Notícias

No Dia Internacional do Orgulho LGBT a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) ocupou a tribuna virtual da Câmara Municipal do Recife para dizer que hoje é “um dia de se afirmar os direitos e exigir respeito”. Ela informou que, antes de participar da reunião virtual Ordinária, realizada na manhã desta segunda-feira (28), esteve num evento que reuniu representantes de organizações da sociedade civil do segmento LGBTQIA+ numa intervenção urbana no Centro do Recife.

O crime cometido no Recife contra a mulher trans Roberta Nascimento da Silva na última quinta-feira (24) foi tema de um discurso da vereadora Michele Collins (PP) durante a reunião Ordinária remota da Câmara Municipal desta segunda-feira (28). No pronunciamento, a parlamentar – que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa – repercutiu ações tomadas para acompanhar o caso. Silva, que teve cerca de 40% queimado após ser atacada na região central do Recife, está internada no Hospital da Restauração.

Nesta segunda-feira (28), na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, via videoconferência, o vereador Felipe Alecrim (PSC) repercutiu o requerimento nº 5813/2021, de autoria da vereadora Andreza Romero (PP) solicitando à Prefeitura para que seja realizada a construção de centros de tratamento pós-Covid no Recife. O parlamentar recordou que elaborou documento com teor semelhante.

O vereador Paulo Muniz fez questão de discutir o requerimento nº 5737/2021, de sua autoria, dirigindo indicação ao secretário de Saúde do Recife a fim de que seja implementado um sistema de cadastro e convocação para a aplicação da “xepa” da vacina contra a covid-19. O assunto foi abordado nesta segunda-feira (28), na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, via internet.

Três votos de aplauso de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) foram debatidos pela autora, durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (28), via internet. Os requerimentos parabenizam a enfermagem, Secretaria da Mulher e o site Domingo em Poesia.

Na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (28), via videoconferência, a vereadora Dani Portela (PSOL) enalteceu a data 28 de Junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT. A parlamentar enfatizou a importância da existência de políticas públicas de inclusão.

Em reunião virtual realizada na tarde desta quarta-feira (23), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife analisou 21 matérias legislativas, das quais 14 foram aprovadas. Também distribuiu outros quatro projetos de lei ordinária (PLO) para análise e emissão de pareceres. A reunião foi comandada pelo vereador Felipe Francismar (PSB), presidente do colegiado, e contou com a presença dos vereadores Samuel Salazar (MDB), Rinaldo Junior (PSB), Andreza Romero (PP) e Ivan Moraes (PSOL).

O projeto de lei do Poder Executivo nº 21/2021, que dispõe sobre o Auxílio Municipal Emergencial (AME) do São João, foi analisado nesta quarta-feira (23) pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes. A proposta visa instituir um benefício financeiro à cadeia produtiva cultural do ciclo junino, diante da impossibilidade de realização das festividades em 2021, por conta do agravamento da pandemia de covid-19. Na ocasião, o colegiado acatou o relatório pela aprovação feito pela presidente do colegiado, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos).

Uma proposta de autoria do presidente da Câmara do Recife, o vereador Romerinho Jatobá (PSB), foi discutida pela Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Casa. O projeto de lei nº 128/2021, cujo parecer pela aprovação foi acatado pelo grupo, trata da disponibilização de estacionamentos para bicicletas em parques, praças, órgãos e vias públicas no município. A matéria foi relatada pelo presidente do colegiado, o vereador Zé Neto (PROS).

A Comissão de Finanças e Orçamento analisou e aprovou, em reunião extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (23), o Projeto de Lei do Executivo (PLE) número 21/2021, que cria o Auxílio Municipal Emergencial (AME) São João do Recife. Ele se destina à concessão de benefício financeiro, que busca contemplar agremiações, atrações artísticas e técnicos que atuaram no Ciclo Junino do Recife, na programação oficial, em uma ou mais edições, nos anos de 2018, 2019 e 2020.