O armamento da Guarda Municipal foi tema de debates na Câmara Municipal do Recife nesta segunda-feira (12). Durante a reunião plenária, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) subiu à tribuna para defender a política de armamento da corporação, o que motivou o posicionamento de diversos parlamentares da Casa.
O porte de arma de fogo por parte dos integrantes da Guarda Municipal do Recife foi o tema abordado pelo vereador Professor Mirinho (SD), na reunião plenária híbrida ocorrida na manhã desta segunda-feira (12), na Câmara Municipal do Recife. Ao fazer a defesa do direito do armamento como reforço para fortalecer o combate à criminalidade ele se empolgou e disse que “A Guarda Municipal é o cartão postal de nossa cidade” um vez que, em seu entendimento, “para onde se vai tem um guarda trabalhando”.
O vereador Professor Mirinho (SD) discutiu e aprovou dois requerimentos de sua autoria com o objetivo de beneficiar a Lagoa do Araçá, localizada no bairro da Imbiribeira, Zona Sul. “Ela é a única lagoa natural do Recife e da Região Metropolitana. Sei que, hoje, ela recebe um olhar especial por parte dos poderes públicos, devido às requalificações dos seus parques, píers e iluminação pública. Mas estamos com outros problemas que apresento nos requerimentos”, afirmou, na reunião plenária híbrida ocorrida na manhã desta segunda-feira (12), na Câmara Municipal do Recife.
Na condição de presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Michele Collins (PP) fez uma prestação dos trabalhos realizados pelo colegiado durante o exercício de 2022. “Não temos nos furtado em cumprir o nosso papel, seja no recebimento e encaminhamento de denúncias relativas à violação de direitos humanos, no acompanhamento de políticas públicas destinadas à proteção dos mais vulneráveis, na escuta de demandas de entidades não-governamentais que atuam na área social, entre outras atribuições inerente ao nosso colegiado”, avaliou, na reunião plenária híbrida ocorrida na manhã desta segunda-feira (12), na Câmara Municipal do Recife.
Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (12), o vereador Zé Neto (PROS) destacou a solene, de sua iniciativa, realizada no último dia 3, em homenagem ao centenário do bairro de Jardim São Paulo. Ele também celebrou as ações que foram executadas no bairro pela Prefeitura do Recife e enviou agradecimentos ao prefeito João Campos e secretários municipais.
Na reunião Ordinária remota da Câmara do Recife desta segunda-feira (12), o vereador Professor Mirinho (SD) agradeceu a atenção recebida pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) no atendimento ao requerimento de número 7974/2022, de sua autoria, que pede a implantação de lombadas e faixas de pedestres em duas ruas no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da cidade. As ruas Serafim Couto e Professora Rosilda da Costa foram beneficiadas com a iniciativa do parlamentar.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) defendeu, na reunião Ordinária remota da Câmara do Recife desta segunda-feira (12), a volta da meia passagem aos domingos no transporte público coletivo que circula na capital. Ele aproveitou o comentário nesse sentido feito pela coluna de Mobilidade do Jornal do Commercio na edição de hoje, que fala sobre o não cumprimento da promessa da meia passagem e o prejuízo causado aos trabalhadores. "O domingo é conhecido em todo lugar como a folga do trabalhador, e hoje a passagem está muito cara. Esse benefício social conquistado por trabalhadores veio no momento certo, em 2017”, destacou.
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (12), durante a reunião plenária, o requerimento nº 12.415/2022, de autoria do vereador Alcides Cardoso (PSDB), que solicita ao Governo do Estado que reforce o policiamento ostensivo na orla da praia de Boa Viagem. Durante a discussão, Cardoso frisou que o motivo principal do pedido são os recentes casos de arrombamento dos quiosques recém-entregues pela Prefeitura a comerciantes da orla.
Lançado em 2021, o Gabinete do Centro do Recife (Recentro) foi tema de um discurso proferido pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB) nesta segunda-feira (12), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Na tribuna da Casa, o parlamentar solicitou ao Poder Executivo que incrementasse a dotação orçamentária destinada ao programa, que visa a coordenar a revitalização dos bairros históricos de São José, Santo Antônio e do Recife.
Os requerimentos 12.494/2022 e 12495/2022, ambos da vereadora Liana Cirne (PT), foram debatidos pela própria parlamentar, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (12). O primeiro trata de uma audiência pública, no dia 06/02/2023, às 14h, sobre irregularidades de grupos culturais e agremiações carnavalescas. O segundo irá debater a Lei do Silêncio e o Racismo Cultural e Religioso, no dia 08/02/2023, às 14h.