Câmara destaca Movimento Encontro de Jovens com Cristo
O vereador Felipe Alecrim ressaltou que era grande a alegria em prestar uma homenagem ao EJC na Câmara Municipal do Recife e citou como o grupo ajuda os jovens. “O Encontro é um serviço-escola que desenvolve um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e humana. Uma vez que prepara os jovens para enfrentar situações que, infelizmente alcançam as suas vidas, como as drogas, violência e problemas familiares, por exemplo. À medida que o EJC aproxima o jovem da igreja, as ações sociais e evangelizadoras também ganham força porque os jovens, junto com a igreja, constroem um caminho diferente daquilo que muitas vezes o mundo propõe”.
O EJC surgiu para atender às demandas da Pastoral da Família. Após a criação do ECC, em 1970, com influência do Padre Alfonso Pastore, que a partir daí, foi difundido pelo Brasil inteiro, criando as vertentes de Jovens (EJC) e Adolescentes (EAC). O grupo, segundo o vereador Felipe Alecrim, "deseja aglutinar jovens e dá oportunidade para criar laços entre Cristo e o jovem e levá-lo ao processo da santificação e conversão diária que deve alcançar a ativa participação em vida de comunidade”. O parlamentar, finalizando seu discurso, fez questão de agradecer aos presentes no plenário da Casa de José Mariano. “Não posso deixar de apoiar as ações da Igreja que Cristo fundou. Gostaria de agradecer a todos vocês e Deus abençoe todos os jovens do EJC”. Após as palavras do parlamentar, Fred Ferreira chamou jovens pertencentes a diversas paróquias. Eles receberam um diploma em homenagem ao EJC, das mãos do vereador Felipe Alecrim.
O presidente da Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Juventude, Padre Antônio Gomes, destacou que o EJC celebra 50 anos de história no Brasil. “Nasceu do coração do padre Afonso Pastore, que é o fundador do Encontro de Casais com Cristo, e desse momento viu-se a necessidade de haver um serviço de evangelização para os jovens e também feito pelos jovens. Pensar no protagonismo evangelizador que esse serviço faz acontecer em cada paróquia onde está instalado, é um bem na comunicação do Evangelho e ajuda transformando vidas”.
Padre Antônio Gomes citou que o serviço desenvolvido em cada paróquia é valoroso, diante do compromisso feito pelos grupos de jovens e para os jovens. O religioso também enalteceu a presença na Casa de José Mariano e falou sobre as políticas públicas direcionadas à juventude. “O pós- encontro desses grupos nos convida a viver em grupos. E essa é a fina tradição evangélica, vinda de Jesus, que quis formar grupos. O Grupo dos 12, o Grupo dos 72, e fazer o caminho formativo de buscar viver essa fidelidade ao Cristo. Ocupando hoje a Casa do povo, que a gente possa proclamar o compromisso com a juventude pela sua vida, e trabalhando firmemente para que as políticas públicas ajudem nossa juventude a crescer no amor cívico com o compromisso de um mundo melhor. Deus os abençoe”. Após as palavras do religioso, o músico Luan Oliveira fez uma apresentação da música Meu Alvo, do compositor Thiago Brado.
O dirigente do EJC de Nova Descoberta, André Felipe, contou a sua experiência com Encontro de Jovens com Cristo. “Foi num janeiro de 2015 que pude passar pela impactante experiência no EJC, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, bairro da Mangabeira. Daquele final de semana em diante, eu já sabia que nada seria como antes. Muita coisa em mim mudou e mudou para melhor. O EJC é um verdadeiro instrumento de Deus para o resgate de jovens. Se tornou uma porta de entrada de jovens que nem sabiam rezar. Vi muitos com suas vidas praticamente arruinadas pelo uso de drogas, mas depois os vi com uma nova vida após passar pelos encontros no EJC”.
André Felipe disse que o grupo realiza diversas ações fora da Igreja, pondo em prática o Evangelho e citou palavras do Papa Francisco sobre os jovens. “O Papa Francisco disse que quando um jovem cai, de certo modo cai a humanidade. Mas também é verdade que, quando um jovem se levanta, é como se o mundo inteiro se levantasse. É verdadeiramente nisso que acreditamos e é parte do sentimento dos meus amigos e amigas do EJC. Estamos a serviço de Deus e dispostos a levantar cada jovem que esteja em queda ou que venha a cair. Gostaria de tornar público o apoio de Dom Fernando Saburido, de padres, diáconos e do vereador Felipe Alecrim. Peço que continuem rezando pelos jovens e acreditando que Deus pode, sim, mudar a realidade de muitas famílias por meio do EJC. Vida longa ao EJC”.
Em 01.04.2022