Notícias

O presidente da Câmara, vereador Jurandir Liberal (PT), abordou no pequeno expediente da tarde desta segunda-feira, 9, uma matéria publicada em um jornal local que retrata a questão das ciclovias. “Tem uma ideia interessante aqui e vou pedir para que a Comissão de Mobilidade Urbana estude essa proposta. Trata-se das Ciclofrescas, que significa arborização nas áreas de ciclovias. Ao se fazer isso, se reduz o calor para os que circulam de bicicleta e consequentemente, se torna mais atrativo essa opção de transporte”, destacou.

Após a vereadora Vera Lopes (PPS) solicitar à mesa diretora um minuto de silêncio pela morte do pernambucano Saulo Jansen, na última sexta-feira, 9, em Brasília, o vereador Maré Malta (PSD) foi à tribuna da Casa também se solidarizar com o acontecido. “É lamentável a atitude do ser humano. Precisamos de muitos minutos de silêncio no Brasil para tanta violência como essa que levou o jovem Saulo e a que também levou um mendigo em boa viagem”.

No mês de março deste ano Pernambuco teve uma redução de 13,9% sobre o índice de assassinatos em relação ao mesmo período de 2011. Na tarde desta segunda-feira, 9, o vereador Almir Fernando (PCdoB) abriu o pequeno expediente da Câmara, destacando os números alcançados. “O governo do Estado conseguiu ultrapassar a meta estabelecida para a redução da taxa de homicídios de 12%. Foram 290 casos no mês passado, contra 333 em 2011”.

Para assegurar o acesso ao atendimento de pronto socorro às pessoas presentes em estabelecimentos ou eventos de grande concentração de público no Recife, o vereador Marcos Menezes (DEM) apresentou projeto de lei que prevê a obrigatoriedade da presença de ambulatório médico móvel em eventos que reúnam acima de 5 mil participantes. O projeto já começou a tramitar nas comissões temáticas e diz que os promotores shows, competições esportivas, eventos religiosos ou de qualquer natureza serão os responsáveis pelos investimentos e despesas operacionais decorrentes da implantação da estrutura de atendimento de pronto socorro.

Após um ano fazendo levantamento fotográfico nas ruas do Recife, que revela a situação caótica da fiação elétrica dos postes de iluminação pública, o vereador Erivaldo da Silva Eri (PTC) apresentou, nesta semana, um projeto de lei na Câmara Municipal que visa reduzir a poluição visual e humanizar o espaço urbano degradado. O projeto, que passa a tramitar nas comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Finanças e Orçamento, Legislação e Justiça, determina as diretrizes gerais para disciplinar as novas instalações e o reordenamento das linhas de transmissão de energia elétrica e de telecomunicações, aérea e subterrânea, no âmbito do município do Recife.

O plenário da Câmara do Recife aprovou hoje, 3, o parecer 157 das Comissões de Legeislação e Justiça e Finanças e Orçamento opinando pela aprovação do projeto de lei 04/2012 do Executivo instituindo o plano de cargos, carreiras e desenvolvimento da Guarda Muncipal do Recife. Agora o projeto segue para sanção do Prefeito. Mas antes de chegar ao plenário para votação o projeto foi objeto de muita discussão nas comissões e nas reuniões plenárias.

A Câmara Municipal do Recife aprovou na tarde de hoje, 3, os pareceres 154 e 156/2012 das Comissões de Finanças e Orçamento, e de Legislação e Justiça, opinando pela aprovação do projeto de lei do Executivo 02/2012, concedendo reajuste de 7,35% para os servidores municipais efetivos e cargos comissionados, além de estabelecer o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Auditores do Tesouro Municipal. Já o PCCS da Guarda Municipal, também aprovado, constava de outro projeto, o 04/2012 cujo parecer 157/2012 também foi aprovado pelo plenário.

Além dos projetos concedendo reajuste salarial de 7,35% para os servidores municipais, criando planos de cargos, carreiras e salários para auditores e para a Guarda Municipal, os vereadores também votaram hoje a tarde, 3, o parecer 155/2012 ao projeto de emenda à Lei Orgânica 59/2012 de autoria do Executivo vedando o exercício de cargos comissionados, funções gratificadas e os cargos de secretários por quem for considerado inelegível nos termos da lei complementar 155/2010, mais conhecida como ficha limpa.

A questão da iluminação pública nos bairros do Recife foi o assunto trazido à tribuna da Câmara pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB). Na tarde de hoje, 3, ele fez um apelo a Prefeitura do Recife e a Emlurb devido a situação de escuridão em que vivem algumas comunidades do Recife. “Nós temos o projeto reluz que troca as lâmpadas antigas por novas, porém não está atendendo às comunidades”, disse.

Na tarde desta terça-feira, 3, o vereador Almir Fernando (PCdoB) discursou em homenagem ao aniversário do Jornal do Commercio e da Folha de Pernambuco que completam hoje, respectivamente, 93 e 14 anos. “Destaco e classifico os dois sistemas de comunicação como guardiões da liberdade, formuladores de novos conceitos de informação e defensores da ética da notícia”.