O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) subiu à tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (2), e tratou sobre dois temas. O primeiro, durante o pequeno expediente, foi em repúdio à violência nos jogos de futebol, em referência ao jogo do Santa Cruz, realizado no último domingo (1º). Em outro momento ele discutiu o requerimento de sua autoria que pede a realização de escuta pública de moradores, através do Conecta Recife, quanto à proposta de oficialização de Setúbal como bairro.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (2), a vereadora Liana Cirne (PT) repercutiu a visita que o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva fez a Pernambuco na quarta-feira (28), em Salgueiro, em que foi realizado o anúncio da liberação da verba para duplicar o bombeamento de água na transposição do Rio São Francisco. Ela voltou à tribuna da Casa em outro momento para debater três requerimentos de sua autoria, que foram aprovados e concedem voto de aplausos e congratulações à professora Maria José de Matos Luna e ao pesquisador Renato Victor Lira Brito; à fotógrafa Noélia Brito; e à cineasta pernambucana Uilma Queiroz.
O requerimento nº 4680/2025, de autoria do vereador Felipe Alecrim (Novo), foi aprovado no plenário, nesta segunda-feira (2), durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife. A matéria concede voto de aplausos e congratulações ao grupo Renova Unicap, composto pelo presidente Kaio Jorge de Oliveira Marinho e os vice-presidentes Juliana da Conceição Balbino e Armando Vinícius Feliciano da Silva, pela aprovação na eleição do Diretório Acadêmico (DA) dos estudantes de Direito da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap 2025/2026. O vereador Thiago Medina (PL) fez questão de destacar o assunto e foi aparteado pelos vereadores Alef Collins (PP) e Felipe Alecrim.
O prefeito do Recife, João Campos, foi eleito presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), durante o XVI Congresso Nacional da legenda realizado neste domingo (1º), em Brasília (DF). E na plenária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (2), o vereador Júnior de Cleto (PSB) fez questão de repercutir o evento e elogiar o gestor. “O Congresso representou uma ‘virada de chave’ na história do partido com o prefeito do Recife João Campos assumindo a presidência nacional. João Campos tem a habilidade de fazer pontes e traz para o partido a juventude", celebrou. "Ele fez e faz tudo para a nossa cidade e já construiu um legado e uma história no Recife”.
Considerada uma forma de violação de direitos que atinge mulheres durante o pré-natal, o parto e o pós-parto, assim como em situações de abortamento, a violência obstétrica foi o tema da audiência pública realizada na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quinta-feira (29). O debate, promovido por iniciativa da vereadora Flávia de Nadegi (PV), faz parte da comemoração da Semana Municipal de Conscientização Contra a Violência Obstétrica, prevista na Lei Municipal nº 18.612/2019. O objetivo foi promover, na Casa de José Mariano, um espaço de escuta, reflexão e formulação de propostas concretas que ampliem ações de combate às práticas e deem visibilidade aos maus tratos que mulheres sofrem nas mãos de equipes de saúde ao dar à luz.
A Câmara Municipal do Recife realizou, na manhã desta quinta-feira (29), por meio da Comissão de Finanças e Orçamento, uma audiência pública virtual com o tema "Demonstração do cumprimento das metas fiscais pela Administração Municipal relativas ao 1º quadrimestre de 2025". O período compreende os meses de janeiro a abril deste ano. Conduzida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), presidente da Comissão, a audiência teve a participação do secretário executivo do Tesouro, André Nunes, do vereador Chico Kiko (PSB) e de assessorias de diversos parlamentares. Foram detalhados o cenário econômico, as principais fontes de arrecadação e os resultados fiscais do município referentes ao período.
A Câmara Municipal do Recife promoveu nesta quarta-feira (28) a entrega do Título de Cidadã do Recife à gestora educacional Nilzete Teixeira Santiago. Reitora do Centro Universitário Maurício de Nassau do Recife (Uninassau Recife), a baiana de Salvador recebeu a comenda em uma reunião solene promovida no plenário da Casa por iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PSB). O vereador Luiz Eustáquio (PSB) conduziu a solenidade.
Para homenagear pessoas e entidades conservadoras, cristãs e católicas, a Câmara do Recife promoveu nesta quarta-feira (28) uma reunião solene no plenário da Casa de José Mariano. O evento, realizado por iniciativa do vereador Gilson Machado Filho (PL), serviu para enaltecer o trabalho dessas instituições na promoção de seus valores éticos, sociais e espirituais. O vereador Samuel Salazar (MDB) presidiu a cerimônia.
A reforma tributária que está em curso no Brasil e os impactos que o conjunto de mudanças provocará nas principais fontes de arrecadação municipais e estaduais vêm sendo debatidos pela Câmara Municipal do Recife, através da Comissão de Legislação e Justiça. No ciclo de debates que vem promovendo, o colegiado recebeu, na tarde desta quarta-feira (28), o representante do Recife na Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), Roberto Albuquerque. Ele falou sobre os desafios e os aspectos práticos da implementação do conjunto de mudanças no sistema tributário, que exige uma preparação do poder público para implementá-lo.
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da câmara do Recife, presidida pelo vereador Carlos Muniz (PSB), reuniu-se na manhã desta quarta-feira (28). Em pauta, a apreciação do texto de uma recomendação elaborada pelo colegiado para a normatização dos apartes e do uso da tribuna durante as reuniões Ordinárias da Casa - que ocorrem às segundas e terças-feiras, a partir das 10h. Participaram de forma presencial ou remota os vereadores Tadeu Calheiros (MDB), Felipe Alecrim (Novo), Natália de Menudo (PSB) e Chico Kiko (PSB).