Notícias

O lançamento de uma plataforma destinada a verificar a realização de obras e serviços da Prefeitura, o “Fiscaliza Recife”, foi anunciado pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB) na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (15). “Essa foi uma iniciativa muito importante, pois temos quase dois anos e meio de gestão e é preciso que a gente acompanhe o andamento das promessas feitas pelo prefeito João Campos”, afirmou.

A campanha do Maio Amarelo, em prol da conscientização para a redução de acidentes no trânsito, foi reforçada pelo vereador Victor André Gomes (União Brasil), na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (15). Ele chamou a atenção para os graves acidentes viários que acontecem na cidade e criticou a ausência de informações atualizadas no Portal da Transparência da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). O Movimento Internacional de Conscientização para a Redução de Acidentes de Trânsito foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e está na 10ª edição.

A Comissão de Planejamento Urbano e Obras realizou reunião extraordinária na tarde desta quinta-feira (11) para analisar o projeto de lei do Executivo (PLE) número 18/2023. Ele altera o zoneamento da cidade, instituindo, com fundamento nos artigos 65, inciso II, 72 e 79, da Lei Complementar nº 2, de 23 de abril de 2021, a Zona Especial de Interesse Social -ZEIS 2. Com a alteração proposta, o projeto de lei visa fomentar a regularização fundiária da área denominada Conjunto Habitacional Santo Antônio, situada na Rua Zeferino Agra, número 490, no bairro do Arruda (UE20).

O Programa de Valorização de Iniciativas Juvenis (VAI Jovem Recife), da Prefeitura do Recife, ficou mais próximo de sua implementação. Na tarde desta quinta-feira (11), a Comissão de Políticas Públicas da Juventude acompanhou o parecer pela aprovação ao projeto de lei do Executivo nº 15/2023, que trata da criação do programa. O grupo, que é presidido pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), também votou a favor de uma emenda da relatoria que visa a dar maior projeção aos grupos beneficiados pela iniciativa.

Uma estratégia de saúde pública que busca controlar possíveis consequências adversas do consumo de psicoativos, lícitos ou ilícitos. Essa é a definição da redução de danos, que foi tema de uma audiência pública promovida pela Câmara do Recife na tarde desta quinta-feira (11). No evento, promovido pelos mandatos da vereadora Pretas Juntas (PSOL) e do vereador Ivan Moraes (PSOL), representantes de diversos setores da sociedade discutiram a importância das políticas de redução de danos para o Sistema Único de Saúde (SUS), em alusão ao Mês da Luta Antimanicomial.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife reuniu-se de forma remota nesta quinta-feira (11), e aprovou 13 proposições sendo, entre elas, quatro projetos de decreto legislativo e nove projetos de lei Ordinária. Sob a presidência do vereador Zé Neto (PROS), também estiveram presentes no encontro a vereadora Michele Collins (PP) e o vereador Samuel Salazar (MDB).

A conscientização para a redução de acidentes de trânsito, lembrada na campanha do Maio Amarelo, foi destacada durante reunião da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife nesta quinta-feira (11), realizada de forma remota. Sob a presidência do vereador Paulo Muniz (SD), o encontro contou com a presença dos vereadores Eduardo Marques (PSB) e Victor André Gomes (União Brasil), e fez a distribuição de sete proposições.

A implementação de classes hospitalares no Recife foi o objetivo da audiência pública promovida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), na manhã desta quinta-feira (11), no plenarinho. As classes hospitalares podem ser disponibilizadas aos estudantes que passam por tratamento médico nas unidades de saúde e precisam se ausentar das salas de aula. “A educação é direito de todos e dever do Estado e da família, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa”, destacou a parlamentar.

Natural do Rio de Janeiro (RJ), o 1° Tenente Especialista da Aeronáutica em Guarda e Segurança Rony da Silva Ferreira é o mais novo cidadão do Recife. O Título foi concedido em uma solenidade promovida na Casa de José Mariano nesta quarta-feira (10), por iniciativa do vereador Chico Kiko (PP). O vereador Professor Mirinho (SD) presidiu a cerimônia.

Engana-se quem pensa que as campanhas de saúde, que têm meses com cores específicas, é uma exclusividade de humanos. Os pets, por exemplo, também podem contar com campanhas semelhantes, marcadas pelas tonalidades das cores, para compor as ações de prevenção de doenças. Tramita na Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal do Recife o projeto de lei Ordinária (PLO) número 36/2023, de autoria da vereadora Andreza Romero (Podemos), que institui o ''Outubro Rosa Pet'' no âmbito do município do Recife.