O Dia Mundial do Grafite, celebrado hoje, 27 de março, e o Dia de Conscientização sobre Epilepsia, transcorrido ontem, 26 de março, foram datas destacadas pela vereadora Pretas Juntas (PSOL) na tribuna da Câmara do Recife durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (27). A parlamentar aproveitou para convidar a população para debater com ela políticas públicas para quem convive com epilepsia, durante audiência pública que realizará nesta terça-feira (28), no plenarinho, às 14h30.
Autor da lei municipal 19.034/2023, que foi sancionada na semana passada pelo prefeito João Campos, o vereador Chico Kiko (PP) comentou que a nova legislação foi elaborada diante da repercussão do caso do anestesista Giovanni Quintella Bezerra que estuprou mulheres durante exames obstétricos no Rio de Janeiro. "Essa lei vai garantir a segurança das mulheres nos nossos centros de saúde municipais", disse o parlamentar na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27).
Prestar informações e atuar em casos que envolvem a previdência social, ajudando seus clientes a planejarem e obterem o acesso a direitos como a aposentadoria. Esse é o papel do advogado previdenciário, que tem no Recife o 10 de março reservado como o seu dia no calendário oficial. Para celebrar a data, a Câmara Municipal promoveu uma reunião solene na tarde desta sexta-feira (24), por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). O evento, que foi presidido pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB), prestou homenagem a doze advogados previdenciários.
O Galo da Madrugada considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Recife; a inclusão do Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra no calendário oficial; novas regras para construção e manutenção de guaritas nos edifícios. Durante as reuniões plenárias da Câmara do Recife, nesta segunda (20) e terça-feira (21), as vereadoras e os vereadores aprovaram três importantes projetos de lei, em segunda votação. As matérias seguem para sanção do prefeito João Campos.
Na manhã desta sexta-feira (24), o limoeirense Maurílio Rodrigues da Silva, médico cardiologista, tornou-se cidadão recifense, numa iniciativa do vereador Osmar Ricardo (PT). O vereador Zé Neto (PROS) presidiu a reunião solene bastante prestigiada e que contou com a presença de diversas autoridades, familiares e amigos no plenário da Casa de José Mariano. “Maurílio Rodrigues, um profissional paciente que faz da empatia um instrumento de trabalho tão importante quanto o conhecimento médico”, disse Osmar Ricardo.
A primeira reunião da nova composição da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife para o biênio 2023-2024, foi realizada nesta sexta-feira (24). Em pauta a discussão
sobre várias ações e o cronograma de atividades a serem desenvolvidas pelo colegiado. Na ocasião, o presidente, vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), coordenou também distribuição de três projetos de lei. Participaram da reunião, os vereadores Joselito Ferreira (PSB) e Ivan Moraes (PSOL).
Em reunião solene realizada na noite desta quinta-feira (23), o vereador Samuel Salazar (MDB) entregou o Título de Cidadão do Recife ao empresário Josberto Raimundo da Silva, que é natural do município de Frei Miguelino-PE, nacionalmente conhecida como a “Cidade dos Garçons”. O empresário recebeu a comenda porque “desempenha um esmerado trabalho no ramo gastronômico, colaborando com o desenvolvimento econômico e social do nosso município”, segundo o parlamentar.
Criada em 20 de fevereiro de 1973, a Autarquia de Urbanização do Recife (URB) chega aos 50 anos com uma história de contribuições para a capital, por meio de serviços de engenharia e obras estruturais. Para comemorar a data, a Câmara do Recife realizou uma solenidade nesta quinta-feira (23) no plenário da Casa de José Mariano. O evento, promovido por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), foi conduzido pelo presidente do Poder Legislativo municipal, o vereador Romerinho Jatobá (PSB).
Sob a presidência do vereador Felipe Francismar (PSB), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras aprovou oito projeto de lei de autoria do Poder Executivo, em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (23). Todos eles têm o mesmo teor: alterar o zoneamento da cidade, que é o nome dado ao conjunto de regras das atividades que podem ser instaladas nas diferentes localidades do município. Em geral, o zoneamento é alterado devido à necessidade de parcelamento, uso e ocupação do solo urbano.
Natural de Fortaleza, a influenciadora digital e publicitária, Alessandra Pires, chegou para morar na capital pernambucana há oito anos, e na manhã desta quinta-feira (23) recebeu o Título de Cidadã do Recife na Câmara Municipal, numa iniciativa do vereador Fred Ferreira (PSC). O vereador Victor André Gomes (União Brasil) presidiu a solenidade que contou com a presença de vários familiares e amigos.