Notícias

No Dia Municipal do Maracatu de Baque Solto, celebrado nesta terça-feira (12), a Câmara do Recife promoveu uma reunião solene para marcar a data. Patrimônio artístico e cultural do município, a manifestação cultural foi alvo de uma homenagem realizada por iniciativa do vereador Almir Fernando (PSB), que prestou tributo a seus mestres e agremiações, em especial Mestre Salustiano e a Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, que completa 35 anos de existência. O vereador Doduel Varela (PSD) presidiu a cerimônia.

A segurança pública e a sua condução pelo Governo de Pernambuco foram temas de discussão no plenário da Câmara Municipal nesta terça-feira (12). Durante a reunião plenária, o vereador Davi Muniz (PSD) levou o assunto à tribuna para elogiar a gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB). Outros parlamentares, como a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) também se pronunciaram.

Ao ocupar a tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária desta terça-feira (12), o vereador Almir Fernando (PSB) fez análise de obras realizadas, em diversos setores, pelo prefeito João Campos, e disse que o gestor obtém boa aprovação porque “garante a qualidade de vida da população”. O parlamentar fez o discurso para se contrapor a outro vereador, Davi Muniz (PSD), que o antecedeu, na tribuna fazendo elogios à governadora Raquel Lyra, na área da Segurança Pública. E disse a gestão dela é melhor do que a do PSB nesse setor. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) também participou do debate e apontou falhas na segurança.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (12), os vereadores Zé Neto (PSB) e Almir Fernando (PSB) destacaram a importância da realização do Rec’n’Play na cidade. Conhecido como “Carnaval do Conhecimento”, o Rec’n’Play é um evento que une tecnologia, cultura, arte, negócios e inovação de forma gratuita, e conta com o apoio da Prefeitura do Recife.

Foi aprovado em segunda votação durante a reunião plenária da Câmara do Recife nesta terça-feira (12), o projeto de lei do Executivo (PLE) 25/2024. A proposta foi aprovada por unanimidade dos presentes, com 26 votos favoráveis. Agora, a matéria segue para a sanção do prefeito João Campos. O projeto dispõe sobre alterações à Lei Municipal nº 19.155, de 15 de dezembro de 2023 (Revisão do PPA 2022-2025) e à Lei Municipal nº 19.154, de 15 de dezembro de 2023 (LOA 2024), e autoriza a abertura de crédito especial aos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social, para implementação e operacionalização da Lei Federal nº 14.399, de 08 julho de 2022, que instituiu a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (12), o vereador Ivan Moraes (PSOL) comentou sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que está em votação no Congresso Nacional, em Brasília. A proposta pretende reduzir a jornada máxima de trabalho para 36 horas semanais, em quatro dias por semana. “Essa proposta é para a gente ter saúde mental, poder cuidar das nossas famílias, dos nossos filhos. Poder ir ao médico quando precisar, fazer uma compra na feira, movimentar a nossa economia local. Até agora, apenas sete deputados pernambucanos, de 25, assinaram esse projeto”, lamentou.

O vereador Felipe Alecrim (Novo) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife em dois momentos, durante a reunião plenária desta terça-feira (12). No primeiro, ele teceu críticas à gestão municipal no que diz respeito à saúde e em seguida ressaltou vários assuntos, dentre eles o armamento da Guarda Municipal, a desigualdade social e o resultado das eleições municipais que confirmaram João Campos (PSB) como prefeito da cidade. “O vereador Almir Fernando (PSB) falou sobre aceitação das urnas, e eu preciso fazer o registro de que o fato das urnas terem atestado 78% dos votos não significa dizer que o Recife não atravessa graves problemas".

Pelo trabalho desenvolvido na defesa dos direitos das pessoas que vivem em situação de rua, o Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR) recebeu a Medalha de Mérito José Mariano, na tarde desta segunda-feira (11), numa iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL). O MNPR surgiu em 2005 e vem sendo uma referência para estudos e políticas públicas. A vereadora Elaine Cristina (PSOL) presidiu a solenidade no plenário da Câmara do Recife.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11), o vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) disse achar necessário que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamente os cigarros eletrônicos. “O Brasil precisa começar a discutir como regulamentar, de forma sadia e inteligente, para a gente combater o contrabando e as ilicitudes. Esse é um problema nacional e internacional, mas a gente não vai resolver o problema fomentando a ilicitude”, disse.

A busca pela conscientização para a prevenção ao câncer de próstata e a promoção integral da saúde dos homens foram debatidas na Câmara do Recife nesta segunda-feira (11), durante a reunião Ordinária. O assunto diz respeito ao Novembro Azul, uma campanha mundial que tem como objetivo conscientizar homens sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Os vereadores Almir Fernando (PSB) e Ivan Moraes (PSOL) destacaram a importância dos cuidados com a saúde, deixando de lado o preconceito e preservando a própria vida.