A situação dos moradores do entorno da avenida Canaã, na comunidade de Passarinho, foi tema de um discurso proferido pelo vereador Ronaldo Lopes (PSC) nesta segunda-feira (27), na tribuna da Câmara do Recife. Na ocasião, ele discutiu o requerimento de nº 7504/2022, de sua autoria, que solicita um serviço de limpeza do canal da avenida – o pedido foi aprovado pelo plenário. De acordo com o parlamentar, é preciso que a Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) atue junto com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) na manutenção do canal.
O Dia Municipal das Comunidades Terapêuticas é celebrado na capital pernambucana, desde o ano de 2013, em 26 de junho. A lei que instituiu a data no calendário oficial de eventos da Prefeitura é de autoria da vereadora Michele Collins (PP) e ela destacou o trabalho realizado pelas instituições, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27). Na ocasião, a parlamentar lembrou o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, também celebrado em 26 de junho, e fez o chamamento para uma solenidade em homenagem à data que será realizada nessa terça-feira (28), no plenário da Casa de José Mariano, às 14h30.
A Câmara do Recife concedeu nesta segunda-feira (27) votos de aplausos à médica Andréa Dantas e ao médico Ricardo Bandeira Filho. Ligados ao tratamento da esclerodermia, os profissionais foram enaltecidos na tribuna da Casa pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), autora dos requerimentos nº 7453/2022 e nº 7455/2022, que pedem as homenagens.
Em reunião Ordinária da Câmara do Recife realizada nesta segunda-feira (27), o vereador Chico Kiko (PP) lembrou as novas datas das comemorações de São João, promovidas pela Prefeitura do Recife, entre 1º e 15 de julho. O parlamentar justificou o adiamento das festas juninas, argumentando que foi uma medida necessária para destinar verbas para o pagamento do auxílio emergencial às famílias desabrigadas pelas fortes chuvas que caíram sobre a cidade, entre o fim de maio e o início de junho.
Ao repercutir casos de aborto legal que provocaram recentes debates em todo o País, assim como a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que derrubou a decisão que garantia o direito ao aborto, o vereador Felipe Alecrim (PSC) reafirmou o seu posicionamento em favor da vida, desde a sua concepção. “Eu sou católico e fiz a escolha de estar do lado daqueles que lutam pela vida, porque todas as vidas importam, sem exceções”, afirmou, na reunião plenária híbrida desta segunda-feira (27).
O vereador Samuel Salazar (MDB) parabenizou os profissionais que trabalham com a ciência das medições pela passagem da data, neste domingo (26), que celebra o Dia Nacional do Metrologista. Na reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (27), o parlamentar ressaltou que a categoria desempenha um importante papel na defesa dos direitos do consumidor.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) lembrou do Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em todo 26 de junho. "É muito importante tratar desse tema porque ele traz duas vertentes: o tráfico e o abuso das drogas", disse o parlamentar, ao mencionar o aumento de 12% do uso de drogas no País em 2021.
Foi em lamento às tragédias ocorridas no Brasil nos últimos meses que a vereadora Dani Portela (PSOL) discursou na tribuna da reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27). Ela relatou os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips; relembrou a morte do homem negro asfixiado em carro da Polícia Federal e criticou a atuação da justiça no caso da criança de 11 anos vítima de estupro.
A vereadora Dani Portela (PSOL) debateu um conjunto de requerimentos que apresentou na reunião plenária híbrida que a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta segunda-feira (27), dando destaque ao de número 3996/2022, que dirigiu indicação à secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, para que, no município, seja assegurado o funcionamento dos serviços de abortamento previstos em lei. “Esse requerimento pede apenas que esta casa legislativa possa aplicar uma lei federal que já existe. Pedimos que seja observado o funcionamento de serviços de saúde que realizam os serviços de abortamento previstos em lei. Não estamos falando em avançar sobre esse tema”, afirmou.
A vereadora Michele Collins (PP) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária, na manhã desta segunda-feira (27), para analisar nove requerimentos, todos de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL), que versam sobre o aborto e direitos da população LGBTQIAP+. Todas as matérias foram aprovadas.