Durante o Pequeno expediente desta terça (21), o vereador Carlos Gueiros (PTB) repercutiu Audiência Pública que discutiu o projeto de lei número 104/2012, de autoria do parlamentar, que disciplina a permissão do estacionamento de veículos nas vias arterial principal, arterial secundária e coletora do Sistema Viário do Recife. “Hoje pela manhã foi realizada a Audiência para tratar do projeto 104/2012, que, inclusive, já recebeu a primeira votação nesta Casa e tem a intenção de disciplinar o estacionamento. A matéria foi construída em cima da Lei de Uso de Ocupação do Solo e tem por finalidade dar cobertura à autoridade de trânsito para que ela possa trabalhar e de não permitir o estacionamento compreendido entre as seis da manhã e 19 horas dos dias úteis”, disse.
A Marcha da Maconha, realizada domingo 19, dividiu opiniões dos vereadores. Luiz Eustáquio (PT) ressaltou que o país passa por um momento difícil de combate às drogas, especialmente ao crack. Para ele, uma marcha como esta incentiva a liberação de uma droga que já foi vilã nos anos 70, tal qual hoje o vilão é o crack. “Querem liberar a maconha afirmando que é uma droga mais fraca, no entanto, ela é o caminho e a porta de entrada para drogas mais fortes. O Ministério Público não deveria ter permitido sua realização”.
Apesar do pedido de destaque na votação das emendas feitas pelos vereadores Raul Jungmann (PPS) e Priscila Krause (DEM), cujas emendas pediam vinculação da verba para obras específicas, os projetos de lei do Executivo 16 e 17/2013, que tratam do empréstimo de R$ 500 milhões de contrapartida para finalização das obras da Via Mangue e do Programa PAC 2 – Pavimentação e qualificação de vias. foram aprovados na tarde desta terça-feira 21, em primeira e segunda discussões.
A 15ª Festa de Frei Damião acontece de 23 a 26 de maio no Convento São Félix de Cantalice, no Pina. Haverá comemoração também no dia 31, data da morte do frade. O vereador Aerto Luna (PRP) comentou sobre o evento na reunião plenária desta terça-feira, 21. “A expectativa é de um público de 70 mil pessoas durante os cinco dias. Os romeiros e fiéis participarão de várias atividades religiosas, como missas, vigílias, bênçãos e procissão”.
Os representantes de órgãos da sociedade civil e do poder público que participaram de audiência pública na Câmara Municipal do Recife manifestaram apoio ao projeto de lei número 104/2012, de autoria do vereador Carlos Gueiros (PTB), que disciplina a permissão do estacionamento de veículos nas vias arterial principal, arterial secundária e coletora do Sistema Viário do Recife. A audiência ocorreu nesta terça-feira, 21, com o objetivo de aperfeiçoar a matéria legislativa, que já foi aprovada em primeira votação. “Nosso objetivo, com essa proposição, é devolver às ruas a finalidade principal, de estarem livres para o trânsito. Elas estão ocupadas por estacionamentos ao longo do meio-fio, quando deviam ficar livres para o tráfego de veículos”, disse o parlamentar.
O vereador Raul Jungmann (MD) propôs a criação de uma comissão suprapartidária para acompanhar e apurar se houve ou não falta de comunicação entre o executivo municipal e a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), em relação ao boletim emitido com alerta de chuva, na quinta-feira 16. O parlamentar disse que prefeitos da Região Metropolitana, incluindo Jaboatão dos Guararapes, não foram avisados da possibilidade de chuvas fortes. Também recolheu, ontem na Câmara do Recife, assinaturas para um projeto de lei de sua autoria para que seja obrigatório o aviso à população e autoridades, através de SMS, quando houver possibilidades de chuvas intensas. “Nas regiões serranas do Rio de Janeiro o aviso já é feito e isso tem evitado tragédias maiores”.
A vereadora Priscila Krause (DEM) criticou, durante discurso realizado hoje (20), a gestão municipal em relação aos transtornos causados pela chuva no Recife. “Primeiro, gostaria de saber como foi tratada a informação de que os governantes tiveram acesso no dia anterior sobre a chuva que cairia no Recife. As providências tomadas passaram a desejar e o prefeito Geraldo Júlio estava fora do Recife. Ele até poderia ter desistido de viajar, já que embarcou às 6 da manhã. O que se concluiu é que nada que aconteceu no Rio de Janeiro poderia ser mais importante do que estar aqui. A presença do comandante, do gestor, é fundamental”, disse.
A preocupação com a chuva no Recife também foi tema de discussão do vereador Raul Jungmann (MD) na tribuna, hoje (20). “Como todos sabem, tivemos um temporal que despejou sobre a cidade em 5 horas o equivalente à metade da precipitação esperada para o mês inteiro de maio. Muitas pessoas não conseguiram se deslocar para o trabalho, ficaram presas. Alunos e crianças voltavam do caminho para as escolas e muitos sofreram pânico com os arrastões”, disse.
Durante o Pequeno Expediente desta segunda (20), o vereador Almir Fernando (PCdoB), comentou sobre a grande chuva que caiu no Recife, na última sexta-feira (17). Ele também fez questão de ressaltar o trabalho realizado pela Prefeitura. “Sabemos que as chuvas causaram vários transtornos nos morros e quedas de barreira. Mas vou aqui, na Tribuna da Casa, também mostrar o lado positivo que é o de vermos o que foi feito na cidade. Se e prefeitura não executasse as ações necessárias,talvez a situação tivesse sido muito pior. A gestão do prefeito Geraldo Júlio conseguiu limpar mais de 60 canais, diversas canaletas, recuperar escadarias, além de várias ruas que foram recapeadas. Um verdadeiro esforço do prefeito para tentar fazer a cidade ficar mais limpa. Tanto é que o prefeito está criando as Ecoestações, onde a população poderá fazer o descarte de móveis velhos e outros materiais. Infelizmente as pessoas jogam nos canais sofás e geladeiras”, disse.
A Comissão de Reforma da Câmara reuniu-se na tarde de hoje (20) para tratar dos próximos passos sobre a nova sede da Casa e o concurso público. Estavam presentes no encontro, o presidente do grupo, Raul Jungmann (MD), além dos vereadores Eurico Freire (PV) e Isabella de Roldão (PDT).