Notícias

Uma nota oficial questionando as ações da prefeitura para prevenir as dificuldades enfrentadas pela cidade após as fortes chuvas ocorridas na terça-feira 22, foi lida ontem no plenário da Câmara do Recife pelo vereador Raul Jungmann (PPS). A nota destaca que não a bancada de oposição não cometeria a leviandade de atribuir à gestão a responsabilidade pelos acontecimentos e transtornos causados pelas chuvas. Mas afirma que não pode "silenciar diante da omissão, negligência e incapacidade da Prefeitura em cumprir suas obrigações deixando em estado lamentável a situação dos canais do Recife". Jungmann ressaltou a fiscalização feita nestes espaços. “Realizei audiência pública sobre o assunto e antes disso visitei diversos canais constatando a falta de limpeza. A gestão se comprometeu em enfrentar os problemas de 32 pontos de alagamento, sendo 12 já em 2013”.

Se depender do projeto de lei do vereador Gilberto Alves (PTN) as atividades artísticas exercidas nas ruas serão normatizadas. Terão horário e locais apropriados para acontecerem. Embora tenha sido votado e aprovado em primeira discussão, ontem na Câmara do Recife, o projeto será objeto de sugestões de outros vereadores e segmentos artísticos. O autor da proposta concordou em ampliar o debate, abrindo a discussão em audiência pública. Ele atendeu ao pedido de diversos vereadores que, embora favoráveis à proposta, sentiram necessidade de ampliar o debate.

Durante a Reunião Plenária desta quarta, 23, a vereadora Priscila Krause (DEM) questionou os repasses do governo federal para a Prefeitura do Recife. Segundo a parlamentar, a gestão municipal está tendo problemas para concretizar os convênios. “Fazendo o acompanhamento dos contratos e convênios entre a Prefeitura do Recife e o governo federal, foi constatado que dos R$91 milhões pactuados com o governo federal desde o início da atual administração, apenas 0,45% foi depositado nos cofres municipais. Os números são muito baixos, principalmente nesse contexto em que os municípios precisam tanto do governo federal”, disse.

O vereador Estéfano Menudo (PSB) fez uma denúncia, durante o Pequeno Expediente de hoje, 23, na Câmara. Segundo o parlamentar, o Campo do Caduco, localizado no bairro da Mangueira, foi invadido por um ferro-velho. “Venho à Tribuna hoje, especificamente para fazer uma denúncia, inclusive de caráter preventivo, sobre a ocorrência de invasão no Campo do Caduco. Há no espaço do campo de futebol, uma Creche (Novo Horizonte), que no momento está desativada, mas que pertence ao campo e o espaço de vestiário. Acontece que um cidadão o qual tem um ferro-velho, vem, de forma ilegal, invadindo tanto o espaço da antiga creche como também do vestiário do campo de futebol. Tal atitude nos revolta pelo fato de ser um bem coletivo e tradicional da Mangueira e adjacências, que desfrutam da prática de atividades esportivas, sobretudo do futebol”, disse.

O vereador Luiz Eustáquio (PT), subiu à tribuna na tarde de hoje, 23, para comemorar o retorno da bonificação DPNI/VPNI dos trabalhadores da Saúde, Previdência e INSS que havia sido tirada. “Os 150 servidores que integram a Caravana do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev), foram a Brasília protestar. Conseguimos a vitória que desde o final de fevereiro batalhávamos. A luta era pela reversão da medida solicitada pelo Tribunal de Contas da União e implantada pelo Ministério do Planejamento”.

O vereador Rogerio de Lucca (PSL) subiu à tribuna na tarde de hoje, 23, para saudar e explicar os alunos do Colégio Primeiro e Grande passo, que estavam no plenário, sobre o papel do vereador e da Casa. “É importante que as escolas venham ao plenário para que elas vejam o dia a dia dos políticos”, disse.

O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) encaminhou projeto de lei que estabelece o agendamento, por telefone, para idosos, pessoas com deficiência, gestantes e lactantes, nas unidades de saúde municipais da cidade . O projeto de número 84/2014 propõe esse tipo de serviço em unidades básicas e centros de saúde, além de postos do Programa de Saúde da Família.

Após realizarem uma pesquisa interna para atividades pedagógicas, os alunos do ensino fundamental do Colégio Grande Passo, de Boa Viagem, visitaram a Câmara Municipal do Recife nesta quarta-feira, 23, para conhecer o funcionamento do legislativo municipal e saber como os problemas que eles identificaram no levantamento podem ser resolvidos pelos parlamentares. Pela manhã, foram 44 estudantes, na faixa etária de 10 anos, todos da mesma sala, recebidos pelo vereador Alfredo Santana (PRB). À tarde, a Câmara recebeu 38 alunos da mesma escola e os vereadores Aderaldo Pinto (PRTB) e Rogério de Lucca (PSL) responderam os questionamentos dos alunos.

O vereador Eduardo Chera (SDD) teceu elogios à realização da Paixão de Cristo organizada pela Segunda Igreja Batista de Brasília Teimosa, durante a Semana Santa. O parlamentar destacou na tribuna da Câmara, na tarde desta segunda-feira, 21, que o evento ocorreu na Rua Dr. Henrique Lins e reuniu mais de duas mil pessoas.

Para assinalar o final de um ciclo econômico, onde se tornou patente a queda considerável do PIB, que deve ser de no máximo 1,5% este ano, o vereador Raul Jungmann (PPS) fez duras críticas na tarde desta terça-feira 22, na Câmara do Recife, à condução macroeconômica implantada no país pelo governo de Dilma Rousseff. “A presidente colocou o Brasil em uma condição incompatível com o que o país precisa crescer. Voltamos a ter inflação, preços alterados e o câmbio não flutua”.