Câmara do Recife celebra os 68 anos do Hospital Jayme da Fonte

Pela história, referência no setor médico e pioneirismo na cidade, a Câmara Municipal do Recife homenageou, numa iniciativa do vereador Alcides Cardoso (PSDB), na tarde desta segunda-feira (30), os 68 anos de fundação do Hospital Jayme da Fonte, localizado no bairro das Graças, Zona Norte. A instituição médica já chegou a receber o título de eficiência à UTI coronária pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e a Epimed Solutions. A reunião solene foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), e contou com a presença de amigos, familiares e colaboradores do atual complexo hospitalar.

Ao lado dos vereadores, também compuseram a mesa da solenidade o diretor do Hospital Jayme da Fonte, Antônio Jayme da Fonte; o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Cândido Saraiva; o juiz de direito Virgínio Carneiro Leão; e Arthur Carvalho, representando a Associação de Imprensa de Pernambuco. Durante a reunião solene foi realizada a exibição de um vídeo institucional do Hospital Jayme da Fonte. 

Autor da homenagem, o vereador Alcides Cardoso ressaltou que o Recife tem o maior polo médico do Norte e Nordeste, sendo o segundo do Brasil, e que o Hospital Jayme da Fonte tem dado uma enorme contribuição para que a cidade seja referência no setor. "É preciso destacar o seu pioneirismo, já que o Hospital Jayme da Fonte foi o primeiro pronto-socorro particular a entrar em operação na capital, ainda em 1955, graças à tremenda visão do doutor Jayme Wanderley da Fonte. Hoje, é um complexo hospitalar, o qual integra o Jayme da Fonte Diagnóstico, com mais de 200 leitos, e que possui certificações das mais importantes instituições que verificam a qualidade dos serviços de saúde no País", disse. 

Segundo Alcides Cardoso, os quase 70 anos de existência da instituição são representados no atendimento de excelência e de investimento no processo de humanização para que os pacientes possam se sentir acolhidos e seguros. "Não à toa o Hospital Jayme da Fonte foi recertificado neste ano pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que tem a sua avaliação focada, justamente, na segurança dos pacientes. E tudo isso se deve a uma gestão extremamente competente e que prioriza o cumprimento dos mais rigorosos padrões éticos, técnicos e que tem como um de seus fundamentos o desenvolvimento contínuo de seus profissionais, não esquecendo da modernização da própria gestão", enfatizou. Ele pediu uma salva de palmas ao Hospital Jayme da Fonte e todos os seus colaboradores, ao final do discurso e fez a entrega de uma placa comemorativa ao diretor do hospital, Antônio Jayme da Fonte,

Por sua vez, ao ocupar a tribuna da Câmara Municipal, Antônio Jayme da Fonte, agradeceu a homenagem pela passagem dos 68 da instituição, que foi criada pelo seu pai. "É motivo de honra, orgulho e também muita responsabilidade carregar essa trajetória. Entendemos que a trajetória do hospital faz parte da história da saúde de Recife e de Pernambuco. Durante essa caminhada, vimos o Recife se transformar, evoluir e, hoje, está consolidado como um dos maiores polos médicos do Brasil, dinamizando a economia e gerando emprego e renda, contribuindo assim para o desenvolvimento de toda a região do Nordeste", disse.

 O diretor do hospital Jayme da Fonte lembrou, também,  que a história da instituição começou com a realização do sonho de um médico visionário, à frente do seu tempo, que construiu todo o legado ao lado da esposa, Creusa Meira da Fonte. "Meu pai foi um médico dedicado a seguir o juramento, consagrando a sua vida à serviço da humanidade, da saúde e do bem-estar dos pacientes, com total respeito à vida humana e ética. Esse compromisso cumprido até novembro de 1986, quando ele nos deixou, ficou como legado e ensinamento para os filhos que assumiram a gestão do hospital, inspirados nos valores deixado pelo nosso patriarca. Reconhecemos que a sua ausência jamais será superada, mas buscamos realizar o que acreditamos que seria o seu desejo. Com muito esforço e trabalho, seguimos com o compromisso de cuidar das pessoas com segurança e qualidade, buscando sempre o seu bem-estar", garantiu. 

Antônio Jayme da Fonte aproveitou a ocasião para agradecer a todos que compõem a instituição. "Ainda temos muito caminho a percorrer. Em momentos como esse, é importante reconhecermos e agradecermos o apoio que recebemos de muitos amigos, dos colaboradores, da equipe técnica, dos gestores e dos médicos que, neste mês de outubro, celebraram o seu dia. Agradeço ainda aos meus irmãos e irmãs que, juntos, colaboraram para que o sonho do nosso pai continue firme e forte. Apesar de todas as dificuldades que o mundo corporativo nos coloca, o nosso compromisso é de permanecer trabalhando com a mesma dedicação e visão de futuro, sem esquecer da nossa origem recifense. Eu me sinto realmente emocionado com essa homenagem e agradeço ao vereador Alcides Cardoso por ela", finalizou. 

O vereador e presidente da solenidade, Felipe Alecrim, ressaltou a "grande alegria de poder abrir as portas desta Casa para pessoas e instituições que fazem a diferença na vida do recifense e também da nossa cidade". Em seguida, ele finalizou a reunião solene convidando a todos a acompanhar o Hino da Cidade do Recife. 

Clique aqui e acompanhe a solenidade na íntegra.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 30.10.2023