Notícias

O vereador Felipe Alecrim (PSC) concordou com os colegas com a dispensa de prazo do projeto de lei do Executivo nº 01/2021, que institui o auxílio municipal emergencial - Ame Carnaval do Recife, mas ele lembrou na manhã desta segunda-feira (15), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que sejam inseridos neste projeto os técnicos que considera serem a espinha dorsal dos grupos artísticos. “O auxílio precisa chegar aos técnicos que atuam junto às atrações principais e que estão de fora”. No entanto, o vereador disse que o principal assunto que o trouxe para debate são medidas que considera necessárias para o Hospital Veterinário do Recife.

Concedida a dispensa de prazo para tramitação do projeto de lei do Executivo, 01/2021, criando o auxílio municipal – Ame o Carnaval do Recife, concedendo benefício financeiro às agremiações e demais atrações artísticas, que atuam durante o carnaval e estão sem trabalho em virtude da pandemia, a vereadora Liana Cirne (PT) enfatizou a importância da dispensa, mas lembrou que isso não impede que o PLE seja melhorado. Por isso, ela sugeriu na manhã desta segunda-feira (15), durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que é preciso colocar agremiações de maracatu rural, da Zona da Mata Norte, no auxílio, mesmo que elas não sejam oriundas do Recife. “Considero que estas agremiações abrilhantam o carnaval da cidade, e por isso peço às Comissões temáticas da Casa aprovem a sugestão, além de colocar os técnicos das atrações”.

Durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife transmitida via videoconferência, o vereador Hélio Guabiraba (PSB) fez questão de discutir o requerimento de número 421/2021, de sua autoria, na manhã desta segunda-feira (15). O documento dirige indicação à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), para autorizar o asfaltamento com piche na subida do Córrego da Telha, acesso à BR-101, na Comunidade do Passarinho.

No pronunciamento realizado na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, via remota, o vereador Doduel Varela (PSL) demonstrou preocupação em relação a uma manifestação em frente à Escola Municipal General San Martin, ocorrida nesta segunda-feira (15). “Moradores de San Martin, além de outros dos bairros de Mustardinha, Mangueira, e adjacências, estavam reivindicando vagas no estabelecimento de ensino”.

A gestão do restaurante popular Josué de Castro, que atende à população em situação de rua do Recife, foi tema de um discurso proferido pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) nesta segunda-feira (15), durante a reunião ordinária remota da Câmara Municipal. De acordo com um dossiê elaborado pela equipe do parlamentar, a empresa que administra o contrato não adaptou os preços cobrados à Prefeitura à realidade de reduções de custo impostas pela pandemia de covid-19.

A Câmara do Recife realizou nesta sexta-feira (12), em sua sede, o ato de instalação da sua Comissão de Saúde. Na mesma reunião, os parlamentares membros do grupo elegeram a vereadora Natália de Menudo para a presidência do colegiado do biênio 2021-2022. O vereador Tadeu Calheiros foi eleito para o cargo de vice-presidente.

Ela existe para tornar mais compreensíveis, claras, objetivas, transparentes e homogêneas todas as proposições legislativas aprovadas em Plenário e que precisam ter um texto final. A Comissão de Redação, órgão técnico da Câmara Municipal do Recife (CMR), que se ocupa dessa tarefa, realizou reunião no final da manhã desta sexta-feira (12), para a posse dos novos membros, após um processo interno de eleições para escolha do presidente, do vice, membros efetivos e suplentes.

Na manhã desta sexta-feira (12), foi instalada a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, na Câmara Municipal do Recife, por meio de videoconferência. Inicialmente, o vereador Hélio Guabiraba (PSB) conduziu os trabalhos por ser o mais votado entre os membros do colegiado. E, pela maioria, o mesmo parlamentar foi escolhido para ocupar o cargo da presidência no biênio 2021-2022 .

A instalação da Comissão de Desenvolvimento Econômico, da Câmara do Recife, foi presidida pelo vereador Fred Ferreira (PSC), o mais votado do grupo. Aberta a reunião, na manhã desta sexta-feira (12), por videoconferência, foi eleito o vereador Luiz Eustáquio (PSB) para presidir o colegiado. Em seguida ao ato, o presidente eleito da Comissão colocou em votação a escolha do vice-presidente, que recaiu sobre o vereador Zé Neto (Pros). O grupo é composto pelos membros efetivos Luiz Eustáquio, Zé Neto, Fred Ferreira, e como suplentes Alcides Teixeira Neto (PSB) e Ana Lúcia (Republicanos). A Comissão atuará, com esta composição, no biênio 2021 a 2022.

A Câmara do Recife realizou nesta quinta-feira (11) o ato de instalação da sua Comissão de Finanças e Orçamento. Durante a reunião, os parlamentares membros do grupo tomaram posse como integrantes e elegeram os dirigentes do colegiado. Pelos próximos dois anos, os vereadores Samuel Salazar (MDB) e Aderaldo Pinto (PSB) assumem a presidência e a vice-presidência da Comissão, respectivamente.