Notícias

Durante reunião plenária, os vereadores fazem um minuto de silêncio, em homenagem ao presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto Oliveira, que morreu ontem (29) e ao produtor cultural Paulo Germano Vasconcelos que faleceu no último sábado (27).

Com a intenção de reduzir os problemas de mobilidade no Recife, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou audiência pública para discutir a utilidade dos serviços de mototáxis, nesta terça-feira, 30. O parlamentar é autor do projeto de lei 52/2011, que institui o sistema de transporte de passageiros de mototáxis, providos de taxímetros. “É uma proposta que está aberta a emendas. Nosso objetivo é contribuir nesta discussão que busca melhorar o trânsito. Há quem ache que a moto é o grande problema do trânsito, mas o caos é o que está aí. Queremos colaborar com a mobilidade”, disse o vereador no início da reunião.

O presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Câmara Municipal do Recife, vereador Gilberto Alves (PTN) e os vereadores Múcio Magalhães (PT), Romildo Gomes (DEM) e Augusto Carreras (PV), assistiram à apresentação do Programa Estadual de Mobilidade Urbana, na Secretaria Estadual das Cidades, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 29. O secretário das Cidades, Danilo Cabral, explicou aos parlamentares os investimentos previstos. Os vereadores aprovaram as propostas. “Precisamos trabalhar em sintonia com as intervenções que serão feitas pelo Governo do Estado. Por isso é fundamental conhecer bem o programa de mobilidade. Ficamos satisfeitos com o que foi apresentado”, afirmou Gilberto Alves.

Em virtude da morte do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto Oliveira, foi suspensa a reunião plenária desta segunda-feira (29) na Câmara Municipal do Recife. “Expressamos o mais profundo pesar pelo falecimento deste homem que marcou a história do futebol pernambucano e deixou um legado que honra o esporte no Recife, em particular. Nossas condolências aos familiares e amigos”, disse o presidente da Câmara, vereador Jurandir Liberal.

O vereador Maré Malta (PPS) reuniu renomados especialistas em transporte e trânsito para promover um aprofundamento nos debates sobre a questão da mobilidade urbana, durante audiência pública promovida na Câmara Municipal do Recife. O encontro ocorreu na sala do plenarinho, na manhã desta segunda-feira, 29. “O objetivo principal da audiência foi o projeto de lei número 56, de minha autoria, que propõe o reescalonamento de carros nos horários de pico, o que evitaria um encontro de 300 mil veículos. Mas resolvemos abrir os debates para outras alternativas e aprofundar essa discussão, uma vez que tivemos a oportunidade de juntar vários especialistas”, disse.

O vereador Almir Fernando (PC do B) fez ontem homenagem à Igreja Missionária Rompendo em Fé pelo lançamento do selo comemorativo aos seus 10 anos. “Fundada em 17 de janeiro de 2001, pelo Reverendo João Renaux de Vasconcelos, é uma corporação religiosa evangélica com sede na capital Recife. Está baseada na visão ordenada em proclamar ao mundo a mensagem de fé, expandindo o Evangelho, primando à defesa e a prática do ensinamento da Bíblia Sagrada e enfocando também, a relevância da religiosidade no enfretamento da violência e na construção de uma cultura de paz com foco na família”.

“A alegria invade o meu coração”. As palavras emocionadas são do Irmão Marista José Artur de Câmara Cardoso, o mais novo Cidadão do Recife. O título foi entregue pelo vereador Inácio Neto (PT), na manhã desta sexta-feira, 26, em uma solenidade que reuniu no plenário da Câmara Municipal educadores, pais, alunos e ex-alunos.

A Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno reuniu-se hoje pela primeira vez desde a saída do antigo presidente do grupo, o ex-vereador Gustavo Negromonte, que agora está na Assembleia Legislativa. Participaram do encontro os vereadores Augusto Carreras (PV), Alexandre Lacerda (PTC), André Ferreira (PMDB), Estefano Menudo (PHS), Eduardo Marques (PTB), Gilberto Alves (PTN), Priscila Krause (Dem) e o diretor do Departamento Legislativo, Paulo Rogério.

A profissão é antiga, mas só foi criada nos anos 30 quando o governo Getúlio Vargas implantou a Consolidação das Leis Trabalhistas, CLT. Mas, foi somente na década de 80 que ela foi regulamentada. Dez anos depois foram criados os conselhos regionais, os Creci. As principais batalhas estavam enfim vencidas. Hoje, os corretores profissionais lutam ao lado de seus sindicatos pelos 5% de honorários livres e a venda com exclusividade. Na tarde desta quinta-feira, 25, , na Câmara do Recife, eles receberam uma homenagem proposta pelo vereador André Ferreira (PMDB), pela passagem do Dia do Corretor, comemorado em 27 de agosto.

Por iniciativa do vereador Josenildo Sinésio (PT), a Câmara Municipal do Recife realizou hoje, 25, sessão solene em homenagem aos 153 anos de fundação da Santa Casa de Misericórdia do Recife, uma irmandade que tem como missão o tratamento e sustento a enfermos e inválidos. Atualmente o trabalho contempla 11 instituições, sendo três em saúde, duas em educação e seis em assistência social. “Cuidar de quem tem posses e que pode remunerar pelos cuidados é uma coisa. Mas se dedicar a cuidar dos carentes, dos pobres, dos excluídos do mundo, é uma tarefa que, para ser desempenhada, é preciso a presença no coração daquele amor ao próximo que o Cristo tanto exemplifica nos evangelhos”, disse o vereador.