Notícias

A Frente Parlamentar da Renda Básica da Câmara do Recife promoveu nesta sexta-feira (30) um debate virtual com um dos maiores especialistas brasileiros no tema: o ex-senador Eduardo Suplicy (PT), autor da lei nº 10.835/2004, que institui o benefício no Brasil. Esta foi a terceira reunião do colegiado – que é presidido pelo vereador Rinaldo Junior (PSB) – para sistematizar propostas para a implementação do mecanismo no Recife.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal realizou reunião extraordinária virtual nesta sexta-feira (30) para discutir o protocolo de retorno às aulas presenciais da rede municipal de ensino do Recife. Os convidados especiais para debater o tema foram o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio; a secretária executiva de Gestão de Rede, Débora Calender e outros representantes da pasta.

Com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Dubeux, a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal do Recife promoveu um encontro, via videoconferência, nesta sexta-feira (30). O objetivo foi explicar como será conduzido o Crédito Popular, a composição do seu respectivo Conselho, além de projetos futuros para a cidade.

Recife pode ser a primeira capital brasileira a instituir a Política Municipal de Cultura de Paz e Justiça Restaurativa. Para tanto, o prefeito João Campos encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei do Executivo número 09/2021. A iniciativa foi tema de audiência pública virtual na Casa de José Mariano, nesta quinta-feira (29), promovida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), e contou com autoridades no assunto que discorreram sobre a importância do diálogo e do respeito à vida.

Exercendo trabalho de evangelização mundial, o Encontro de Casais com Cristo (ECC), da Igreja católica, existe no Brasil há 50 anos e há 45 em Recife. E para comemorar estes 45 anos de existência do Encontro de Casais com Cristo, os vereadores Zé Neto (PROS), Alcides Cardoso (DEM) e Felipe Alecrim (PSC), promoveram uma Reunião Solene conjunta, na Câmara do Recife, por videoconferência. O vereador Zé Neto presidiu, na tarde desta quinta-feira (29), por videoconferência, o encontro saudando a todos, afirmando que o ECC, promove o reencontro dos casais com eles mesmos, e que promove também o encontro com os pobres, com a humildade, sendo o caminho de São Francisco e da Igreja Católica.

Na sequência de encontros com o setor produtivo do Recife, para saber como estão enfrentando a pandemia, a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara Municipal, realizou reunião virtual com representantes do comércio. “Estamos fazendo uma escuta com a cadeia produtiva. Queremos saber como anda a situação de cada setor, as prioridades, as suas demandas, para compreendermos como estão sobrevivendo nesta pandemia”, disse o vereador Ivan Moraes (PSol). A reunião virtual ocorreu nesta quinta-feira (29).

Na manhã desta quinta-feira (29), por meio de videoconferência, a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal do Recife promoveu encontro para repercutir os assuntos tratados durante reunião com a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira, bem como analisar a visita realizada aoTerminal Integrado (TI) Joana Bezerra. O encontro foi conduzido pelo presidente do colegiado vereador Fabiano Ferraz (Avante), e teve a participação dos vereadores Eduardo Marques (PSB), Luiz Eustáquio (PSB) e Paulo Muniz (SD).

A abertura de uma rua para tráfego de veículos, que pode reduzir os espaços de convivência na Vila Nossa Senhora de Fátima, na Imbiribeira, Zona Sul, foi debatida em audiência pública virtual realizada por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSol) na tarde desta quarta-feira (28). “A Prefeitura do Recife precisa dialogar com esta comunidade, pois os moradores estão sob a incidência de uma obra. A nossa missão é dar voz às pessoas que não têm oportunidade de dialogar com o Poder Executivo. A comunidade precisa dessa interlocução”, afirmou o vereador. A audiência pública foi acompanhada por intérprete de libras.

Uma pesquisa que liga moradia à violência patrimonial contra mulheres foi objeto de debate durante a audiência pública, sobre "Moradia e Violência contra a Mulher", realizada pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), na tarde desta quarta-feira (28), na Câmara do Recife, por videoconferência. Ela disse que fez o encontro reunindo especialistas no assunto porque é preciso entender o ciclo vicioso da violência praticada contra mulheres e que não é apenas física, mas inclui a questão da violência patrimonial, quando mulheres perdem o direito à moradia. Participaram Raquel Ludermir, autora da pesquisa, Maria Eduarda, secretária de Habitação do Recife, Glauce Medeiros, secretária da Mulher do Recife, e Fabiana Leite Domingues, presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE.