Representantes de sindicatos de trabalhadores e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) lotaram o plenarinho da Câmara Municipal do Recife para o lançamento da campanha dos servidores públicos federais em audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira, dia 26 de março. A reunião foi uma iniciativa do vereador Jurandir Liberal (PT), que tambéme é presidente da Câmara e teve como tema “O Pacote do Governo Federal”. O pacote fiscal, que prevê um corte no orçamento federal de R$ 55 milhões para este ano, foi adotado no embalo das decisões de outros países que estão enfrentando graves crises financeiras e sob o argumento de que se faz necessário ampliar o superávit primário. O corte, dizem os sindicalistas, prejudica a campanha salarial dos funcionários, cujas negociações estão estancadas.
Numa solenidade prestigiada por políticos, empresários, médicos e personalidades do mundo jurídico de Pernambuco a oftalmologista Liana Maria de Oliveira Ventura recebeu, na Câmara Municipal, o título de Cidadã do Recife, na manhã desta sexta-feira, 23 de março. Ela ajudou a fundar, há 25 anos, a Fundação Altino Ventura, que já realizou cerca de 170 mil cirurgias oculares gratuitamente. “A Casa de José Mariano orgulha-se em prestar esta homenagem à doutora Liana Ventura e eu me envaideço por ter sido o idealizador deste projeto, que recebeu a aprovação de todos os vereadores, mostrando assim o quanto a médica é merecedora de ser a mais nova filha de nossa querida cidade”, disse o vereador Romildo Gomes (PSD), autor do requerimento que concedeu a comenda.
Atriz, escritora, produtora, carnavalesca, figurinista e muito mais, Diva Pacheco recebeu na tarde desta quinta-feira 22, na Câmara do Recife, a Medalha do Mérito José Mariano. A proposta do presidente da Casa, vereador Jurandir Liberal (PT), foi aprovada pela unânimidade dos parlamentares. Dona de um curriculum artístico invejável, apesar da saúde abalada, a homenageada fez questão de vir receber a comenda diante de um plenário lotado por artistas, parentes, amigos e admiradores.
Com o plenarinho lotado por arquitetos, urbanistas, designers gráficos e estudantes, a Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública nesta quinta-feira, 22, por iniciativa do vereador Múcio Magalhães (PT) para conhecer o Complexo Novo Recife, empreendimento imobiliário que será implantado no Cais José Estelita. Esta foi a primeira vez que o projeto, que mudará definitivamente a paisagem local, foi apresentado em público. “Meu objetivo, ao propor esta audiência pública, foi conhecer e discutir com os cidadãos do Recife, este empreendimento a ser implantado pelo consórcio composto pelas empresas Queiroz Galvão, Moura Dubeux e GL Empreendimentos e Ara Empreendimentos”, justificou o vereador Múcio Magalhães.
O partido comunista do Brasil, fundado no dia 25 de março de 1922, é o grupo político mais antigo do país em atividade. A data foi lembrada na manhã desta quinta-feira, 22, em solenidade realizada no plenário da Câmara por iniciativa do vereador Almir Fernando (PC do B). Durante a homenagem, presidida pelo vereador Jurandir Liberal (PT), a Empresa de Correios e Telégrafos lançou um selo postal comemorativo aos 90 anos do partido, que possui 300 mil filiados no Brasil.
No Dia Internacional da Síndrome de Down, o vereador Inácio Neto (PSB) ocupou a tribuna da Casa para prestar homenagem à data e destacar uma visita realizada por ele na manhã de hoje à Associação Novo Rumo. “Foi maravilhoso conhecer o trabalho que eles realizam”.
A vereadora Vera Lopes (PPS) convidou na tarde desta quarta-feira 21, na Câmara do Recife, aos parlamentares e à sociedade em geral para participarem do ato de desagravo que o Partido Popular Socialista está promovendo em favor do coronel da reserva da Polícia Militar de Pernambuco, João de Moura, que também é presidente da União Brasileira dos Militares do Brasil.
Chegou à Câmara do Recife projeto do Executivo contendo a mensagem de aumento dos servidores públicos. O reajuste médio proposto é de 7%. O projeto chegou sem pedido de urgência para ser analisado, mas o presidente da Comissão de Finanças, vereador Carlos Gueiros (PTB) lembrou aos colegas a necessidade de acelerar os trabalhos em virtude da escassez de tempo. “São menos de seis reuniões até a data límite para aprovação. Como se sabe, há um prazo definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, ainda mais em ano eleitoral. A data limite é 6 de abril, e se não for aprovado, esta Casa será respónsabilizada pelo atraso, apesar de só ter chegado agora”.
Na tarde desta quarta-feira, 21, o vereador Gilvan Cavalcanti (PSD) enfatizou um projeto de lei de autoria dele que trata sobre o abandono de veículos em vias públicas. Segundo o parlamentar, muitos são os casos nas ruas do Recife e isso gera um grande problema para toda a população.
O vereador Maré Malta (PSD) ocupou a tribuna da Câmara na tarde desta quarta-feira, 21, para informar o andamento dos trabalhos de fiscalização das leis municipais, no que diz respeito à segurança das agências bancárias. “Eu venho aqui também comemorar a aprovação dessas leis que são tão importantes e servem de modelo no Brasil”, acrescentou.