Notícias

Reunida na manhã desta quarta-feira, 13, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara aprovou projeto de lei do vereador Estéfano Menudo (PSB) que limita a 25 ppm (parte por milhão) o nível de monóxido de carbono emitido em estacionamentos fechados, oficinas e autopeças localizados no Recife. O relator da matéria foi o vereador Eurico Freire (PV). O texto também prevê que sejam feitas medições periódicas nestes locais e aplicação de multas em caso de descumprimento.

Festa de aniversário, para a vereadora Aline Mariano (PSDB), é hora de lembrar mestres e poetas, sua gente, mas também fazer a crítica positiva, a fiscalização e a cobrança. Na tribuna do plenária nesta terça-feira, 12, a líder da oposição lembrou dos desafios a ser enfrentados. “Recife é uma das cidades mais belas do mundo, mas também de muitas mazelas e desigualdades. Nos últimos anos tivemos gestões incapazes de manter o desenvolvimento da economia. Perdemos o ritmo do crescimento e a cidade ficou muito aquém do que poderia ter alcançado”.

As homenagens começaram cedo, com bolo, discursos, poesias e música para os 476 anos do Recife. O presidente da Câmara, vereador Vicente André Gomes (PSB) juntou-se ao governador Eduardo Campos, ao prefeito Geraldo Júlio e outras autoridades para a cerimônia do corte do bolo do aniversário da cidade. Mas foi na Casa de José Mariano que palavras doces reverelaram, mais uma vez, as diversas faces desta cidade molhada pelos rios e gente afetuosa. Antes dos discursos dos parlamentares, uma reportagem do TV Câmara, produzida pela equipe de Jornalismo da Casa, intercalou a poesia Recife, cidade lendária, de Capiba, com depoimentos de vereadores. Começavam então as homenagens traduzidas pela força das palavras.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) presidiu reunião da Comissão de Juventude na tarde desta terça (12), na Câmara. A pauta do encontro, segundo a parIamentar, foi o desenvolvimento de projetos, direcionados à juventude recifense, que serão enviados para discussão no Plenário e também para a Secretária de Juventude e Qualificação Profissional, Marília Arraes. A reunião também contou com a presença do Vice-Presidente, o vereador Davi Muniz (PHS); Romerinho Jatobá (PR); Michele Collins (PP), Felipe Francismar (PSB), além do vereador Eriberto Rafael (PTC).

A vereadora Priscila Krause (DEM) repercutiu hoje (12) sobre o resultado de uma pesquisa, elaborada pela própria parlamentar em homenagem aos 476 anos do Recife, que indagava os internautas sobre qual local o recifense mais gosta na cidade. “Com 62% foi eleito o Mercado de São José que reflete, apesar da falta de cuidado, um estilo de vida típica do cidadão recifense”, disse.

O vereador Carlos Gueiros (PTB) relatou a reclamação dos moradores de Boa Viagem em razão do horário de funcionamento de quiosques, bares e restaurantes da orla de Boa Viagem, durante a Reunião Plenária de hoje (12). “É uma movimentação em horas inoportunas, tirando o sossego daqueles que residem no bairro. Há uma reclamação generalizada dos moradores e a Prefeitura tem que tomar as medidas cabíveis para que se preserve a tranquilidade. A PCR exige dos concessionários da orla uma série de normas e uma delas é a de que os comerciantes encerrem as atividades às 22 horas. O que não vem acontecendo. São 24 horas por dia, causando uma total desorganização”, disse.

Para festejar junto com o Recife, que comemorou 476 anos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Vicente André Gomes (PSB) juntou-se ao governador Eduardo Campos, ao prefeito Geraldo Júlio e outras autoridades para a cerimônia do corte do bolo do aniversário da cidade. A comemoração, na manhã desta terça-feira, 12, ocorreu na Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo, e contou também com a presença de 14 vereadores, todos os secretários munic ipais, o vice-prefeito Luciano Siqueira e o vice-governador João Lyra Neto.

Uma reportagem do jornal Folha de Pernambuco, publicada no último domingo, sobre os problemas comuns vivenciados pelas cidades da Região Metropolitana de Recife (RMR), levou o vereador Raul Jungmann (PPS ) à tribuna nesta segunda-feira, 11. De acordo com o parlamentar, executivos da RMR estão se reunindo para tratar de questões comuns à região. “Se prestarmos atenção, os problemas do Recife não nascem, nem se resolvem apenas no Recife. Podemos citar o problema da mobilidade, do lixo, da água e da segurança, por exemplo”.

A votação nesta segunda-feira, 11, de nove vetos do Executivo a projetos de lei gerou intenso debate, especialmente, ao de autoria do vereador Gilberto Alves (PTN), líder do governo, de número 122/2011. A proposta dele prevê a colocação de iluminação pública nas passarelas da cidade. A votação suscitou dúvidas porque o vereador Carlos Gueiros (PTB) levantou a questão da inconstitucionalidade da proposta, uma vez que criava despesas e não havia dotação orçamentária específica. Segundo o parlamentar, além de gerar despesas para o município, ele não havia tomado conhecimento do parecer da Comissão de Legislação e Justiça, pois não constava da pauta do dia da Casa.

Para promover o debate sobre o papel do táxi como uma das soluções para a mobilidade urbana, o vereador Aerto Luna (PRP) lembrou na reunião plenária desta segunda-feira,11, que a situação do transporte e do trânsito no Recife aponta para crescimento insustentável da frota particular.