Dois pedidos de informação, elaborados pela vereadora Priscila Krause (DEM), foram discutidos pela parlamentar, durante a Reunião Plenária desta terça, (26). “Um diz respeito à seleção de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e outro concurso na área de saúde, onde contempla várias especialidades. Ambos para a Prefeitura do Recife. Fui procurada por um grupo de pessoas que prestou concurso para as seleções citadas. O concurso para ACS foi homologado em junho de 2012, onde 250 candidatos foram aprovados, mas nenhum foi chamado até hoje. Esses profissionais foram distribuídos nas 6 RPA’s, e já participaram, inclusive, de treinamento”, disse.
Uma pesquisa com 160 páginas comparando resultados de índices oficiais de educação (IDEB), entre diversos municípios do país, demonstrou que o ensino da rede municipal do Recife se encontra no vigésimo quarto lugar, bem abaixo da média nacional. O estudo realizado pelo vereador André Régis (PSDB), presidente da Comissão de Educação da Câmara do Recife, comparou dados de metas de IDEBs propostos pelo Ministério da Educação com os números apresentados pelas escolas do Recife. Ele escolheu a melhor e a pior escola de cada RPA e mostrou ainda um levantamento fotográfico. O resultado final da pesquisa, apresentado na reunião plenária desta terça-feira, 26, será enviado ao Prefeito, secretário de Educação e aos vereadores. O debate foi partidarizado e trouxe calorosas discussões entre os parlamentares.
Foi realizada na tarde de hoje (26), a primeira reunião da Frente Parlamentar Evangélica da Câmara do Recife. O objetivo dos parlamentares é construir ideias coletivas visando apoiar as ações do segmento evangélico no Recife. A Frente Parlamentar Evangélica é composta pelos vereadores Luiz Eustáquio (PT), Carlos Gueiros (PTB), Alfredo Santana (PRB), Eduardo Chera (PTN), Almir Fernando (PCdoB), Irmã Aimée (PSB), Michelle Collins (PP), André Ferreira (PMDB), Jadeval de Lima (PTN), Eduardo Marques (PTB) e Marcos di Bria (PTdoB).
Integrantes da Comissão de reforma da Casa de José Mariano estiveram na Assembleia Legislativa na última segunda-feira, 25, numa conversa com o presidente da Alepe, o deputado Guilherme Uchôa. Hoje, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) comentou na tribuna o resultado do encontro, que teve o objetivo de trocar experiências entre as duas casas, já que o prédio da Assembleia está passando por reformas e ampliações.
O vereador Eduardo Chera (PTN) ocupou a tribuna pela primeira vez, hoje (26), para agradecer os votos recebidos nas últimas eleições. “Fui eleito pela graça de Deus e pela vontade do povo de minha cidade. Nasci e me criei em Brasília Teimosa, onde moro até hoje. É para servir ao povo de Brasília Teimosa, Pina, Bode, Jardim Beira Rio, Areinha e de todo o Recife que assumo este mandato. Quer agradecer também a minha família e a todos os amigos que estiveram sempre comigo ao longo de toda a caminhada”.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) parabenizou o Secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia pela reforma que será realizada no Posto de Saúde da Família da comunidade do Vietnã. Os engenheiros da Prefeitura já iniciaram a análise do espaço para iniciar as obras.
Após a decisão da Comissão de Legislação e Justiça de zerar os pareceres aos vetos do Poder Executivo, as matérias começam a chegar ao plenário para votação do colegiado. Na reunião ordinária desta terça-feira, 26, cinco serão apreciados. De acordo com o Regimento Interno, os vetos terão que ser apreciados em discussão única, por maioria absoluta e votação secreta.
Vereadores que integram a Comissão Especial de Reforma da Casa de José Mariano, juntamente com o presidente Vicente André Gomes (PSB), se reuniram na tarde de hoje, 25, com o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa (PDT). “O objetivo deste encontro é extrair pedras fundamentais para avançar na reforma do nosso prédio”, comentou Vicente André Gomes.
Requerimento do vereador Raul Jungmann (PPS) pedindo a formação de uma comissão especial para fiscalizar junto com a prefeitura as casas noturnas, acabou sendo reformulado a partir de um pedido de vista do vereador Carlos Gueiros (PTB). O pedido foi retirado de pauta, na reunião plenária desta segunda-feira, 25, para receber emenda possibilitando que vereadores possam “acompanhar as fiscalizações” do Executivo. O autor da proposta alegou que houve uma inversão de palavras e no lugar de fiscalizar, caberia, como sugerido, acompanhar. Ele acatou o pedido de vista, mas considerou que a segunda parte da solicitação deve permanecer, pois pede que a legislação seja readequada e tenha mais rigor em relação a esses empreendimentos.
Para lembrar uma das conquistas importantes na consolidação da democracia brasileira, o vereador Jurandir Liberal (PT) ressaltou na reunião plenária desta segunda-feira, 25, os 81 anos do voto feminino no país. A data comemorada oficialmente em 24 de fevereiro é, segundo o parlamentar, fruto de uma longa luta iniciada antes mesmo da Proclamação da República, quando foi aprovado um código eleitoral provisório, através de um decreto.