O vereador Professor Mirinho (SD) fez um apelo à governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, para que aumente o efetivo de policiais militares no Recife, em especial, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade. “O que estava ruim [a segurança], piorou completamente. Agora, ninguém pode mais ir às ruas do bairro que pode ser assaltado”, disse ele, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (7).
O vereador Victor André Gomes (União Brasil) anunciou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (7), uma parceria para pensar em obras, com um deputado estadual que, segundo ele, “tem o potencial de mudar positivamente os rumos da nossa cidade e das nossas comunidades”. O parlamentar também repercutiu os dados da “primeira década de ação pela segurança no transito”, da ONU, que comprovam ter havido um aumento no número de acidentes de trânsito no Brasil.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) repercutiu uma suposta informação divulgada por representantes e correligionários do Governo do Estado, que estiveram nas ruas do Bode, no Pina, Zona Sul, dizendo que a atual gestão é a verdadeira responsável por destravar a construção dos habitacionais Encanta Moça I e II, localizados no terreno do Aeroclube, sonho de décadas da comunidade. Uma nota contestando essa informação, elaborada pelo Coletivo Novo Pina, formado por moradoras e moradores do Bode, foi lido pela parlamentar na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira (07).
A proteção e o cuidado animal foram temas de discursos da vereadora Aline Mariano (PP), ao exaltar o requerimento de número 7836/2023, de autoria conjunta com outros 16 parlamentares, que pede a realocação dos animais do Parque 13 de Maio em razão de estarem em ambientes inadequados, submetidos à poluição sonora do Centro da Cidade. O requerimento foi aprovado. Durante o pequeno expediente da reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (7), a parlamentar destacou a importância do documento para que os animais sejam encaminhados “a um espaço de melhor convivência”.
Uma das mais importantes comendas concedidas pela Câmara Municipal, o Título de Cidadão do Recife, foi entregue em reunião solene realizada na noite desta quinta-feira (3), ao empresário do mercado segurador, Ronaldo Dalcin, presidente do Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste. “Esta honraria é destinada apenas a quem tenha alcançado destaque em atividades culturais, políticas, científicas e sociais, interferindo diretamente na realidade do município, prestando serviços relevantes à cidade e a sua população. Eu gosto de ressaltar que poucos farão jus a esta honraria. Afinal, não é fácil ser merecedor dela”, ressaltou o vereador Zé Neto (PROS), autor da homenagem.
A cultura popular foi alvo de uma celebração promovida pela Câmara do Recife na noite desta quarta-feira (2). Por iniciativa do vereador Hélio Guabiraba (PSB), afoxés, bois, blocos de samba, maracatus, cirandas, artistas, produtores e outros representantes da cultura popular pernambucana foram homenageados no plenário da Casa de José Mariano. O vereador Rinaldo Junior (PSB) presidiu a reunião solene.
Com a finalidade de homenagear a passagem dos 198 anos de fundação da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), comemorado em 11 de junho, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na tarde desta terça-feira (1º), por iniciativa da vereadora Michele Collins (PP). Na justificativa da solenidade, a parlamentar lembrou que a instituição atua não só na preservação da ordem pública como também na realização de importantes ações sociais, a exemplo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e que são quase dois séculos de relevantes serviços prestados em prol da segurança pública.
O estupro a uma criança de 2 anos de idade, que estava com a sua mãe em uma casa abrigo na Região Metropolitana do Recife, foi tema de discurso da vereadora Aline Mariano (PP), durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (1º). No retorno das atividades parlamentares, ela ressaltou que a finalidade da casa abrigo é “receber e acolher mulheres vítimas de violência doméstica", mas o que aconteceu foi exatamente o contrário. Ainda na reunião Ordinária, a parlamentar voltou à tribuna e criticou o programa anunciado pelo Governo de Pernambuco para conter a violência no Estado.
No retorno das atividades parlamentares da Câmara do Recife, nesta terça-feira (1º), o vereador Rinaldo Junior (PSB) voltou a falar sobre a importância de um acordo entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife para a inauguração do Centro de Referência da Pessoa Idosa, em Areias, na Zona Oeste da cidade. “O Centro também ofereceria consultas pediátricas. Se ele tivesse sido inaugurado, teríamos mil consultas pediátricas por mês”, disse. O parlamentar também informou ter recebido denúncias de que o Hospital Geral de Areias, na Estância, Zona Oeste, encontra-se sem atendimento pediátrico.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) anunciou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (1º), que não irá se candidatar a vereador do Recife no pleito de 2024. Segundo ele, a decisão foi tomada desde a campanha eleitoral de 2016, antes mesmo de ser eleito no primeiro mandato. “Desde antes de entrar nesta Casa, eu já dizia do meu compromisso de renovação da política e isso se traduzir, entre outras coisas, no meu compromisso de fazer apenas dois mandatos consecutivos no cargo que fosse”, afirmou.