Hoje, 25 de novembro, é o Dia de Eliminação da Violência Contra a Mulher. E a vereadora Michelle Collins (PP) usou a Tribuna para parabenizar a iniciativa do Governo Federal em incentivar a inserção do sexo feminino no mercado de trabalho. “Refiro-me a essa parte da população brasileira que se dedica às carreiras de ciências exatas, engenharia e computação no Brasil”. Esse é um dos objetivos da Chamada Pública “meninas e jovens fazendo ciências exatas, engenharias e computação”, e que conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Petrobras e da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
O Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher foi marcado pela realização de uma audiência pública no plenarinho da Câmara, na manhã desta segunda-feira, 25, convocada pela vereadora Isabella de Roldão (PDT). Fizeram parte da mesa de convidados, a vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia Barbosa; a médica Ana Carolina Azevedo e a Secretária da Mulher da Cidade do Recife, Silvia Cordeiro. A vereadora Michele Collins (PP) também esteve presente.
As votações secretas passarão a ser proibidas na Câmara Municipal do Recife caso seja aprovado o projeto de emenda à Lei Orgânica, de autoria do vereador Jayme Asfora (PMDB), que será votado na reunião ordinária desta segunda-feira, prevista para começar às 15h. A proposta será analisada em primeira discussão e precisará da aprovação de três quintos dos vereadores que estiverem em plenário. Ela altera os parágrafos dos artigos 34 e 42 da lei e estabelece que as votações da Comissão Executiva e apreciações de vetos do Executivo sejam totalmente abertas.
O sonho de conquistar a posse de terra em caráter definitivo, com fins de moradia, compartilhado por milhares de recifenses, foi debatido em audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira, 22, na Câmara Municipal. A iniciativa foi do vereador Almir Fernando (PCdoB), que reuniu dezenas de pessoas, que habitam em terrenos sem regularização na periferia do Recife, para debater o tema. “O objetivo é discutir a legalização no âmbito urbanístico e jurídico, esclarecer os principais pontos que dificultam a legitimação da posse e, dessa forma, democratizar o acesso à propriedade para que as famílias tenham qualidade de vida”, justificou.
O vereador Eurico Freire (PV), promoveu Audiência Pública, na tarde desta quinta,21, no Plenarinho da Câmara, para tratar do tema “Resíduos Sólidos”. A mesa de debates foi composta por João Henrique Cavalcanti, superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa-PE); Maria Carolina Azevedo, diretora de limpeza da Emlurb; Rogério Citônio,do Ministério Público do Trabalho (MPT); Ricardo Coelho, promotor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE-PE); Jacileide de Carvalho, da Secretaria de Saúde; Inamara Melo, Secretaria de Meio Ambiente; Emanuel Sampaio,da Universidade Universo; José Cardoso, representante do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável no Nordeste e Marcelo Guerra, da empresa FromPET.
Requerimento do vereador Marco Aurélio (Solidariedade) possibilitou a realização de reunião solene para homenagear, com uma placa, os realizadores da Paixão de Cristo encenada há dez anos em Casa Amarela. A homenagem foi feita a José Helio de Souza Junior, Luis Carlos Lopes da Silva Junior (Lucas), Wellington Alexandre de Araujo, George Aciolly (representou Jesus na peça), Marcos Aurélio Santos de Castro (Dida) e José Muniz Da Silva (Mora) pelos trabalhos feitos no espetáculo.
Os ônibus e demais veículos com capacidade igual ou maior que 30 passageiros, e tenham a finalidade de explorar as linhas de transporte coletivo no Recife, deverão reservar espaço e instalar equipamentos adequados ao transporte de bicicletas. Isso é o que dispõe o projeto de lei número 373/2013, de autoria do vereador Raul Jungmann (PPS), que está tramitando na Câmara Municipal e encontra-se em fase de receber emendas. A presença dos equipamentos nos ônibus, no entendimento do vereador, facilitará a adoção da bicicleta como meio de transporte, possibilitando que um número muito maior de pessoas a utilize no seu dia a dia, e não somente como opção de lazer.
Quatro mandatos como vereador e mais quatro como deputado estadual poderiam resumir a vida de Moacyr André Gomes, pai do presidente da Câmara do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB). Seria muito pouco para um homem que dedicou a vida à polítca e à medicina social. E que travou longas batalhas, antes mesmo de nascer. Facetas do destino, por ser negro e por ter enfrentado a ditadura. Lutou pela democracia, foi perseguido, viveu na clandestinidade. Enfrentou tudo com galhardia. Pudera. Era bisneto de escravos vindos da África em navios negreiros. Raul Jungmann (PPS), partilhou um pouco da vida do ex-vereador e ex-deputado. Não foi à toa que propôs a homenagem póstuma. Moacyr foi também um dos fundadores do antigo MDB, símbolo da resistência política à ditadura e luta pela democracia no país.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) usou a Tribuna na tarde hoje, 20, para ressaltar a realização de uma Audiência Pública, de sua iniciativa, sobre o tema: “Títulos de Posse: legalização para o direito à moradia”, que será realizada no próximo dia 22, às 9h, no Plenarinho. “Por questões de terra, muitas famílias ficaram conhecidas como latifundiárias. E, com o crescimento urbano, várias se deslocaram do interior para capital. Com o passar dos tempos, começou a guerra dos latifundiários e muitos movimentos surgiram, como Terras de Ninguém, capitaneado por João do Cigarro. O ex-governador Miguel Arraes desapropriou terras para os que moravam nas localidades, porém nem todas as famílias receberam os documentos de posse, nem conseguiram registrar no cartório.”, disse.
A vereadora Aline Mariano (PSDB) subiu à Tribuna na tarde desta quarta, 20, para lamentar uma notícia veiculada no Jornal do Commercio (JC), sobre uma agressão ocorrida num abrigo da Prefeitura. “Lamentável. É trágico e algo que não nos surpreende. Na semana passada, tivemos uma reunião na comissão de Direitos Humanos onde mostramos o que tem havido nos abrigos. As notícias são policiais e não de reintegração social. De acordo com a matéria do JC, quatro adolescentes, sendo duas de 17 anos, uma de 16 e uma de 15, vinculadas a um abrigo da Prefeitura do Recife, foram encaminhadas ontem, 19, à Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), suspeitas de agredir uma garota de 13 anos que também reside no espaço. A vítima informou que, além da agressão, as jovens introduziram o cabo de uma pá em sua vagina.”, disse.