Cida Pedrosa aprova três votos de aplausos para o setor da Cultura
O primeiro requerimento discutido e aprovado, o de número 4531/2023, foi o que concedeu voto de aplausos e congratulações à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e Secretaria Geral de Esportes e Lazer (Segel), pela realização do Curta a UFPE. O evento é realizado com ações de cultura, esportes e lazer no campus. “É uma experiência muito importante. Nos dias 25 e 26 de março foi realizado de forma experimental. Um campus universitário precisa estar aberto à população. E lá foram oferecidas grandes oportunidades de esporte e lazer. Quando a universidade resolve fazer o Curta UFPE, beneficia o seu corpo discente, mas também as comunidades do entorno, e qualquer pessoa que queira participar das programações”.
O requerimento número 4532/2023 concedeu voto de aplausos e congratulações à Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, a produtora cultural Métron Produções e o diretor teatral Ruy Aguiar, pela realização do espetáculo O Boi Voador, que foi encenado como parte das comemorações do aniversário do Recife. “Pode parecer que estou fazendo o voto de aplauso com atraso, mesmo assim quero parabenizá-los pelo espetáculo, na esperança de que ele possa ser encenado em outros momentos comemorativos da cidade. A Métron montou um espetáculo envolvendo 100 pessoas em cena. É a economia circulando através da cultura”, disse. O espetáculo é realizado no Rio Capibaribe.
O terceiro requerimento discutido e aprovado foi o de número 4533/2023, concedendo voto de aplausos e congratulações ao Grupo Experimental de Dança, que completa, neste 2023, “30 anos ininterruptos de serviços culturais, artísticos e sociais prestados à cidade do Recife, a Pernambuco e ao Brasil”. A vereadora destacou que “todas as vezes que um grupo artístico completa ano há de se comemorar, pois é difícil fazer cultura no Brasil”. Conseguir entrar no orçamento público, de acordo com a vereadora, “é uma luta para o setor cultural” e somente quando há um governante “mais sensível é que a situação da cultura melhora um pouco”. De acordo com Cida Pedrosa “é preciso adotar uma política de governo que priorize a cultura”. Todos os espetáculos do Grupo Experimental de Dança têm o Recife como tema.
Protocolo Violeta – O substitutivo nº 1 ao projeto de lei nº 106/2021, de autoria das vereadoras Andreza Romero (Podemos) e Cida Pedrosa, também foi tema de um discurso de Pedrosa durante a reunião plenária desta segunda-feira. Na tribuna, a coautora defendeu a matéria, que trata da criação do Protocolo Violeta, uma série de medidas a serem adotadas por estabelecimentos como bares, restaurantes e academias de ginástica para prevenir e combater a violência e a importunação sexual. O substitutivo foi aprovado em primeira discussão pelo plenário.
Segundo Cida Pedrosa, o Protocolo prevê ações de prevenção, de acolhimento e de colaboração com autoridades policiais. “Combater a violência praticada contra nós, mulheres, não é só combater a violência de indivíduos específicos. É combater a violência da sociedade. É impossível a gente ter uma sociedade democrática enquanto uma mulher sofrer assédio sexual, violência sexual, violência física. Quando atacam uma de nós, estão atacando a possibilidade de termos um salto civilizatório na sociedade”, refletiu a parlamentar.
Em aparte, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) teceu elogios ao projeto de lei. “Ele engloba, de uma forma gigante, mais uma ação que nos dará segurança para estarmos em ambientes em que nem sempre uma mulher se sente segura”, afirmou, mencionando gestos como o de acompanhar possíveis vítimas até o seu veículo. “Quem já sofreu qualquer tipo de violência que a gente verifica nesse protocolo sabe a importância desse acolhimento”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 08.05.2023.