Gerlane Lops é cidadã do Recife
A vereadora Aline Mariano dirigiu-se à tribuna enaltecendo o trabalho de Gerlane Lops e ressaltou que o talento da artista já surgiu desde a infância. “Gerlane Lops, esta olindense que vira cidadã do Recife hoje, Deus te deu a graça divina conjugada harmonicamente entre a vocação e o talento. Nasceu com a vocação de soltar a voz. Solta a voz de forma tão primorosa que encanta à primeira vista. Aos quatro anos de idade, já ecoava o seu canto no Coral Catavento, aqui no Recife, cidade irmã da sua Olinda. Com o tempo, aprendeu que sua grande alegria seria trazer sua melodia e que para ser feliz bastava cantar”.
A parlamentar confessou que sentia muita felicidade por ter sido autora da iniciativa e citou momentos artísticos da cantora. “Estou muito feliz em ser autora desse Título. Gerlane canta com a alma e o coração. Parece que aprendeu a emocionar as pessoas que ouvem o seu canto belo. O reconhecimento ao seu talento começou em 1996 quando conquistou o 1º lugar na eliminatória pernambucana e 3º lugar na classificação geral do “Festival Canta Nordeste”, realizado pela Rede Globo, com a música “Tempo de Varanda”. De lá para cá, a sequência de prêmios foi crescendo. Brilhou no espetáculo de música, poesia e teatro “Lorca – Canções de Lua”, uma homenagem aos 100 anos de nascimento do poeta espanhol Federico Garcia Lorca. Em 2004, lançou o CD “Gerlane Lops”, que contou com músicas de sua autoria. Em 2007, apresentou, no Marco Zero, o show “Em tom de samba”, no qual dividiu o palco com artistas como Martinho da Vila, Elza Soares, Luiz Melodia, Antônio Nóbrega e Alcione”. Em 2012, participou do trio da Ambev, no carnaval de Recife (PE), dividindo o palco com artistas como Beth Carvalho e Martinho da Vila”.
Ao finalizar suas palavras, Aline Mariano enalteceu que a arte estava sendo homenageada na Casa de José Mariano e que o Recife abraçava Gerlane Lops. “Meu coração bate mais forte porque aqui também estamos homenageando a arte. Receba este Título com a certeza de que esta cidade, que te adotou, a ama. Uma cidade que transborda cultura, aconchego e amor. Você agora, como nova cidadã recifense, de fato e de direito, está sendo trazida pelo braço, adotada de coração e alma. Recife que te recebe hoje é a de Manuel Bandeira, das batidas do maracatu, dos manguezais e da poesia que brota do Rio Capibaribe. Recife é poesia brilhante, uma gota de orvalho da tua Olinda. Viva o Recife! Viva Gerlane!”. A vereadora fez a entrega do Título de Cidadã Recife e a respectiva medalha à homenageada.
Eduardo Loyo, presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR); Rômulo Meneses, presidente do Galo da Madrugada e Murilo Cavalcanti, Secretário de Segurança Cidadã, compuseram a mesa da solenidade. A própria homenageada, Gerlane Lops, acompanhada de Cristina Amaral, Luísa Pérola e Cláudia Beija interpretaram o Hino Nacional do Brasil. Dois vídeos com momentos da vida de Lops e depoimentos de vários artistas, dentre eles Elba Ramalho e Péricles, também foram exibidos. Foi realizada, ainda, uma apresentação musical de Cris Galvão, Sérgio Andrade, Dudu do Acordeon, Gustavo Travassos, Maestro Forró, Charles Teony, Josildo Sá, acompanhados dos músicos da cantora Gerlane Lops.
O presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses, acrescentou mais uma característica à Gerlane Lops que, segundo ele, além do talento e da vocação, ela também é corajosa. "Houve um fato no Galo da Madrugada há uns 10, 15 anos, em que uma cantora foi convidada para cantar com Spok no trio principal e, no dia do evento, mandou um e-mail às quatro da manhã cancelando a participação. Liguei para contar a Spok e vermos quem iríamos colocar no lugar dela. Fiz uma reunião interna e decidimos colocar Gerlane. Liguei para ela e ela topou na hora, sem ter ensaiado antes e fez, junto com Spok, o Galo da Madrugada no trio principal. Quando fiz o anúncio à imprensa, ela foi extremamente aplaudida. É uma gratidão que eu tenho para sempre com Gerlane", disse.
Ao discursar, a nova cidadã recifense, Gerlane Lops, cantou a música "Tempo de Varanda", ao lado de Daniel Bruno, no violão. A homenageada fez questão de ressaltar que não chegou aos 27 anos de carreira sozinha. "Não é mais a primeira viagem, aquela de 1996. O tempo passa e a gente se vê, mas foi ela que me trouxe aqui, a primeira viagem, mas eu não vim sozinha. Aliás, eu não faço nada sozinha. Se a gente chega até aqui é porque teve gente que nos abraçou, apostou, gostou, acolheu. E é assim que eu sempre me senti: acolhida". Gerlane Lops relembrou que iniciou a sua vida artística em Olinda, mas foi o Recife que a fez. "Foi a minha amada Recife que me projetou, me fortaleceu, me tornou o que eu sou hoje. No Recife, a Gerlane de Souza Lops se tornou Gerlane Lops", exaltou.
De acordo com a cantora, ela deu os primeiros passos na música no coral Catavento, da TV Jornal. "Foi com a minha irmã Gisele, no Coral Catavento, que surgiram os meus primeiros sinais de amor com a música e tudo o que a envolve. E, mesmo sem ainda entender, eu segui a direção desse catavento que me levou de Olinda para tão longe. Para os teus braços, Recife. Foi aqui que eu vi a minha arte florescer, os braços se estenderem, a trajetória se fortalecer, e é tanta gente que causa até medo de esquecer", disse.
Emocionada, Gerlane Lops agradeceu nominalmente, às pessoas que fizeram e fazem parte da sua vida artística. "Nessa caminhada eu fiz 'Lorca Canções de Lua', que foram poemas que eu musiquei de Federico García Lorca. Quem diria, Recife, que essa viagem até os teus braços viesse a ser a minha maior alegria, e também alegria em ser reproduzida em tuas ruas com tanto amor, numa festa tão só nossa. Do povo. Da gente. Agradeço a todos os meus amigos, a minha equipe, aos artistas que estão aqui presentes. E que honra foi eu ter recebido o título do Carnaval do Recife, em 2019. Na verdade, eu fui apenas um personagem de um filme muito antigo e bonito, que acontece dentro de Pernambuco, que é o samba de Pernambuco. Eu quero poder ser a voz em Pernambuco, esse é o meu grande prazer. E quanta honra ser oficialmente tua, Recife", agradeceu.
Antes de finalizar a reunião solene, o vereador Romerinho Jatobá parabenizou a vereadora Aline Mariano pela escolha da homenagem. "Vossa excelência reconheceu todo o trabalho e toda a trajetória que Gerlane Lops fez aqui no Estado, especialmente no Recife. Nascida numa cidade irmã, mas a sua trajetória se confunde com a trajetória da nossa cidade. Gerlane, que agora você cada vez mais eleve o nome do Recife, leve o nome da cidade aos quatro cantos do mundo e que, agora, você possa representar o Recife de fato e de direito, tendo o reconhecimento desta Casa". A solenidade foi finalizada com a apresentação musical da homenageada, Gerlane Lops, com um samba.
Clique aqui e acompanhe a solenidade na íntegra.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 18.10.2023.