A volta às aulas na rede municipal de ensino, suspensas desde 2020 por causa da pandemia da covid-19, foi o tema debatido pela Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara Municipal do Recife, em reunião virtual realizada na manhã desta sexta-feira (21). “Esta é a nona reunião deste colegiado e desta vez vamos ouvir todos os desafios que o setor da educação tem enfrentado. Também é importante saber das preocupações em relação ao retorno das atividades dos alunos da rede municipal”, comentou o vereador Eriberto Rafael (PP), presidente do colegiado.
Sancionada em abril pelo presidente Jair Bolsonaro, a Lei Orçamentária Anual de 2021 aprofundou o risco de desmonte das instituições federais de ensino superior. O corte, de cerca de R$ 1 bilhão, foi recebido com preocupação por universidades e institutos, que agora temem não conseguir manter suas atividades básicas em funcionamento. Para discutir as repercussões locais desse problema, a Câmara do Recife promoveu uma reunião pública nesta quinta-feira (20). A iniciativa do debate partiu da vereadora Dani Portela (PSOL) e contou com representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) enfatizou que o Poder Legislativo é como "ponte para as pessoas" junto ao Executivo e, dado isto, o parlamentar destacou o déficit de vagas em algumas creches do Recife, como nas comunidades do Alto José do Pinho e do Monteiro. Durante a reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife, ele destacou que tem conversado sobre o assunto com a gestão e com os moradores. "Só para vocês terem ideia, na RPA-3 entre a RPA-3A e RPA-3B, os conselheiros tutelares já entregaram um documento à Prefeitura do Recife com uma demanda reprimida entre 339 e 630 vagas".
A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu vários requerimentos na reunião Ordinária desta terça-feira (18), dentre eles, o de número 4125/2021 de sua autoria, que pede a inclusão de lactantes na prioridade do Plano de Vacinação do Recife a partir de um boletim da Sociedade Brasileira de Pediatria. "De acordo com o boletim, a vacinação propicia a proteção não só dessas mulheres, mas também o leite materno contém anticorpos que podem proteger o bebê amamentando".
“O maior patrimônio social do Brasil completou 33 anos ontem. Foi quando surgiu o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos mais completos do mundo”. Com essas palavras, o vereador Rinaldo Junior (PSB) deu início nesta terça-feira (18), durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife, a um discurso de elogio ao SUS, instituído em maio de 1988. O parlamentar falou sobre as diversas atividades desenvolvidas pelo Sistema e defendeu mais investimentos na saúde pública.
Disponibilizar em todos os ônibus que circulam no Recife máquinas de cartão de débito e crédito para pagamento de tarifas. É isso que buscava o projeto de lei nº 238/2019, de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB), vetado totalmente pelo Poder Executivo. Durante a votação da negativa da Prefeitura, a vereadora Michele Collins (PP) se pronunciou a favor da proposta, na reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (18).
A imunização dos recifenses contra a covid-19 foi tema de debates na Câmara do Recife nesta terça-feira (18). Durante a reunião Ordinária remota da Casa, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) demonstrou preocupação com os índices de aplicação da segunda dose da vacina. Ela tratou do assunto ao discutir o requerimento nº 4039/2021, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que pede à Prefeitura que realize uma campanha educativa para alertar a população sobre a necessidade da imunização completa.
Uma iniciativa detalhada pela Prefeitura na última segunda-feira (17) foi repercutida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB) durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife desta terça-feira (18). Com um aporte de R$ 6 milhões, a requalificação urbanística do Cais da Aurora já está sendo executada e deve ser entregue à população até dezembro deste ano. Autor do requerimento nº 1971/2021, que pede a valorização da área, Rinaldo Junior comemorou o investimento.
A vereadora Michele Collins (PP) discutiu, na reunião Ordinária desta terça-feira (18), o requerimento número 4039/21 de sua autoria, que pede ao prefeito João Campos (PSB) a união de esforços para a realização de uma campanha esclarecendo a população sobre a necessidade de tomar a 2ª dose da vacina contra covid-19.
Durante a tarde desta terça-feira (18), na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, foi aprovado voto de aplauso, por meio do requerimento número 4115/2021, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), à rede IBFAN -International Baby Food Action Network - pelo trabalho na defesa do direito de amamentar e para melhoria da nutrição e saúde infantil.