Dentro das comemorações da Campanha Outubro Rosa a Câmara Municipal do Recife realizou reunião pública na manhã desta quarta-feira, 16, com a finalidade de discutir e colher subsídios em relação às políticas públicas na prevenção e no combate ao câncer de mama. O Recife, segundo os especialistas que participaram dos debates, é uma das capitais onde a incidência está acima da média nacional. “Minha finalidade é conscientizar as mulheres recifenses, alertando-as para a importância da prevenção no combate da doença. Também tem o objetivo de realizar atividades internas com os nossos servidores, habilitando-os para serem propagadores dessa tão importante iniciativa. Todo mundo pode ser agente multiplicador contra esse câncer que mata milhares de mulheres todos os anos”, afirmou a vereadora Michele Collins, PP, que organizou a reunião e é também autora de projeto de resolução que inclui a Casa de José Mariano na campanha mundial.
“Vamos render homenagens aos professores, responsáveis por nossa formação desde a base. Todos passamos por eles”. Foi com esse discurso que a vereadora Isabella de Roldão (PDT) puxou, na tarde dessa terça-feira 15, Dia do Professor, uma fila interminável de apartes no plenário da Câmara do Recife.
O enfrentamento judicial entre Executivo e Legislativo, ensinado na cadeira de Ciências Políticas no curso de Direito, foi tema do discurso em plenária do vereador Rogério de Lucca (PSL) na tarde desta terça-feira, 15. “Desde a época de Sócrates e Platão já se falava na intervenção de um poder a outro”. O parlamentar ressaltou que cada um tem sua ação e importância, mas o que se diz nos livros é a existência de um poder querer intervir no trabalho do outro.
Uma matéria publicada no Blog do Jamildo, na última semana, a respeito de uma resposta que a ex-senadora Marina Silva deu ao marqueteiro do PT, João Santana, motivou o vereador Jadeval de Lima (PTN) a usar a tribuna do plenário, na tarde desta terça-feira, 15.
Diante dos dados divulgados pela Agência Reguladora de Pernambuco (ARPE), onde o número de vítimas que morreram por choque elétrico chegou a 31 em Pernambuco, a vereadora Michele Collins (PP) apresentou 2 Projetos de Lei que visam diminuir a incidência desse tipo de acidente, durante a Reunião de hoje (15).
O vereador Luiz Eustáquio (PT) subiu à Tribuna desta terça, 15, para comentar matéria veiculada no programa Fantástico no último dia 13, que trazia o mapa das organizações criminosas que atuam no Brasil. “O que nos chama atenção é que podemos ter a oportunidade de verificar o quanto estamos desorganizados em fazer o combate repressivo e também em relação ao cuidado das pessoas que se encontram doentes por conta do uso das drogas. Percebemos ali que os grupos estão altamente bem organizados e, infelizmente, fazendo com que a sociedade passe a ser refém da força e da organização daqueles que fazem o comando e especialmente da venda de drogas de todo o tipo em nosso país”, disse.
O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) fez um alerta na Tribuna da Casa hoje, 15, em relação à situação de várias pessoas que usam os sinais e faixas de pedestres para sobreviver. “Não é uma prática saudável e imaginamos que deve haver uma intervenção pública, talvez uma parceria com Judiciário ou Ministério Público, até para que essas pessoas tenham outra atividade. Estamos na Tribuna fazendo um alerta para que a prática seja inibida e cadastrarmos, num tempo hábil e necessário, proporcionando uma capacitação profissional para todos”, disse.
A Comissão de Direitos Humanos se reuniu na tarde desta terça-feira, 15, e recebeu representantes de instituições ligadas a saúde da família para debater sobre Alienação Parental, prática em que um dos genitores procura deliberadamente afastar os filhos do outro genitor, deturpando a imagem ou figura deste diante dos filhos. “Muitas vezes é cometida sem o conhecimento dos conjugues, por isso precisamos disseminar o assunto para a população”, disse a presidente da comissão, Michele Collins (PP).
O Vereador Estéfano Menudo (PSB) destacou a importância do trabalho realizado pelo gabinete de Projetos Especiais, que desenv olve e acompanha as ações previstas no programa de governo, em articulação com a União, Estados e outros municípios. Ele disse ontem, na Câmara do Recife, que o gabinete é também responsável por supervisionar e executar obras, além de autorizar a elaboração de projetos, homologar, autorizar e revogar processos licitatórios, bem como assessorar o prefeito. “Por isso, a prefeitura vem trabalhando de forma acelerada e já conta com obras finalizadas da Casa de Acolhida Raio de Luz, com investimento de R$ 216 mil”.
O vereador Carlos Gueiros (PTB) deixou ontem a vice-liderança do governo na Câmara do Recife, acompanhando decisãode do partido, PTB, que saiu do governo do Estado. Ele disse que embora tivesse e mantivesse posição de independência achava por bem entregar o cargo para qual o foi convidado.