Notícias

Homenagem aos 50 anos do Grupo Mulher Maravilha. Congratulações a pessoas e instituições pela passagem do Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. Benefícios para pessoas com fibromialgia. Estes foram temas de requerimentos apresentados pela vereadora Liana Cirne (PT), que foram aprovados na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (1º). A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) também participou do debate.

Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (1º), a vereadora Flávia de Nadegi (PV) defendeu o projeto de lei Ordinária (PLO) número 90/2025, de sua autoria, que institui o Selo Mulher Mais Segura, no município do Recife. Ele se destina a identificar, certificar e incentivar as empresas públicas e privadas que adotam medidas de segurança, acolhimento e proteção voltadas para mulheres, especialmente aquelas em situação de violência ou vulnerabilidade. “O Recife tem se destacado como um município que tem compromisso com a implementação de políticas públicas voltadas para a proteção e promoção dos direitos das mulheres. No entanto, a violência doméstica e de gênero ainda é uma realidade alarmante. A criação do selo se insere numa estratégia para ampliar o acesso à proteção e ao acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade, além de reforçar o compromisso da Cidade com a criação de um ambiente mais seguro e acolhedor para todas as suas cidadãs”, disse.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (1º), o vereador Rinaldo Junior (PSB) fez um discurso destacando os trabalhos desenvolvidos pelo ex-secretário de Educação da cidade, Fred Amâncio, que deixou a pasta na segunda-feira (31). “Frederico da Costa Amâncio deixa a Secretaria de Educação para seguir novos rumos mas, como ele mesmo me confidenciou, vai seguir na luta por uma educação inclusiva e universal para todos. Fred transformou a Educação de Pernambuco, conquistou pessoas pela sua humildade, gestão e capacidade de entregar o que as pessoas jamais acreditavam. Ele chegou ao número absurdo, no ano passado, de 160 unidades escolares sendo requalificadas, reformadas e ampliadas ao mesmo tempo, o que mostra uma capacidade de gestão muito grande”, pontuou.

Uma entrevista concedida pelo prefeito João Campos, na segunda-feira (31), sobre um erro inicial no relatório do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) a respeito do caso dos indícios de sobrepreço na compra de kits escolares para professores adquiridos pela gestão, foi repercutida nesta terça-feira (1º), na Câmara do Recife. Durante o pequeno expediente da reunião plenária, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) corroborou que houve erro preliminar nos cálculos feitos pelo TCE. O vereador Eduardo Moura (Novo), por sua vez, reconheceu a revisão do relatório e tratou das explicações do chefe do Executivo.

Seis requerimentos de votos de aplausos de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) foram debatidos na tribuna pela autora das propostas, na reunião plenária da Casa de José Mariano nesta terça-feira (1º). As matérias aprovadas foram direcionadas a uma guarda municipal, atrizes, produtores, instituições e unidade de ensino. Os vereadores Fabiano Ferraz (MDB), Paulo Muniz (PL) e Luiz Eutáquio (PSB) discutiram as proposições.

No último sábado (31), aos 85 anos, o ex-ministro e presidente do Tribunal de Contas da União, Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça, faleceu no Recife. Ele estava internado em uma clínica, na capital pernambucana. A notícia foi lamentada durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (1º), pelo vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos). Nascido em Nazaré da Mata (PE), Vilaça também era advogado, poeta, jornalista e imortal da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupava a cadeira de número 26. “Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça é um dos seres humanos mais brilhantes que a gente teve a honra de conviver. Ele foi membro e presidente da ABL sempre levando Pernambuco e o Recife para serem referências nacionais. Aproveitando a ocasião”.

A chegada do Mês de Conscientização do Autismo, marcado pela campanha Abril Azul, foi o tema de um discurso proferido nesta terça-feira (1º) pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Na tribuna, a parlamentar disse que a Casa precisa se preparar para “traçar políticas públicas de emergência”. Ela abordou, ainda, o problema da falta de profissionais que integram a rede pública de cuidados para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, a exemplo de psiquiatras, neurologistas e agentes de apoio ao desenvolvimento escolar especial. “A gente precisa tratar disso, colocar em prática e agir muito rápido, porque as nossas crianças, os nossos adolescentes, as famílias que estão dentro desse mundo neurodivergente estão precisando de socorro urgentemente”.

Pela autenticidade, diversidade cultural, riqueza das manifestações populares e forte envolvimento da comunidade, blocos e agremiações carnavalescas foram homenageados na noite desta segunda-feira (31), na Câmara do Recife, durante reunião solene proposta pelo vereador Agora É Rubem (PSB). O plenário e as galerias ficaram repletos de integrantes desses grupos que fazem a beleza do carnaval da cidade e 27 foram homenageados com a entrega de certificados. As apresentações culturais ficaram por conta dos passistas da Escola de Frevo e da escola de samba GRES Estudantes de São José. A solenidade foi presidida pelo vereador Zé Neto (PSB).

Uma reunião pública foi promovida na tarde desta segunda-feira (31), no plenarinho da Casa de José Mariano, numa iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PSB), para debater o tema “Parlamento Jovem”. O parlamentar afirmou que "o Parlamento Jovem desponta como uma iniciativa essencial para promover o protagonismo juvenil, incentivando o debate político, a cidadania e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária". Além de vereadores, representantes de movimentos estudantis e da juventude estiveram presentes e discutiram o assunto.

Os casos de violência de gênero – em especial, contra meninas – foram um tema de destaque no pronunciamento proferido nesta segunda-feira (31) pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Durante a reunião plenária da Câmara Municipal, a parlamentar subiu a tribuna da Casa para repercutir os casos de Ingrid Vitória, sepultada nesta manhã no município de Floresta (PE), e o de Beatriz Angélica, morta em 2015 em Petrolina (PE). O assunto também foi discutido pelas vereadoras Kari Santos (PT) e Flávia de Nadegi (PV) e pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB).