Notícias

O vereador Gilberto Alves (PTN) solicitou na tarde desta terça-feira 20, na Câmara do Recife, a realização de uma audiência pública, dia 29 deste mês, às 9 h, para apresentação do secretário de Serviços Públicos da Prefeitura do Recife sobre o detalhamento e especificações da execução dos projetos de reformas de 111 áreas – inclui praças, parques e outras.

Profissionais de telemarketing podem salvar vidas, especialmente quando são qualificados através de cursos de primeiros socorros. Para o vereador Estéfano Menudo (PSB) esses trabalhadores auxiliam a população em momentos críticos e por esta razão acho que ao contratar um trabalhador de telemarketing deveriam ser oferecidos cursos de primeiros socorros para deixá-los preparados para enfrentar situações adversas. “Propus um projeto de lei onde as empresas terceirizadas que oferecem serviços de atendimento na área de saúde sejam obrigadas a capacitarem seus operadores, sem custo para o município”.

Na tarde de hoje, 20, a vereadora Vera Lopes (PPS) fez uma denúncia contra a Prefeitura do Recife (PCR), alegando que a mesma contratou ambulâncias de uma empresa privada do Rio de Janeiro, que segundo ela, está envolvida em irregularidades. “No ano passado eu vim a esta tribuna dizer que as ambulâncias do SAMU e das policlínicas estavam escondidas, enquanto a PCR alugava veículos com uma diária de R$1.500,00”.

Em seu discurso na tarde desta terça-feira, 20, o vereador Rogério de Lucca (PSL) trouxe ao conhecimento da Câmara, o caso de descumprimento de contrato por parte da Prefeitura do Recife (PCR) com a Igreja Batista dos Remédios. Segundo o parlamentar a instituição mantém um prédio de sua propriedade locado pela prefeitura.

O vereador Osmar Ricardo (PT) destacou na tribuna da Casa, na tarde desta terça-feira, 20, questões relacionadas aos servidores municipais. “Tivemos uma assembleia na Guarda Municipal do Recife sobre o plano de Cargos e Carreiras (PCC) e saímos em passeata até a sede da prefeitura para reabrir o debate sobre o PCC da Guarda”.

Na tarde desta terça-feira, 20, a vereadora Priscila Krause (DEM) abriu o pequeno expediente da Câmara, dizendo ter sido procurada por representantes de vários sindicatos de servidores da prefeitura, a exemplo de engenheiros, arquitetos, agrônomos, químicos e veterinários . “Eles relataram uma reunião que aconteceu no último sábado e muito me espantou o posicionamento da prefeitura”, ressaltou.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) informou na tarde desta segunda-feira 19, na Câmara do Recife, que vai ingressar com um pedido para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquerito (CPI), com base no relatório de 16 páginas do Tribunal de Contas do Estado, já encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco e ao Ministério Público Federal, que julgou irregular a operação de compra de títulos federais realizada com recursos do Reciprev.

O veto do Executivo ao projeto de lei do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), determinando a construção de banheiros públicos nas estações de metrô, facultando inclusive a cobrança pelo uso deles, não chegou a ser votado na Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira 19, mas gerou debate no plenário. Além deste veto foi adiada ainda a votação do veto a outro projeto do mesmo autor, determinando o fornecimento de bancas escolares para alunos canhotos na rede pública municipal.

Cerca de 70 alunos da Escola Internacional de Aldeia, com idades entre 10 e 12 anos, estiveram na Câmara do Recife para conhecer de perto como funciona o legislativo da cidade. O grupo foi recebido pela Assessoria de Relações Públicas da Casa, pelo presidente Jurandir Liberal e pelo assessor especial da presidência, Paulo Dantas. A visita faz parte de um projeto pedagógico da escola que este ano envolve o tema da energia.

O vereador Maré Malta (PSD) abordou em seu discurso na tarde desta segunda-feira, 19, uma matéria publicada em um jornal local revelando que a partir da próxima quarta-feira, as agências bancárias que descumprirem as leis municipais de segurança serão interditadas. A decisão é inédita no Brasil e foi tomada em conjunto pelo Ministério Público de Pernambuco, Secretaria de Defesa Social e Prefeitura do Recife. “Temos que comemorar essa atitude”, disse.