Passadas as eleições, a vereadora Priscila Krause (DEM), que disputou uma vaga para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, obtendo 32.665 votos, agradeceu nesta terça-feira, 9, no plenário da Câmara do Recife a votação recebida. “Ao me lançar este ano na disputa por um mandato estadual, tinha a exata noção do desafio que me esperava. Desafio que se revelou em toda sua dificuldade e uma campanha memorável. A contagem dos votos foi apenas a última parte dos meses de aprendizado a que me submeti”.
Vice-presidente da Comissão de Obras da Câmara Municipal, Estefano Menudo (PHS) falou na tarde desta terça-feira (9) sobre a troca de piso das calçadas do bairro do Recife Antigo. O parlamentar disse que havia visitado a URB, junto com o presidente da Comissão Aerto Luna (PRB), para pedir informações sobre a obra. “Fomos acompanhados por dois engenheiros e a troca de pedras está sendo feita para cumprir a lei de acessibilidade que tanto esta Casa reivindica”.
Funcionários da Transval, empresa terceirizada prestadora de serviço à Prefeitura do Recife, estiveram na Câmara nesta terça-feira, 9. Eles vieram pedir apoio aos vereadores porque estariam com o pagamento de seus salários atrasado. Os trabalhadores foram recebidos pelo vereador Marcos Menezes (Dem) que, no plenário, solicitou providências quanto a regularização do pagamento. “Sugiro criarmos uma comissão suprapartidária para tentar resolver este problema e cobrar da Prefeitura explicações sobre o atraso”.
Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (9), o vereador Amaro Cipriano (PDT) lamentou as falhas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, aplicado no último final de semana. O Ministério da Educação e a gráfica responsável pela impressão das provas admitiram falhas depois que vários estudantes reclamaram de erros na folha de respostas e na prova amarela. O Ministério Público Federal entrou com uma ação civil pública e o Exame está suspenso em todo o País. Ano passado, a realização do Enem também causou polêmica e foi marcada pelo vazamento de provas.
Ao reinaugurar na tarde desta segunda-feira (8) o novo plenário da Câmara do Recife, totalmente reformado, moderno, mais transparente e seguro, o presidente da Casa, vereador Múcio Magalhães (PT), convocou a eleição da nova mesa diretora para o biênio 2011/2012. A votação será nesta quinta-feira, às 16 horas no plenário, em sessão solene.
O vereador Daniel Coelho (PV) denunciou na sessão plenária desta segunda-feira (8) que a Prefeitura está trocando o piso das calçadas do Bairro do Recife por um piso semelhante. “Gostaria de entender a mudança. Trocar calçadas boas por piso semelhante ao que já está lá é gastar dinheiro público. Gostaria que a Comissão de Obras da Casa pedisse informações à PCR. Vou entrar com um pedido de informação, no entanto, o prazo para a resposta é de 30 dias, e até lá a obra já terá acabado”.
A vereadora Aline Mariano (PSDB) criticou a prefeitura do Recife por não cumprir a lei municipal nº 17.490 de 2008, regulamentada por decreto em 2009, que assegura aos servidores municipais o direito à estabilidade e à isonomia salarial. A parlamentar fez a denúncia na sessão plenária desta segunda-feira (8) e acusou a atual gestão de beneficiar apenas um grupo de servidores que já está com seu direito restabelecido, em detrimento de outros funcionários que ainda esperam a resolução do prefeito.
O presidente da Câmara, Múcio Magalhães (PT) vai convocar uma audiência pública para discutir sobre o serviço de banda larga móvel no Recife. Na tribuna, na tarde desta segunda-feira (8), o parlamentar se mostrou preocupado com recente reportagem publicada na Folha de Pernambuco que aponta este tipo de serviço na cidade como um dos piores do país.
Em discurso na tribuna da Câmara na tarde desta segunda-feira (8) o vereador Estefano Menudo (PHS) falou da emenda que apresentou ao Plano Plurianual com o objetivo de garantir uma maior participação dos parlamentares na elaboração do orçamento municipal. De acordo com a iniciativa que cria uma rubrica para o orçamento de 2012, cada vereador terá direito a duzentos mil reais em recursos orçamentários para destinação de suas emendas parlamentares.
O Projeto de autoria do Poder Executivo com a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2011, que está em tramitação na Câmara, recebeu 63 emendas dos parlamentares. Trinta delas foram propostas pelo presidente da Casa, Múcio Magalhães (PT). Entre os incrementos sugeridos pelo vereador estão a melhoria nos mercados públicos e na atenção aos idosos, além de investimentos para garantir o reajuste salarial dos servidores.