das rejeitadas.
Celebrado em 30 de novembro, o Dia Nacional do Evangélico foi comemorado pela vereadora Michele Collins (PP), e pela bancada evangélica da Câmara do Recife, por se tratar, de um momento de felicitação, de reconhecimento, sobretudo às ações evangelizadoras e aos trabalhos sociais dos evangélicos. Segundo ela, o termo evangélico resulta da palavra evangelho, que significa boas novas. “Durante toda a história, o termo evangélico foi usado para referir-se a tudo o que concerne ao evangelho de Jesus. Após a Reforma Protestante, esse termo começou a ser utilizado de uma maneira crescente, pelas denominações que surgiram posteriormente, até chegar ao ponto de identificar os membros de tais denominações como evangélicos".
O dia 25 de novembro foi escolhido para reunir ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue. Na tarde desta terça-feira, 26, o vereador Almir Fernando (PCdoB) falou sobre o Dia Nacional do Doador de Sangue. “O sangue humano é insubstituível e a doação pode ser feita de um ser humano a outro. Doar sangue é um ato de amor ao próximo e a vida. É uma demonstração de solidariedade e valorização da pessoa”.
Durante a Reunião Plenária de hoje, 26, o vereador Osmar Ricardo (PT) ressaltou a Audiência Pública, realizada pela manhã, que tratou das eleições dos conselhos tutelares do Recife. “Na manhã de hoje fizemos uma audiência e tratamos da lei federal 12.696, aprovada no Congresso, que unifica as eleições dos conselhos no âmbito do país. Foi um debate importante, onde mais de 10 presentes inscreveram-se, além de ONG’s, conselheiros e ex-conselheiros.”, disse.