O presidente Jurandir Liberal (PT), em entrevista à rádio CBN, afirmou que vai dar prioridade, neste primeiro semestre, às discussões sobre a mobilidade urbana e a acessibilidade na cidade do Recife. “Vamos aprofundar esse debate para encontrar saídas. É o ponto central desse primeiro semestre. Está na ordem do dia. O Plano Diretor já recomendava a elaboração do Plano de Mobilidade que deve ser encaminhado à Câmara pelo executivo em fevereiro”. O presidente disse estar preocupado com a infraestrutura para a Copa de 2014 quando vai aumentar a necessidade de um rápido deslocamento na cidade.
Na manhã desta segunda-feira, 3, Sérgio Magalhães (PP) assumiu uma cadeira na Câmara Municipal, na vaga aberta pelo vereador Roberto Teixeira (PP), eleito deputado federal. Formado em Administração de Empresas e professor federal, o mais novo integrante do legislativo pretende nos próximos dois anos defender a melhoria do trânsito da cidade e a implantação de ciclovias não apenas como lazer, mas como meio de transporte. Ele já foi vereador do Recife por dois mandatos (de 1989 a 1996) e, nas eleições de 2008, ficou na primeira suplência da coligação PTC-PP-PSC, com 3.316 votos.
Dois dias após tomar posse para o biênio 2011/2012, a nova Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife reuniu-se extraordinariamente na manhã desta segunda-feira, 3, para tomar conhecimento dos problemas administrativos da casa. Foi a primeira sob o comando do novo presidente, vereador Jurandir Liberal (PT). A principal deliberação, do encontro, foi a definição da data para instalação do novo período legislativo, no dia primeiro de fevereiro, em sessão solene, às 10h, com a presença do prefeito João da Costa.
Quando assumiu a presidência da Câmara Municipal do Recife, em janeiro de 2009, Múcio Magalhães (PT) enfrentou dois desafios: exercer o mandato parlamentar e, ao mesmo tempo, dirigir a Casa. Secretário de Governo durante as duas gestões do ex-prefeito João Paulo, Múcio Magalhães foi eleito vereador pela primeira vez em 2008, com 9.990 votos. “Tive que aprender a ser vereador e a ser presidente de uma vez só e de forma rápida”, comentou ele, acrescentando que sempre teve muita colaboração dos funcionários da Câmara. “Foi uma experiência positiva e gratificante”, resumiu.
Líder do PSDB na Câmara, a vereadora Aline Mariano falou na sessão plenária desta terça-feira, 28, do papel da oposição em 2010 e disse que o grupo, apesar das cobranças sistemáticas, tem ajudado o Governo no que é de interesse da população. “Não fazemos uma oposição de o quanto pior melhor. Também não considero que o prefeito esteja bem, infelizmente, nem politicamente, nem administrativamente e nem na área social, mas torcemos para que no próximo ano aconteçam as coisas na nossa cidade”.
Líder do Partido Trabalhista Brasileiro na Câmara, Carlos Gueiros defendeu a alternância de poder, durante o discurso de balanço de 2010 na sessão plenária desta terça, 28. O vereador, que preside há 10 anos a Comissão de Finanças e Orçamento, falou da importância da participação e do rodízio das pessoas em todas as funções. Ele é autor de projeto de lei, em tramitação na Câmara, que trata sobre o assunto.
Na última sessão legislativa de 2010, realizada na manhã desta terça-feira, 28, o discurso de despedida do vereador Múcio Magalhães (PT), como presidente da Câmara do Recife, foi de agradecimentos. Ele destacou a honra e o orgulho de ter conduzido os trabalhos da Casa de José Mariano e disse que vai continuar o mandato de parlamentar da bancada do governo, mas que defenderá, acima de tudo, a independência do Poder Legislativo.
A líder da oposição na Câmara do Recife, Priscila Krause (Dem) iniciou seu último pronunciamento do ano citando os números da pesquisa Datafolha que fez um ranking para a avaliação de prefeitos de oito capitais brasileiras. João da Costa aparece com 24% de aprovação, o que lhe garantiu uma das piores colocações na pesquisa, o antepenúltimo lugar. Para ela, os números refletem o sentimento da população nas ruas. “Ao contrário do que declarou o prefeito recentemente, estes dois anos foram de muita promessa e poucas realizações. A cidade esperava mais do prefeito e de sua equipe”.
“A hora é de realização e 2011 será o ano da virada da gestão”. Foram as palavras do vice-líder do Governo na Casa, Inácio Neto (PT), em defesa do prefeito João da Costa e da atual gestão, no discurso de encerramento das atividades plenárias na manhã desta terça-feira, 28. O parlamentar, que exerce o primeiro mandato como vereador do Recife, falou ainda da sua atuação como representante do legislativo municipal e disse que termina o ano realizando o sonho de entrar no Partido dos Trabalhadores. O vereador foi eleito pelo PMN mas, desde novembro, integra a bancada petista na Câmara.
Líder do PHS, o vereador Jairo Britto foi outra voz em defesa da gestão do prefeito João da Costa à frente da Prefeitura do Recife. Durante a sessãod e encerramento desta terça-feira, 28, ele agradeceu o apoio dos parlamentares – em especial aos colegas de partido Estefano Menudo e Edmar de Oliveira. – e, avaliou positivamente o trabalho do prefeito nos últimos dois anos.