O Dia Mundial de Conscientização para a Luta Contra a Violência à Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), será lembrado pela Câmara Municipal do Recife a partir de uma iniciativa do presidente da casa, Múcio Magalhães (PT). Ele vai dedicar todo o grande expediente desta segunda-feira, 14, para debater sobre o tema que representa uma violação dos Direitos Humanos. A data transcorre amanhã, mas devido à mudança de horário da sessão plenária, a homenagem será hoje.
Na manhã desta sexta-feira 11, o presidente Múcio Magalhães (PT) fez uma homenagem ao centenário do escotismo no Brasil. Em seu pronunciamento, falou sobre a importância do movimento para a sociedade e as leis que regem a atuação de um escoteiro. Veja na íntegra o discurso do presidente da Câmara Municipal do Recife.
Motivado pelos princípios originais do escotismo, que propõe a educação não-formal e se preocupa com o desenvolvimento integral de jovens e crianças, o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Múcio Magalhães (PT), realizou sessão solene para comemorar o centenário do movimento no Brasil. Dezenas de escoteiros compareceram à reunião realizada no Salão Nobre, na manhã desta sexta-feira, 11. “Os 100 anos do escotismo são importantes para esta organização e também para a sociedade, que precisa se informar sobre o trabalho e as atividades que vocês desenvolvem. O movimento, sempre com bons propósitos, merece os nossos parabéns pela contribuição que tem dado na boa formação de milhares de jovens em todo o País”, afirmou o vereador.
Os 123 anos do Corpo de Bombeiros de Pernambuco foram reverenciados numa sessão solene promovida pela vereadora Vera Lopes (PPS), na tarde desta quinta-feira (10) no Salão Nobre da Câmara Municipal. Uma placa comemorativa foi entregue pela parlamentar ao Comandante Geral da Instituição, Carlos Eduardo Casa Nova. Em Pernambuco, a corporação é formada por 2.260 militares que, além do combate ao incêndio, atuam em diversas funções como o resgate de pessoas e bens em situação de perigo e o transporte de órgãos para transplantes.
Os vereadores aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira (9) o projeto de lei que isenta do pagamento do estacionamento o usuário responsável, cônjuge ou dependente de paciente internado em hospitais localizados no Recife, que ofereçam o serviço obrigatório. A proposta de Estefano Menudo (PHS) segue agora para análise do Executivo.
No momento em que a sociedade tem cobrado dos poderes públicos o desenvolvimento de obras e serviços que garantam a acessibilidade, a vereadora Aline Mariano (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos, trouxe o debate para a Câmara Municipal do Recife, ao realizar audiência pública sobre o tema “acessibilidade no município”. O Salão Nobre ficou lotado, na manhã desta quarta-feira (09), por pessoas com deficiências e agentes públicos que trabalham com as políticas para este segmento da população. “Precisamos de uma agenda de trabalho que contemple pontualmente as questões da acessibilidade. O poder público e o município em especial têm imensa responsabilidade no provimento de acessibilidade nos mais diversos aspectos”, afirmou a vereadora.
A recente inauguração do Complexo Policial de Paulista, localizado na Praça Frederico João Lundgren, centro da cidade, foi tema de discurso do vereador Estefano Menudo na tarde desta terça-feira (8). O parlamentar exaltou os investimentos em segurança pública feitos pelo Governo de Pernambuco no combate aos crimes organizados e na redução de homicídios e de outras modalidades de delitos no Estado.
Vários enfermeiros lotaram o salão nobre da Câmara Municipal durante a sessão plenária desta terça-feira (8) para pedir apoio aos parlamentares na luta pela isonomia salarial da categoria e a equiparação com os odontólogos na gratificação por produtividade. A vereadora Vera Lopes (PPS) cobrou do secretário de Saúde do Recife o cumprimento do acordo feito com os profissionais em 2009 para incluir as gratificações aos salários. Segundo a parlamentar, até agora os profissionais estão sem reajuste. “Eles fizeram cursos de profissionalização, tiveram a mesma carga horária e ganham menos que os odontólogos. Muitos desses profissionais estão substituindo os médicos nos Programas de Saúde da Família. Eles vacinam, fazem pré-natal das gestantes, visitam as casas dos pacientes, fazem exames, dando inclusive apoio psicológico para as famílias, tratam doenças contagiosas e se expõem. Eles merecem respeito e salário digno”.
O projeto de lei do vereador Gilberto Alves (PTN) que autoriza o Executivo a desapropriar o terreno onde funciona o Hospital Ulysses Pernambucano, mas conhecido como Hospital da Tamarineira foi aprovado por unanimidade na tarde desta terça-feira (8). A matéria ainda será votada em segunda discussão e depois encaminhada à análise do prefeito.
A primeira escuta para elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento das Mudanças Climáticas foi realizada em sessão pública da Câmara Municipal do Recife na manhã desta terça-feira (08), a partir de uma iniciativa conjunta das comissões de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito. Já existente em níveis nacional e estadual, ele também é uma exigência do Plano Diretor para balizar o planejamento urbano. “A Prefeitura do Recife tem manifestado a intenção de formular este plano em diálogo intenso com técnicos ambientalistas e o público em geral interessado em debater o assunto”, afirmou o vereador Luciano Siqueira (PCdoB), que coordenou a reunião.