Notícias

Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei nº 278/2025, de autoria do vereador Carlos Muniz (PSB), que declara de utilidade pública o “Instituto Pipa - Primeira Infância, Plantar Amor Desenvolvimento Tecnológico”. Na tribuna, o autor da matéria fez questão de ressaltar a proposição, que também foi discutida pelos vereadores Luiz Eustáquio (PSB), Tadeu Calheiros (MDB), Samuel Salazar (MDB) e Júnior de Cleto (PSB).

As manifestações de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no último domingo (7), Dia da Independência, foram alvo de comentários negativos do vereador Luiz Eustáquio (PSB) nesta segunda-feira (8). Na tribuna da Câmara Municipal, o parlamentar se pronunciou durante a reunião plenária para fazer uma defesa da soberania nacional, frente à presença de uma bandeira dos Estados Unidos da América (EUA) de grande dimensão no ato organizado pela direita na avenida Paulista, em São Paulo (SP). Após ler a íntegra do Hino Nacional brasileiro, ele criticou o uso do símbolo estrangeiro em meio às pressões do governo dos EUA sobre o Judiciário brasileiro, que julga Bolsonaro por tentativa de golpe de estado. “Eu fico imaginando os brasileiros que morreram naquela luta pela independência; eu fico imaginando aqueles que lutaram. Mas também entendo que, naquela época, infelizmente também teve brasileiros traidores da nação, que lutaram contra o Brasil e foram derrotados. Nós não podemos permitir que essas coisas continuem acontecendo”.

O acúmulo de lixo nas ruas do Recife, o serviço de remoção que deve ser feito pela Prefeitura Municipal e a falta de educação ambiental por parte da população, que insiste em jogar entulhos em vias públicas, foram temas de debate ocorrido na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (8). Os temas foram abordados a partir da discussão de requerimentos de autoria do vereador Felipe Alecrim (Novo) e o debate contou com a participação do vereador Luiz Eustáquio (PSB).

Na manhã desta segunda-feira (8), o vereador Chico Kiko (PSB) destacou, na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião plenária, o requerimento número 8130/2025, de sua autoria, que concede voto de aplausos e congratulações ao maestro Lourenço Maurício da Luz Neto, em virtude dos trabalhos realizados na formação musical e cultural de alunos da cidade. “Entre os anos de 2016 e 2024, o professor e maestro Lourenço Maurício da Luz Neto presidiu a Associação de Bandas, Fanfarras e Regentes de Pernambuco (Abanfare). Eu estou sendo muito justo em prestar essa simples homenagem ao maestro porque além de ensinar a tocar instrumentos, Lourenço também ajuda a tirar muitas crianças e adolescentes da rua. É uma importante história de vida com um significativo legado na formação musical de centenas de jovens e adultos do Recife”. A matéria foi aprovada.

O vereador Eduardo Moura (Novo) repercutiu uma fiscalização no local de construção de um habitacional na Vila da Aeronáutica, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul da cidade, no último sábado (6). O parlamentar disse, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (8), que questionou o secretário de Habitação do Recife, Felipe Cury, sobre a retomada da obra, visto que, recentemente, foi embargada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Ele reclamou que não foi permitida a sua entrada, mas fez "valer o artigo 39 da nossa Lei Orgânica que garante aos vereadores o poder e a prerrogativa de fiscalizar qualquer obra ou prédio público municipal do Recife".

Ações que foram interpretadas como “humanitárias”, realizadas por soldados recém contratados pela Polícia Militar de Pernambuco, foram tema de debate na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (8). A discussão foi suscitada a partir do requerimento de número 8113/2025, de autoria do vereador Paulo Muniz (PL), concedendo voto de aplausos à soldada Nycolle Leopoldina Neves. Participaram do debate os vereadores Fred Ferreira (PL) e Luiz Eustáquio (PSB).

A situação das pessoas que trabalham com entregas por aplicativo foi tema de um discurso proferido pela vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) durante a reunião plenária da Câmara do Recife realizada nesta segunda-feira (8). Na tribuna, ela disse que as empresas de entrega “jogam o risco nas costas de quem pedala ou quem dirige sua moto” e alertou para a falta de acesso a direitos trabalhistas e de seguridade social da categoria, que se fez presente nas galerias do plenário nesta manhã. Segundo a parlamentar, também é necessário que órgãos municipais e estaduais de saúde prestem reconhecimento a esses trabalhadores e trabalhadoras por meio de protocolos específicos de atendimento e do incentivo a pesquisas sobre as questões de saúde mais comuns nesse grupo, como dores crônicas, lesões, doenças renais, problemas de saúde mental e acidentes de trabalho. “Esses trabalhadores passam horas debaixo de sol, de chuva, expostos a acidentes e assaltos. [É] uma rotina exaustiva, a que esses trabalhadores passam no dia a dia. E fazem isso sem vínculo de direito trabalhista e sem proteção social”.

O requerimento nº 6.896/2025, de autoria do vereador Thiago Medina (PL), provocou debate durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (8), na Câmara do Recife. A proposição, dirigida ao prefeito da cidade, solicita a desocupação e o impedimento do funcionamento da Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo (APPS) em sala localizada no 3º andar da Policlínica Centro, situada na Rua 1º de Março, nº 90, no bairro de Santo Antônio. Além do autor, a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) também discutiu a matéria que foi aprovada pelo plenário.

O vereador Thiago Medina (PL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (8) e falou sobre dois assuntos durante a reunião plenária. Inicialmente, ele repercutiu a manifestação que aconteceu em Boa Viagem neste domingo, 7 de Setembro, em apoio a Bolsonaro. "O recado foi claro do Brasil que não aceita mais as injustiças que o ditador Alexandre de Moraes tem feito", reclamou. O outro assunto abordado pelo parlamentar diz respeito a uma fiscalização que realizou na Biblioteca da Primeira Infância do Compaz do Ibura, UR-01. Ele reclamou da falta de conservação do espaço e disse que encontrou livros inadequados para a faixa etária. "Uma pesquisa no acervo e vimos que tinha livros de conteúdo adulto". O vereador destacou que entrou com ofício no Ministério Público para identificar os responsáveis.

Durante a reunião plenária desta segunda-feira (8), a vereadora Flávia de Nadegi (PV) repercutiu a visita de alunos do 9º ano do Colégio Motivo de Casa Forte à Câmara Municipal do Recife. Os estudantes estiveram mais cedo no plenário, visitaram outros espaços da Casa e acompanharam o reunião das galerias. "Foi um momento importante onde pudemos receber alunos entre 14 e 16 anos para conhecer de perto o nosso trabalho, qual é o papel do vereador e aproximar essa relação juventude-Câmara de Vereadores", afirmou a parlamentar. "Foi uma visita incrível e eu quero que vocês entendam o quanto é importante que a juventude se aproxime da política. Afinal de contas, nós temos o nosso dever de incentivar e fazer com que daqui a pouco vocês estejam sentados na nossa cadeira", destacou.