Dois requerimentos de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL) voltados à proteção de crianças foram destacados durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (7). O requerimento número 10085/2025 sugere indicação ao prefeito para determinar a retomada da execução e agilidade na conclusão da obra da Creche Municipal Novo Pina, no bairro do Pina. O vereador mostrou fotos da unidade de ensino. “Vemos aqui as imagens das salas das crianças ao lado de uma obra parada sem nenhum tipo de proteção. O tapume está podre e as crianças passando por perto. A ferragem está exposta e a obra, há um ano parada”, lamentou. Já o requerimento, número 10087/2025, faz uma indicação ao presidente da Emlurb para a instalação de cercado ou corrimão em todo o perímetro da Praça da Primeira Infância, no bairro Ibura, bem como a retirada do brinquedo denominado Carrossel Inclusivo desta e de todas as demais praças do Recife, tendo em vista os acidentes já ocorridos. "Eu venho registrar que semana passada uma criança perdeu o seu dedo no gira gira da Praça da Infância no Ibura. Por isso, eu apresentei uma notícia crime no Ministério Público para que a gestão possa ser responsabilizada pelo que aconteceu”.
Ao debater dois requerimentos de sua autoria, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (7), a vereadora Liana Cirne (PT) concedeu votos de aplausos à Igreja Batista Coqueiral e à 24ª Parada da Diversidade de Pernambuco. Suas proposições foram debatidas pelos vereadores Luiz Eustáquio (PSB), Jô Cavalcanti (PSOL) e Rinaldo Júnior (PSB). As duas matérias legislativas foram aprovadas.
A vereadora Liana Cirne (PT) repercutiu, na tribuna da Casa de José Mariano, que protocolou uma notícia crime por intolerância religiosa contra a deputada federal Clarissa Tércio. O discurso de Cirne foi realizado na reunião plenária desta terça-feira (7). “A deputada federal associou as religiões de matriz africana às trevas, desrespeitando milhões de pessoas que professam a fé de matriz africana. Mas o que mais nos causou espécie foi a deputada Clarissa Tércio dizer que não poderiam as pessoas evangélicas comparecerem ao culto em que Janja estava presente. Então, a deputada esquece que Deus não faz acepção de pessoas. E, mais perigoso, usa a religião para fazer proselitismo político professando a intolerância religiosa. Isso é muito grave”.
Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (7), o vereador Fred Ferreira (PL) lembrou que amanhã (8) se comemora em Pernambuco o Dia Estadual de Valorização da Vida do Nascituro. Ele também parabenizou a Igreja Assembleia de Deus que, na semana passada, realizou uma campanha de doação de sangue. “Centenas de pessoas atenderam ao chamamento. Parabenizo o Pastor Ailton e Ailton Júnior, que estavam à frente da ação. Uma doação de sangue pode ajudar até quatro pessoas”, disse. Em relação ao Dia do Nascituro, cuja data foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado para promover a valorização da vida desde a concepção, o vereador disse que reafirmava “o compromisso em defesa da vida humana desde a concepção até a morte natural”.
A extensa e reconhecida trajetória jurídica de relevância nacional do desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) Rogério Favreto recebeu mais um item: o Título de Cidadão do Recife. A honraria foi entregue em reunião solene realizada na noite desta segunda-feira (6), pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Felipe Francismar (PSB), após ter sido aprovada por unanimidade no plenário da Casa. A solenidade foi conduzida pelo vereador e também presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá (PSB).
Na tarde desta segunda-feira (6), a vereadora Kari Santos (PT) promoveu uma reunião pública para discutir a questão da Palestina. Em 7 de outubro de 2023, houve um ataque do grupo palestino Hamas contra Israel. E Israel respondeu com bombardeios na Faixa de Gaza, atingindo alvos civis, como escolas e hospitais. Parlamentares, sociedade civil, movimentos populares e conselhos de moradores estiveram presentes no plenarinho da Casa de José Mariano. “Estamos aqui com a segunda comunidade árabe do país, que é a cidade do Recife, e aqui é um espaço de poder", disse a parlamentar ressaltando a participação de vereadoras na reunião. "Esse espaço de poder é representado pelas vereadoras dessa Casa que possuem compromisso também com a luta internacional".
O vereador Paulo Muniz (PL) destacou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (6), o projeto de decreto legislativo de nº 45/2025, de sua autoria, que concede a Medalha de Mérito José Mariano ao deputado federal André Ferreira (PL). “André Ferreira, quando vereador do Recife, aprovou a lei que dá o sinal sonoro de sinais de trânsito em frente a escolas e hospitais. Graças ao deputado André Ferreira, a moça que foi agredida com 61 socos dentro de um elevador entrou na prioridade da fila do SUS para operar o rosto e foi operada em dois dias. Infelizmente, se essa lei não existisse, ela ia esperar de três a quatro meses para fazer a cirurgia. André Ferreira sempre trabalhou pelo Recife desde vereador e é amigo dos amigos”, afirmou.
O futuro do campo de várzea do Centro Social Urbano (CSU) no bairro do Engenho do Meio foi tema de discursos proferidos nesta segunda-feira (6) por dois parlamentares da Câmara do Recife. Durante a reunião plenária do Poder Legislativo, os vereadores Aderaldo Pinto (PSB) e Osmar Ricardo (PT) se pronunciaram contra um plano do Governo de Pernambuco: construir um conjunto habitacional no espaço de lazer.
Uma série de requerimentos de autoria do vereador Agora é Rubem (PSB) sugerindo serviços de infraestrutura em diversos bairros do Recife foi destacada e aprovada no plenário da Câmara Municipal do Recife, na reunião realizada nesta segunda-feira (6). O autor das matérias e o vereador Felipe Alecrim (Novo) subiram à tribuna para repercutir as proposições.
O requerimento nº 9.635/2025, de autoria do vereador Thiago Medina (PL), que faz um apelo ao reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para que, "no âmbito de sua autoridade e competência, adote as providências cabíveis a fim de tornar sem efeito o edital nº 31/2025, por flagrantes nulidades de legalidade e finalidade", foi debatido na Câmara do Recife. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (6), além do autor do requerimento, que celebrou a suspensão do edital do Programa Nacional de Educação para Áreas de Reforma Agrária (Pronera) pela Justiça Federal antes mesmo da discussão de hoje, também abordou o assunto na tribuna da Casa, e recebeu apartes, a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL).