Notícias

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) repercutiu requerimento de sua autoria que pretende discutir a questão dos motociclistas na inclusão de aplicativos, por meio de audiência pública. O assunto foi tema do pronunciamento do parlamentar, na manhã desta segunda-feira (3), durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife.

O vereador Renato Antunes (PSC) repercutiu, em discurso proferido durante a reunião Ordinária remota desta segunda-feira (3), o encaminhamento de provas da Operação Apneia à CPI da covid-19 do Senado. A investigação apurou supostas irregularidades em contratos da Prefeitura de Recife na compra de 500 respiradores em 2020, no contexto do enfrentamento à pandemia. Na tribuna virtual da Câmara do Recife, Antunes disse que os responsáveis pela contratação teriam ciência de que os equipamentos não eram devidamente certificados. “Esperamos que, agora, a Polícia Federal cumpra o seu papel”.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) aproveitou o debate de requerimentos apresentados em conjunto pelos vereadores Dani Portela (PSol) e Ivan Moraes (ambos do PSol) para fazer esclarecimento sobre os problemas de inverno que ocorrem todos os anos no Recife. Cida destacou o de número 2842/2021, que dirige indicação à Secretaria de Infraestrutura Municipal para que se promova os serviços de drenagem do esgoto, limpeza de galerias e limpeza de canaletas na comunidade da Ilha de Deus, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul.

Dois requerimentos de autoria da vereadora Andreza Romero (PP), o de número 3022/2021, pedindo ampliação do atendimento do Hospital Veterinário, e o 3023/2021, solicitando que seja criado o cartão SUS animal, foram discutidos pela autora na manhã desta segunda-feira (03), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu o requerimento 3306/2021, de sua autoria, formulando voto de aplausos e congratulações à Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), pela ocasião de 42 anos de sua fundação no dia 26 de abril. Ela fez a defesa da proposta, que foi aprovada, na reunião Ordinária virtual que a Câmara Municipal, realizada na manhã desta segunda-feira (3), alegando os “relevantes esforços no incentivo e fomento à cultura”.

A manifestação em prol do presidente Jair Bolsonaro no último sábado (1º), foi tema de um discurso proferido pelo vereador Júnior Tércio (Podemos) durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife desta segunda-feira (3). Na tribuna virtual, o parlamentar salientou que o evento teria sido pacífico e serviu para reavivar o ânimo dos correligionários do atual chefe de governo brasileiro.

A vereadora Liana Cirne (PT) reagiu ao discurso feito pelo vereador Júnior Tércio (Podemos) que disse desconhecer as agressões sofridas por um militante do PT, na Avenida Boa Viagem, durante a carreata dos apoiadores do presidente Bolsonaro, no dia 1º de maio. “Agrediram sim o meu companheiro e Vossa Excelência, agora, ironiza e quer agredir o meu partido. Temos que nos colocar contra a barbárie e dizer sim à civilização. Estamos num estágio que beira a barbárie e não vamos aceitar que isso aconteça”, afirmou a parlamentar.

A vereadora Liana Cirne (PT) apelou ao governo do Estado para que restabeleça o licenciamento ambiental para poços de abastecimento d’água, através da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Nesse sentido ela fez o requerimento número 2841/2021, que solicita ao órgão o restabelecimento da lei 14. 249/2010. A parlamentar abordou na manhã desta segunda-feira (3), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, diversos assuntos relacionados ao meio ambiente, afirmando considerar a pauta ambiental uma das mais importantes ligadas diretamente à vida da população pobre.

A vereadora Dani Portela (PSOL) lamentou a morte por covid-19 do líder sindical Jesualdo Campos, que teve a vida dedicada a organização de sindicatos de professores em todo o Estado, além de ser reconhecido no país pela militância no Partido dos Trabalhadores, na CUT e pela fundação do PSOL em Pernambuco. A vereadora ressaltou na manhã desta segunda-feira (3), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que o militante além de todas essas características, também era sogro dela. “Um militante histórico, reconhecido pela luta em prol dos professores”.

Uma síndrome de largo espectro mas de pouca inclusão e visibilidade, o autismo ainda é um desafio para a sociedade, especialmente para aqueles que lidam com autistas. Por isso mesmo, para debater o assunto com diversos segmentos, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) realizou a Reunião Pública: Autismo- avanços e desafios no processo de inclusão, na tarde desta sexta-feira (30), por videoconferência.