Notícias

A situação da população de rua do Recife foi o tema do discurso do vereador Felipe Alecrim (PSC), na reunião plenária híbrida da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta terça-feira (22). “É muito grave o que está acontecendo. A cada dia, temos visto que está aumentado essa população tanto no centro da cidade quanto em bairros como Jardim São Paulo e Madalena”, disse.

O vereador Doduel Varela (PSL) chamou a atenção para a situação dos policiais civis de Pernambuco, que estão em greve por tempo indeterminado há sete dias. “A categoria está de braços cruzados. A paralisação é legítima e os trabalhadores estão no seu direito. Mas, eu espero que o governador Paulo Câmara abra as portas do Governo do Estado para um diálogo. Eu acredito na capacidade de negociação do governador”, disse, na reunião plenária híbrida da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta terça-feira (22).

Durante a reunião plenária desta terça-feira (22), na Câmara Municipal do Recife, o vereador Renato Antunes (PSC) parabenizou o discurso de Osmar Ricardo (PT) que criticou edital publicado no Diário Oficial sobre o modelo de contratação, por currículo, de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e Auxiliares de Desenvolvimento Escolar (ADEs). “Fomos surpreendidos com um Diário Oficial extraordinário. Na legislatura passada, foi uma luta para aprovar o Plano de Cargos e Carreiras dos concursados”.

O vereador Osmar Ricardo (PT) criticou, na manhã desta terça-feira (22), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, a publicação de um edital visando a contratação, por meio de currículos, para a função de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e Auxiliares de Desenvolvimento Escolar (ADEs). “Serão 400 ADI’s e ADE’s por currículo. Um absurdo com o servidor público. É desvalorização”.

Na tarde desta segunda-feira (21) foi realizada, por meio de videoconferência, a primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública de Qualidade no Recife. A presidência do colegiado é da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) que divulgou um cronograma de atividades. Estiveram acompanhando os trabalhos os vereadores Dani Portela (PSOL), Marco Aurélio Filho (PRTB), Osmar Ricardo (PT) e Felipe Alecrim (PSC).

A política habitacional do Recife foi um dos principais temas em debate na reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (21). Após críticas levantadas pelo líder da oposição, o vereador Renato Antunes (PSC), a base da gestão levou à tribuna uma defesa das ações da Prefeitura. Segundo o líder do governo, o vereador Samuel Salazar (MDB), o Poder Executivo tem proposto soluções em áreas consideradas críticas, como a regularização fundiária e a administração dos conjuntos habitacionais da capital.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (21), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou o requerimento de número 1154/2022, de sua autoria, com indicação ao prefeito da cidade para determinar o pagamento aos professores da Rede Municipal de Ensino do piso salarial no importe de 33,24%, com rebatimento em toda a carreira do magistério, do GM 01 ao 15. A parlamentar afirmou, ainda, que os professores da rede municipal estão sem reajuste salarial desde 2019.

Foi adiada a discussão do projeto de lei nº 248/2021, que constava na ordem do dia da reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (21). De autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), a matéria busca instituir a obrigatoriedade dos clubes de futebol sediados no município do Recife promoverem formação em direitos humanos aos atletas de suas categorias de base. Antes da votação, o vereador Renato Antunes (PSC) solicitou que o debate fosse postergado, uma vez que na pauta não constava o parecer da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ).

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) salientou o projeto de lei Ordinária de número 248/2021, de sua autoria, que institui a obrigatoriedade dos clubes de futebol sediados no município do Recife a promoverem formação em direitos humanos aos atletas de suas categorias de base. Ela informou que a proposição é para inspirar os clubes de futebol a formar atletas no futebol e na vida. A matéria, no entanto, teve a discussão adiada pela ausência na pauta do parecer da Comissão de Legislação e Justiça.

Gratuidade no transporte público para os servidores públicos municipais que trabalham no âmbito da saúde enquanto durar o estado de calamidade pública de pandemia. É isso que o vereador Eriberto Rafael (PP) pede ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), no requerimento nº 974/2022, aprovado nesta segunda-feira (21) pela Câmara do Recife. Na discussão da matéria, a vereadora Michele Collins (PP) fez questão de subir à tribuna da Casa de José Mariano para salientar a importância da proposta.