Notícias

A situação habitacional e o futuro da Zona 06 na Comunidade de Nova Morada, Zona Oeste da cidade, foram temas debatidos na audiência pública, no plenarinho, promovida pelo vereador Davi Muniz (PSB), na tarde desta segunda-feira (18). Segundo o parlamentar, o intuito do evento é buscar soluções referentes à doação de 24 hectares de terras - entre a Caxangá e o Sítio dos Pintos - pertencentes à Universidade Federal Rural de Pernambuco.

“Não existe assistência, nem resposta. Os direitos dessas pessoas estão sendo completamente negados”. Com essas palavras, o vereador Felipe Alecrim (Novo) descreveu a situação atual do atendimento a pessoas com hanseníase no Recife. O parlamentar, que subiu à tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira, durante a reunião plenária, afirmou ter encontrado diversos problemas nas unidades de atendimento dificuldades como falta de pessoal e de materiais nas policlínicas Clementino Fraga, Lessa de Andrade e Agamenon Magalhães.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), destacou, durante a reunião plenária desta segunda-feira (18), o projeto de lei Ordinária de número 47/2024, de sua autoria, que institui o Dia Municipal do Gestor Governamental. A proposta foi aprovada em plenário, em primeira votação, e determina a celebração da data no dia 26 de junho, em homenagem direta ao Dia Estadual do Gestor Governamental.

A vereadora Aline Mariano (PP) disse que o governo do Estado está tentando dificultar a realização do projeto de urbanização Novo Pina, no bairro do Pina, de iniciativa da Prefeitura do Recife, que prevê entre vários equipamentos, a construção de um habitacional que vai atender a cerca de 900 famílias residentes nas comunidades do Bode, Beira Rio e Areinha. Durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (18), a parlamentar fez várias críticas à gestão da governadora Raquel Lyra.

Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (18), o vereador Ronaldo Lopes (PP) repercutiu diversos assuntos. Ele disse ter recebidos reclamações sobre obras em uma escola municipal durante o horário das aula e a interrupção na energia elétrica em comunidades da Zona Norte. Além destes, o parlamentar também abordou problemas enfrentados por usuários de ônibus da empresa Vera Cruz.

O recapeamento de ruas das comunidades UR-7, Cosme e Damião e Brega e Chique, todas no bairro da Várzea, Zona Oeste, foi reforçado pelo vereador Davi Muniz (PSB), nesta segunda-feira (18), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife. Ele informou que já esteve nas comunidades com a secretária de Obras e Planejamento Urbano, Marília Dantas, e com a secretária Executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes, para tentar dar celeridade ao recapeamento, e foi informado que a requalificação de algumas ruas entrariam em processo de licitação.

O vereador Alcides Cardoso (PSDB) afirmou que o Ministério Público de Contas do Estado determinou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) que instaure uma auditoria especial com o objetivo de apurar as denúncias feitas por ele de que houve supostas irregularidades por parte da Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR) na contratação da empresa MC Produções, que realizou os trabalhos para o carnaval deste ano no Recife. “A alegação é de que a empresa MC Produções não tem capacidade operacional, pois é enquadrada como empresa de pequeno porte”, explicou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (18).

A vereadora Liana Cirne (PT) debateu na tribuna da Casa de José Mariano, durante reunião plenária realizada nesta segunda-feira (18), o requerimento nº 801/2024, de autoria do vereador Alcides Cardoso (PSDB), solicitando moção de repúdio ao presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, pela declaração que comparou a resposta de Israel na Faixa de Gaza contra os atos terroristas do grupo Hamas à ação de Hitler contra os judeus, que ficou conhecida como o “Holocausto”. O requerimento foi aprovado, embora 10 parlamentares tenham manifestado em ata posição contrária ao requerimento.

Dois assuntos levaram o vereador Ivan Moraes (PSOL) a dirigir-se à tribuna no pequeno expediente da reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (18). O primeiro foi em relação à ameaça de desabamento do Edifício 13 de Maio, na Rua da União, bairro da Boa Vista, e o segundo tema foi acerca de uma empresa que fornece refeições nas unidades de acolhimento para adultos e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Segundo o parlamentar, a empresa não tem condições de realizar os serviços por apresentar irregularidades.

A demora na entrega das obras de ampliação da Creche Municipal Futuro do Amanhã, no bairro de San Martin, foi alvo de um discurso proferido pelo vereador Fred Ferreira (PL) nesta segunda-feira (18), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Na tribuna da Casa, o parlamentar teceu críticas à forma como a expansão das vagas no ensino infantil tem sido concretizada pela Prefeitura. De acordo com ele, faltam espaços físicos próprios destinados a essas unidades no município.