Uma audiência pública para tratar sobre a educação do Recife foi realizada na manhã desta quarta-feira (12), no plenarinho da Câmara Municipal, por iniciativa dos vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Eduardo Moura (Novo). O evento contou com a presença de profissionais da área, além de pais e responsáveis de estudantes da rede.
Presidida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se nesta quarta-feira (12), de forma híbrida, e fez a análise e aprovação do projeto de lei Ordinária de número 98/2023. De autoria do vereador Paulo Muniz (PL), a proposta pede que 22 leis sejam revogadas, com o objetivo de "contribuir para a desburocratização do município". Além disso, outros 39 projetos de lei foram distribuídos para análise. Também participaram da reunião os vereadores Samuel Salazar (MDB), Gilberto Alves (PRD), Carlos Muniz (PSB) e Gilson Machado Filho (PL).
A Comissão Mista da Câmara Municipal do Recife, composta pela junção das comissões de Legislação e Justiça e a de Finanças e Orçamento, foi instalada em reunião híbrida realizada na manhã desta quarta-feira (12). O objetivo desse novo colegiado é proceder a análise das contas do Poder Executivo referentes aos anos de 2010 e 2020, que já passaram pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE).
Presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu sua primeira reunião deliberativa do ano, na tarde desta terça-feira (11), e recebeu representantes do Conselho de Moradores de Brasília Teimosa e, também, do movimento de professores que compõem o cadastro de reserva da rede municipal de ensino.
O requerimento nº 967/2025 do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) foi discutido no plenário pelo autor, nesta terça-feira (11), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. A proposição, que foi aprovada, faz indicação à Presidente da CTTU para providenciar a inclusão de uma sinalização de “giro livre à esquerda” na Avenida Conselheiro Aguiar, no bairro de Boa Viagem, zona Sul da cidade. O vereador Eduardo Moura (Novo) fez uso do aparte.
Mesmo com o fim do período carnavalesco, a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) defendeu na tribuna do plenário a distribuição de água potável gratuita no Carnaval. Três requerimentos de sua autoria sobre o assunto foram aprovados pela Câmara do Recife, nesta terça-feira (11). Os pedidos, direcionados à Prefeitura do Recife, à Secretaria-Executiva de Defesa do Consumidor da capital, e ao Governo do Estado, solicitam a criação de “ilhas de hidratação” durante a festa e o cumprimento de uma normativa que prevê a distribuição gratuita de água em eventos privados. “Se em eventos privados já existe uma normativa e se exige a disponibilização de água gratuita, o poder público também deve seguir o mesmo, principalmente nas festividades”, argumentou Jô Cavalcanti. “A gente vem passando por uma situação de mudança climática e, de acordo com a portaria de nº 44/2024, da Secretaria Nacional do Consumidor, já se estabelece essa obrigação de disponibilizar água em eventos privados. Justamente, ampliamos essa obrigação para o Carnaval”.
Durante a reunião da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (10), foram distribuídos nove projetos de lei entre os membros do grupo para análise e apresentação de pareceres. Entre outros pontos, o presidente do colegiado, vereador Tadeu Calheiros (MDB), e a vereadora Flávia de Nadegi (PV) acordaram para o próximo dia 19, a realização da audiência pública destinada a apresentação do Relatório de Gestão em Saúde do Município referente ao último quadrimestre de 2024.
Capacitação de guardas municipais; instalação de banheiros públicos no Parque das Graças; conclusão da obra de drenagem e de calçamento na Rua Joaquim Távora, no bairro da Encruzilhada; realização de vistoria e avaliação técnica no habitacional Eduardo Campos, na Linha do Tiro e adoção de medidas de micro e macrodrenagem, no Canal da Borborema, em Boa Viagem. Essas solicitações fazem parte de um conjunto de 12 requerimentos de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo), debatidos e aprovados na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (11). A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) participou dos debates.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (11), o vereador Thiago Medina (PL) destacou dois requerimentos de sua autoria. O requerimento de número 376/2025 pede que verbas destinadas ao Carnaval de 2025 sejam destinadas para a indenização das pessoas afetadas por deslizamentos de barreiras e a reparação aos munícipes pelos danos patrimoniais causados pelas inundações ocorridas nesta primeira semana de fevereiro de 2025. “Eu não estou querendo desmerecer quem gosta de Carnaval, o meu intuito é fazer com que a Prefeitura do Recife destinasse milhões de reais para problemas reais da cidade”, disse. O outro requerimento foi o de número 707/2025, que pede que seja redirecionado 50% das verbas municipais destinadas ao São João 2025 para promover obras preventivas a alagamentos e deslizamento de barreiras, como obras de drenagem das vias públicas e construção de muros de arrimo. Os dois requerimentos foram rejeitados em plenário por 17 votos a 5.
O requerimento nº 168/2025 de autoria do vereador Alef Collins (PP) foi amplamente discutido pelos vereadores na tarde desta terça-feira (11), durante reunião plenária da Casa de José Mariano. A proposição faz um apelo ao Secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas do Estado de Pernambuco no sentido de implantar, pelo menos, um hub de cuidados em crack e outras drogas. O autor iniciou o debate e os vereadores Jô Cavalcanti (PSOL), Luiz Eustáquio (PSB), Gilson Machado Filho (PL) e Felipe Alecrim (Novo) também fizeram uso da tribuna e se revezaram na fila de apartes.