Notícias

Recife foi uma das primeiras cidades do país a reconhecer o direito à pensão a companheiros de servidores gays da Prefeitura. Mas o vanguardismo da capital contrasta com o título de Pernambuco como o Estado que mais mata homossexuais no Brasil. E com o objetivo de discutir sobre políticas públicas para minorias sexuais, o vereador Osmar Ricardo promoveu uma audiência pública no plenarinho da Câmara, na tarde desta quinta-feira, 15. O evento reuniu representantes do Executivo e de várias entidades ligadas ao movimento LGBT.

Na tarde desta quinta-feira, 15, a Câmara concedeu o Título de Cidadão Recifense ao cerimonialista Silas da Costa e Silva. A sessão foi presidida pelo vereador Jurandir Liberal (PT) que saudou a todos os presentes, entre amigos, admiradores e familiares do homenageado. Em seguida o autor da proposta, vereador Romildo Gomes (DEM) prestou as devidas homenagens a Silas “Tenho neste momento uma grande honra e alegria em saudar o amigo Silas da Costa e Silva, que recebe hoje, merecidamente, desta casa, este Título".

No dia em que completou 81 anos de idade, o maestro Jurandir Florentino de Souza recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadão do Recife. A homenagem, proposta pelo vereador Almir Fernando (PC do B), foi realizada na manhã desta quinta-feira, 15, com a participação de músicos, maestros e bandas militares. O vereador Eduardo Marques (PTB) presidiu a solenidade. A mesa foi composta também pelo Tenente Oliveira, representante da Escola de Aprendizes Marinheiros, e do cantor Claudionor Germano.

A necessidade de agir em prevenção aos acidentes de trânsito com motos levou a vereadora Doutora Vera Lopes a realizar audiência pública nesta quinta-feira, 15, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. “Nosso objetivo é reunir autoridades das áreas de trânsito e saúde a fim de discutir esse tema que afeta cada vez mais nosso cotidiano, ceifando vidas e incapacitando pessoas”, justificou a parlamentar. Para ela, os gestores públicos precisam criar com urgência mecanismos de prevenção desses acidentes, “pois eles acabam onerando nosso sistema de saúde e ocupando os leitos das UTIS dos hospitais públicos”.

“Os nossos projetos foram elaborados com base em pesquisas que mostram que 38% dos homicídios da Região Metropolitana do Recife, ocorrem após o consumo de álcool”, afirmou a vereadora Marília Arraes (PSB) na reunião plenária desta quarta-feira, 14. A parlamentar repercutiu na tribuna a audiência pública que ocorreu nesta manhã, sobre os três projetos de Lei de sua autoria que restringem o consumo de álcool no Recife.

Na véspera da comemoração dos 32 anos da sanção da Lei da Anistia, o vereador Múcio Magalhães (PT) ocupou o tribuna da Câmara Municipal do Recife para homenagear o ex-governador Miguel Arraes. “Neste 15 de setembro faz também 32 anos do retorno do exílio forçado do ex-governador. É sempre bom lembrarmos esses fatos para que nunca mais ocorram em nosso País”, disse.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) repercutiu em plenário, durante a reunião ordinária desta quarta-feira, 14, a realização do seminário promovido pelos Diarios Associados sobre o uso e as consequências de motocicleta no trânsito do Recife. Ele aproveitou para abordar os dois projetos de lei e a emenda ao Plano de Mobilidade Urbana, de sua autoria, que tratam sobre o tema.

Na semana da Parada da Diversidade Sexual o tema também virou pauta na Câmara do Recife. Na reunião plenária desta quarta-feira, 14, o vereador Osmar Ricardo convidou os parlamentares e a sociedade a participar da audiência pública promovida por ele sobre emprego, saúde e direitos humanos dos que fazem parte do Movimento LGBT. O encontro será amanhã, no plenarinho da Casa, às 15h.

A vereadora Marília Arraes (PSB), presidente da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara, presidiu na manhã desta quarta-feira, 14, uma audiência pública para discutir três projetos de lei que restringem o consumo de álcool no Recife. “Não temos o objetivo de impedir a diversão de ninguém, desde que não prejudique o direito dos outros. Queremos criar a cultura do consumo responsável para melhorar a qualidade de vida na nossa cidade”, explicou a parlamentar, autora das propostas.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PTB), se reuniu na tarde de hoje, 13, para distutir 11 pareceres. Além de Gueiros estiveram presentes os vereadores Marcos Di Bria (PTC), Osmar Ricardo (PT), Luiz Eustáquio (PT), Estefano Menudo (PHS) e Aline Mariano (PSDB), todos integrantes da Comissão. Na ocasião três pareceres foram adiados, quatro aprovados e quatro rejeitados.