O vereador Carlos Gueiros (PTB) comentou no Plenário desta terça (25),sobre as recentes manifestações populares que estão ocorrendo em todo o Brasil em defesa da melhoria da qualidade de vida. “Na última semana nós, brasileiros, acompanhamos as movimentações que ocorreram em todo país em diversas capitais. É uma movimentação popular com um significativo número de pessoas e vários motivos levaram a população a protestar, e um deles foi o custo e qualidade do transporte público de passageiros, mas também não esqueceram de mencionar a assistência à saúde e educação”, disse.
Durante o discurso no Pequeno Expediente desta terça (25), o vereador André Régis (PSDB) lamentou o falecimento do ex-deputado Edmir Régis, ocorrido no último sábado (22). “Nascido na cidade de São Vicente Férrer em 1931, Edmir Régis veio para o Recife, estudou Direito e se formou em 1955. Após se formar, ingressou na carreira de jornalista ao lado de seus irmãos, Ernani e Edson Régis. Eram 3 irmãos que trabalhavam na área política no Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco”, disse.
Dois dias depois da nomeação do maestro Marlos Nobre para a regência da orquestra mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta, a Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira, 20, para debater as dificuldades enfrentadas atualmente pela Orquestra Sinfônica do Recife (OSR). A iniciativa foi do vereador André Régis (PSDB) e lotou o plenarinho com músicos e outras pessoas ligadas a diversos movimentos artísticos. “Para se ter uma orquestra de referência é preciso, antes, que os seus componentes recebam salários dignos e tenham boas condições de trabalho. A adoção de um plano de cargos e salários é a necessidade mais urgente do grupo”, disse o vereador.
Na última reunião deste semestre da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife, 22 projetos de lei e de resolução foram discutidos pelos vereadores e outros 12 distribuídos para análises e emissão de pareceres. “Neste semestre tivemos uma produção muito positiva, com participação maciça nas nossas reuniões. Desempenhamos bem a nossa função”, comemorou o presidente, vereador Aerto Luna (PRP). Entre os pontos altos dos trabalhos realizados de fevereiro até os dias atuais, ele destacou o Seminário de Técnicas Legislativas, voltado para parlamentares e assessores, que contribuiu para a boa qualidade de elaboração dos projetos de lei e dos pareceres.
A crescente onda de protestos nas ruas em todo o país levou aos vereadores da Câmara do Recife a refletirem sobre os últimos acontecimentos e suas causas. Priscila Krause (DEM) alertou nesta terce-feira, 18, que o movimento começou no Rio de Janeiro e São Paulo através do movimento Passe Livre pela tarifa zero, e acabou havendo truculência de lado a lado. Mas ela acredita que é necessário refletir sobre as causas, pois a manifestação advém da insatisfação difusa da sociedade.
Para substituir a vereadora Aline Mariano (PSDB), que vai entrar em licença-maternidade, assumirá o vereador Wanderson Florêncio (PSDB). O presidente da Câmara do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), empossou nesta terça-feira, 18, o novo parlamentar informando que quando um vereador pede licença, a Câmara é obrigada a chamar o suplente. Wanderson Florêncio fez o juramento e entregou a declaração de renda à mesa diretora. “É com emoção e respeito que me apresento à Casa como representante do povo. Há 15 anos iniciei minha trajetória política através de lutas coletivas do movimento estudantil na faculdade de Direito de Olinda e aqui estou militando politicamente”.
Durante o Pequeno Expediente desta terça (18), na Câmara, a vereadora Michele Collins (PP) fez questão de ressaltar três requerimentos de sua autoria: 3955, 3957 e 3958. O primeiro formula voto de aplauso ao deputado federal Osmar Terra, pela autoria do projeto de lei federal nº7633/2010. “Por essa nova lei as comunidades terapêuticas são consideradas modelos de acolhimento para os dependentes químicos. Considero um fato extremamente importante.”, observou Michele Collins.
Durante a reunião da Comissão de Direitos Humanos realizada hoje (18), na Câmara, a vereadora Aline Mariano (PSDB) passou a presidência do grupo para Michele Collins (PP). Aline Mariano se ausentará da Casa para cumprir licença-maternidade. A vereadora Michele Collins ressaltou o trabalho de Aline, parabenizando a atuação da colega na condução dos trabalhos do grupo. “Agradeço Aline Mariano e a parabenizo pelo esforço ao conduzir a Comissão de Direitos Humanos. Aprendi bastante com ela e elogio a maneira democrática de Aline, de ouvir a todos e de fazer a diferença nesta Casa. Esse momento maravilhoso da gravidez é um momento em que a família precisa estar unida. E tenho a certeza de que ela fará falta. Esperamos em breve seu retorno e o seu lugar estará aqui”, disse. Emocionada, Aline Mariano agradeceu as palavras de Michele Collins. Além das duas parlamentares, a reunião contou com a participação do suplente de Aline Mariano, vereador Wanderson Florêncio (PSDB), além das assessorias dos vereadores membros da Comissão.
Vereadores integrantes da Frente Parlamentar de Combate ao Crack e Outras Drogas da Câmara do Recife visitaram, na manhã desta segunda-feira (17), três Centros de Apoio Psicossocial e o Albergue Jandira Masur para mulheres usuárias de álcool e drogas da Prefeitura. O objetivo da visita foi avaliar o funcionamento dos CAPS, buscando subsídios para a audiência com o Prefeito Geraldo Júlio, quando discutirão a necessidade de implantar uma política de assistência aos dependentes de drogas e de combate a epidemia do crack, que se alastra pelo país. Para o presidente da Frente, vereador Luiz Eustáquio (PT), a visita foi proveitosa por verificar a situação e as dificuldades enfrentadas por estes centros
Representantes de terreiros de matriz africana realizaram a 6ª Oficina de Nivelamento e Fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Racial, no plenarinho da Câmara, na tarde desta segunda-feira, 17. O objetivo do encontro foi pedir o apoio dos vereadores na elaboração do Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável para Povos de Terreiros. “Esta luta é muito importante. Vamos continuar com toda e qualquer manifestação religiosa, essa Casa tem que ser plural”, disse o presidente da Câmara, Vicente André Gomes (PSB), autor da iniciativa.