Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta terça-feira (25), o vereador Eduardo Moura (Novo) se posicionou contrário a realização dos festejos de carnaval promovidos pela Prefeitura, por considerar que a cidade tem outras necessidades, como saúde, saneamento básico e segurança. "Estamos chegando na época em que todo mundo esquece que existem problemas. Que todo mundo esquece que está na rua cheia de lama, sem esgoto, sem saneamento”, reclamou.
Com a presença do compositor nas galerias da Casa de José Mariano, a vereadora Kari Santos (PT) debateu o requerimento número 519/2025, de sua autoria, que concede voto de aplausos e congratulações a José Michiles da Silva, conhecido como “Jota Michiles”, pela estreia do filme Frevo Michiles. “O filme, dirigido por Helder Lopes, é um documentário que celebra a vida e obra de um dos maiores nomes do frevo, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco”, disse a vereadora, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (25). “Jota Michiles faz parte da memória afetiva de todo recifense. Quem nunca ouviu, na voz de Alceu Valença, a música Diabo Louro? No pique do frevo, ele deu voz à magia do nosso carnaval”, explicou. O requerimento foi aprovado.
Numa crítica ao governo do Estado, que instalou o palco Pernambuco Meu País na Avenida Alfredo Lisboa, no bairro do Recife Antigo, para oferecer atrações artísticas durante o Carnaval, o vereador Junior de Cleto (PSB) disse que essa iniciativa “me parece uma afronta” à Prefeitura do Recife. Ele explicou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (25), que o palco fica nas proximidades de outro, o Palco Central, que está sendo montado pela Prefeitura, no Marco Zero. “Esse, atende a uma organização de um plano diretor do Carnaval”, disse, justificando que nesse estão previstos os locais onde ficarão a Polícia Militar, os bombeiros, os guardas municipais, entre outros. “Além disso, a Avenida Alfredo Lisboa deve ficar livre, para servir como rota de fuga, caso haja algum incidente. O palco Pernambuco Meu país desrespeita essa organização”.
A situação dos animais abandonados nas vias públicas do Recife foi tema de debate durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (24). Na ocasião, o Poder Legislativo discutiu e aprovou o requerimento nº 601/2025, de autoria do vereador Júnior de Cleto (PSB), que pedia à Prefeitura que resgatasse três cavalos que se encontravam nas proximidades do terminal de ônibus do bairro Bomba do Hemetério. O vereador Eduardo Moura (Novo) levou o tema à tribuna da Casa.
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que é constitucional a criação de leis pelos municípios para que guardas municipais atuem em ações de segurança urbana, tomada na última quinta-feira (20), foi abordada na reunião Ordinária desta segunda-feira (24), na Câmara Municipal do Recife. Os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Fabiano Ferraz (MDB) defenderam a iniciativa e destacaram que a Prefeitura da Cidade já está tomando medidas a respeito.
Na tarde desta segunda-feira (24), o requerimento número 793/2025, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) foi discutido na Câmara do Recife. A medida faz um apelo ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo de Oliveira Paes Barreto, a fim de verificar a possibilidade de revisão da decisão que estabeleceu a ordem de pagamentos com o valor arrecadado no leilão do Edifício Holiday, localizado no Bairro Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, priorizando a indenização dos proprietários ou daqueles que apresentem justo título de propriedade, documentalmente incontroverso.
A situação estrutural do Habitacional do Cordeiro, na Zona Oeste, com diversos problemas nos prédios, inclusive de água contaminada pelos esgotos e fios elétricos desencapados e soltos, foi debatida na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (24), a partir de requerimentos de autoria da vereadora Liana Cirne (PT). O assunto foi discutido pelo líder da oposição, vereador Felipe Alecrim (Novo), que classificou os requerimentos da vereadora Liana Cirne como “extraordinários”.
No próximo dia 16 de março, ocorrerá a terceira edição do evento ciclístico Giro Pernambuco, etapa Via Mangue, Zona Sul do Recife. Com o objetivo de solicitar apoio à realização da competição, o vereador Júnior de Cleto (PSB) apresentou, durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal, desta segunda-feira (24), o requerimento número 607/2025, dirigido ao secretário de Esportes da cidade. A competição é promovida pela Federação Pernambucana de Ciclismo (FPC) em parceria com diversas entidades e apoiadores do setor.
Hospital da Criança, avenida Mário Melo, creche do Aeroclube, parque Eduardo Campos. Essas foram algumas das obras tocadas pela Prefeitura do Recife cujos atrasos para serem entregues à população foram criticados pelo vereador Thiago Medina (PL). Em um discurso proferido nesta segunda-feira (24) durante a reunião plenária da Câmara Municipal, o parlamentar se mostrou insatisfeito com os termos aditivos dessas obras e comparou a situação com a antecipação da abertura do Carnaval para a quinta-feira (27). “Eles fazem de tudo para o Carnaval não atrasar. Mas, se uma obra atrasa, qual é a solução? É antecipar? Claro que não", reclamou, acrescentando que, neste caso, o Poder Executivo apresenta um aditivo.
Os vereadores da Câmara Municipal do Recife debateram o requerimento nº 168/2025, de autoria do vereador Alef Collins (PP), dirigindo apelo ao Secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas do Estado de Pernambuco no sentido de implantar, pelo menos, um hub de cuidados em crack e outras drogas. A proposição teve pedido de vista da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e não foi votada pelos parlamentares, durante a reunião plenária da Casa realizada nesta segunda-feira (24).