Victor André Gomes ressalta audiência pública sobre o Maio Amarelo

O vereador Victor André Gomes (União Brasil) ressaltou o requerimento de sua autoria, número 4689/2023, sobre a realização de uma audiência pública no plenarinho, próximo dia 31, às 15h, para tratar sobre o Maio Amarelo. O assunto foi tema do pronunciamento do parlamentar realizado nesta segunda-feira (8), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.

“O mês de maio, denominado Maio Amarelo, é de conscientização para a redução de sinistro no trânsito. Este ano, a campanha completa 10 anos e tem como tema: “No trânsito, escolha a vida”. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a nossa sociedade. É fundamental termos em mente que essa batalha não começa, nem se encerra aqui, no mês de maio. O mês é apenas uma referência para podermos discutir em favor da cultura e de respeito no trânsito. O Brasil é o terceiro país com mais mortes no mundo e o Recife também faz parte dessa assustadora estatística: em 2021, tivemos 88 mortos”.

O parlamentar defendeu, na tribuna, a implementação de campanhas educacionais e explicou que fez um pedido de informação à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) sobre a aplicabilidade das multas para a educação no trânsito. “Campanhas devem ser incentivadas, além de ter a educação no trânsito como base curricular. Precisamos formar cidadãos mais conscientes e lembro, também, que tramita um pedido de informação à Autarquia de Trânsito e transporte Urbano do Recife, a CTTU, para que seja esclarecida a destinação de verbas para a educação do trânsito. Se não fizermos um debate célere na Casa do povo recifense, nós não teremos a devida baixa nos números alarmantes”.

No aparte, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) disse considerar  o tema muito importante e lamentou a falta de respeito de alguns motoristas. “Eu também acredito que quanto mais campanhas educativas, menos tragédias e menos óbitos. A gente vê uma grande parte dos motoristas não ter educação no Recife. Uma falta de respeito quase que generalizada, principalmente quando envolve mulheres ao volante, com palavras de achincalhamento. Esse é um tema muito caro para mim porque perdi um irmão muito jovem, aos 27 anos, vítima de um acidente trágico, e o que o matou foi a falta de sinalização”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 08.05.2023