Notícias

A eficácia da vacina contra a covid-19 foi o tema do discurso do vereador Rinaldo Junior (PSB), na reunião plenária virtual que a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta terça-feira (28). Ele disse que estava abordando o assunto inspirado em artigo que leu de autoria da ex-vereadora e atual deputada estadual, Priscila Krause. No texto, a parlamentar fala da possibilidade de sua mãe, Cléa Borges, ter sido salva caso a vacina tivesse chegado em tempo hábil de ela ser imunizada.

Na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (28), o vereador Fred Ferreira (PSC) lamentou a publicação do decreto estadual que torna obrigatória a vacinação ou o resultado negativo para covid-19 em igrejas com mais de 300 pessoas. “Vemos os shoppings, bares, cinemas e restaurantes abrindo, e em nenhum desses setores está sendo cobrado o cartão de vacina”.

A entrega da Escola Municipal Santa Luzia, no bairro da Estância, foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Chico Kiko (PP) nesta segunda-feira (27), durante a reunião plenária remota da Câmara do Recife. O parlamentar, que acompanhou o ato junto ao prefeito João Campos (PSB), se disse satisfeito com a qualidade do equipamento – que, segundo ele, foi bem recebido pelas comunidades do entorno.

Um paradoxo é constatado quando se discute a questão da moradia no centro do Recife: “É muita gente sem casa e muita casa sem gente”. Essa constatação, que remete não só à questão do déficit habitacional, como também à grande quantidade de imóveis sem ocupação na área central da cidade, foi tema de debate da reunião pública que a Frente Parlamentar pelo Centro do Recife promoveu nesta segunda-feira (27), a segunda desde que foi instalada, no dia 23 de agosto passado.

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal do Recife analisou cinco projetos de lei ordinária (PLO) e distribuiu outros dois para análise e emissão de pareceres em reunião virtual realizada na tarde desta terça-feira (27). Além disso, adiou a discussão de um projeto de resolução (PRE) para discussão na reunião da próxima semana.

A Comissão de Saúde da Câmara do Recife se reuniu na tarde desta segunda-feira (27), por videoconferência, para distribuir 10 projetos de lei Ordinária e discutir outros 20. Na ocasião, que contou com a presença da presidente do colegiado, Natália de Menudo (PSB) e o vereador Tadeu Calheiros (Podemos), o grupo aprovou o projeto 258/2021, do vereador Júnior Tércio (Podemos). A matéria proíbe o uso ou consumo de substâncias psicoativas ou drogas lícitas no interior dos veículos de transporte coletivo do Recife. Foi anunciado que a reunião do quadrimestre da Comissão está marcada para o dia 20 de outubro.

Na reunião Ordinária virtual desta segunda-feira (27), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) repudiou a publicação da matéria cujo título foi: 'Denominação de Cosme e Damião por evangélicos dá corda para intolerância religiosa'. O texto foi publicado pela Folha de Pernambuco na edição do último final de semana. A parlamentar criticou a atuação da mídia por "não tratar os temas com a mesma balança".

Na semana passada, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), reforçou a proibição de entrada em terras indígenas de povos isolados por conta da pandemia de covid-19. Nesta segunda-feira (27), durante a reunião plenária remota da Câmara do Recife, a vereadora Michele Collins (PP) fez uso da tribuna virtual para criticar a decisão. De acordo com ela, o acolhimento parcial de uma liminar requerida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6622 vai prejudicar a circulação de missionários religiosos nesses locais.

Nesta segunda-feira (27), a Câmara do Recife aprovou três requerimentos de autoria do vereador Dilson Batista (Avante) dirigidos à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e à Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA). Os pedidos requisitam a execução de serviços de recapeamento asfáltico e de instalação lâmpadas de LED na capital, além da requalificação do açude de Apipucos, na Zona Norte. Durante a reunião plenária remota, o parlamentar fez uso da tribuna virtual para frisar a importância das solicitações.

Na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife, desta segunda-feira (27), o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) cobrou a divulgação do cronograma do concurso público para profissionais da saúde da Prefeitura do Recife. Na ocasião, o parlamentar lembrou já ter feito a cobrança em audiência pública, mas ainda não foi atendida.