A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) promoveu uma reunião solene em homenagem ao Dia Internacional da Dança. Vários artistas da cena cultural local compareceram ao plenário da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (8). O Dia é comemorado anualmente em 29 de abril e foi instituído pelo "Comitê Internacional da Dança" da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982. Durante a solenidade, 38 artistas receberam um diploma das mãos da parlamentar. A vereadora Preta Juntas (PSOL) presidiu o evento.
Em encontro realizado na tarde desta segunda-feira (8), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife aprovou dois projetos de lei, sendo um de autoria do prefeito João Campos (PSB), e outro projeto de lei Ordinária, de autoria de vereadores. Além do presidente do colegiado, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), também estiveram presentes os vereadores Joselito Ferreira (PSB) e Ivan Moraes (PSOL).
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) revelou que é um dos incentivadores das obras de melhoria do Mercado de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, que vem sendo realizada há cerca de um ano. "Fomos convidados pelos feirantes a participar do diálogo com a Prefeitura desde quando foi anunciada a tão sonhada reforma. E é muito gratificante ter o reconhecimento deles, que sabem da nossa luta desde o início para que pudessem ser tratados com o devido respeito e valor", disse, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (8).
A campanha Maio Laranja, que tem como objetivo promover a conscientização contra o abuso e à exploração sexual infantil, será marcada na Câmara do Recife pela promoção de ao menos dois eventos neste mês. Na reunião plenária desta segunda-feira (8), a Casa aprovou dois requerimentos de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) – um pela realização de uma solenidade e o outro, de uma reunião pública – que colocarão o tema em debate. O Maio Laranja foi, também, alvo de um discurso proferido pela parlamentar na tribuna do plenário nesta manhã.
A assinatura da ordem de serviço de pavimentação da Rua Rio Una, no bairro do Ibura, Zona Sul da cidade, feita pelo prefeito João Campos (PSB) foi o tema de destaque do vereador Ebinho Florêncio (Podemos) na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (8). O parlamentar ressaltou que a obra é uma reivindicação antiga dos moradores da localidade. “É uma vitória que deixará um legado no bairro”, afirmou.
O aniversário de três anos do falecimento do ex-vereador do Recife e ex-deputado federal Vicente André Gomes foi lembrado pelo sobrinho, o vereador Victor André Gomes (União Brasil), na tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (8). Ele salientou a importante atuação do tio, na cidade, em especial no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte. Durante a reunião Ordinária, o parlamentar mencionou a “morte precoce” de Vicente André Gomes em decorrência da covid-19, ainda no início da pandemia no Brasil. “Ele foi uma figura singular para a política pública da nossa cidade. Um ser humano genuíno”, destacou.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) debateu o projeto de lei número 91/2021, de sua autoria, que assegura a inserção de mensagens de incentivo à doação de sangue em notificações, boletos e demais correspondências emitidas pela administração direta e indireta, pelas concessionárias municipais e pelas empresas terceirizadas prestadoras de serviços públicos para o município do Recife. “Esse projeto visa mobilizar a sociedade e desmitificar a doação de sangue. Há muitos mitos, em torno das doações, que precisamos desfazer”, afirmou a parlamentar, na reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira (8), pela Câmara Municipal do Recife.
O vereador Victor André Gomes (União Brasil) ressaltou o requerimento de sua autoria, número 4689/2023, sobre a realização de uma audiência pública no plenarinho, próximo dia 31, às 15h, para tratar sobre o Maio Amarelo. O assunto foi tema do pronunciamento do parlamentar realizado nesta segunda-feira (8), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.
A vereadora Andreza Romero (Podemos) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante reunião plenária realizada nesta segunda-feira (8), para destacar dois assuntos. O primeiro foi em relação a uma denúncia de agressão a um animal, e o segundo foi para exaltar o projeto de lei denominado Protocolo Violeta, com o objetivo de prevenir e combater a violência e importunação sexual nos estabelecimentos especificados.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu e foi aprovado, durante a reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira (8), pela Câmara Municipal, três votos de aplauso de sua autoria destacando eventos e pessoas que fazem a cultura do Recife. “Até parece que todas as semanas estou aqui, na tribuna, para falar desse tema. Mas é que este é o meu lugar de fala”, explicou a parlamentar. Um dos requerimentos focou a realização do projeto Curta a UFPE, que busca transformar a universidade de território de convivências; o segundo teve como objetivo congratular-se com a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, com a produtora Métron Produções e com o diretor teatral Ruy Aguiar; e o terceiro, parabenizou o Grupo Experimental de Dança pelos 30 anos de existência.