Posicionar-se a favor do piso nacional do salário de profissionais de enfermagem e pela valorização desses trabalhadores na capital pernambucana. Foi com esse objetivo que o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discursou na tribuna virtual da Câmara do Recife nesta terça-feira (27), durante a reunião Ordinária remota. Na ocasião, ele pediu aos demais vereadores que incentivem deputados federais a votarem a favor do piso e que solicitem à Prefeitura a cumprir um acordo firmado com a categoria na gestão anterior.
Durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (27), via internet, a vereadora Michele Collins (PP) analisou o Requerimento 2350/2021, de autoria do presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), dirigindo apelo à Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, para providenciar a relocação de espaço físico onde funciona uma casa de acolhimento do “Projeto Atitude”, no bairro de Campo Grande, Zona Norte da cidade.
Na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Doduel Varela (PSL) fez questão de reforçar o requerimento número 2769/2021, de sua autoria, nesta terça-feira (27), via videoconferência. O documento dirige apelo ao secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco para cumprir a isenção do pagamento da taxa de inscrição e/ou recadastramento por parte dos usuários inscritos no Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) para usufruir do sistema de bicicletas públicas compartilhadas.
Após fazer discurso em homenagem às trabalhadoras domésticas, a vereadora Dani Portela (PSol) discutiu e aprovou o requerimento número 2953/2021, de sua autoria, formulando voto de aplauso e congratulações ao Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco pelo Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, nesta terça-feira, 27 de abril.
Em pronunciamento virtual, a vereadora Dani Portela (PSol) lembrou que hoje, 27 de abril, comemora-se o Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas. “Muita gente estranha porque o nome da data está no feminino, mas de acordo com a última Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio (PNAD) há cerca de 6 milhões de pessoas trabalhando neste setor, no Brasil. E mais de 90% da categoria é formada por mulher”, disse, na reunião Ordinária realizada por videoconferência, pela Câmara Municipal do Recife.
Sete proposições distribuídas e oito foram analisadas pela Comissão de Saúde durante encontro, via videoconferência, na tarde desta segunda-feira (26). A presidente da Comissão, vereadora Natália de Menudo (PSB), e o vereador Tadeu Calheiros (Podemos), deliberaram a pauta do colegiado.
Presidida pela vereadora Michele Collins (PP), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, da Câmara do Recife, discutiu e aprovou quatro projetos de lei ordinária e distribuiu mais sete propostas entre os membros do colegiado. Participaram também da reunião na tarde desta segunda-feira (26), por videoconferência os vereadores Ivan Moraes (PSOL) e Joselito Ferreira (PSB). Michele Collins informou que foi procurada por diversos segmentos para mudar o dia das reuniões da Comissão, passando a ser nas segundas-feiras.
A vereadora Liana Cirne (PT) durante a votação do veto ao projeto de lei número 112/2016, de autoria do então vereador Antonio Luiz Neto, questionou o Prefeito por vetar artigos que tratam sobre o prazo de regulamentação das matérias. “O veto ao artigo estabelece o prazo de 90 dias para que o Prefeito regulamente a matéria, por nós aprovada, assusta. E peço aos colegas que votem negativamente”. O assunto foi abordado durante reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (26).
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (26) o requerimento de nº 2698/2021, que solicita à Prefeitura que inclua, no Grupo 1 do Plano Recife Vacina, os acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios do município do Recife. O pedido foi formulado pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos). Antes da votação, na reunião ordinária remota da Casa, o parlamentar se pronunciou para defender a proposta.
O uso de recursos públicos para a contratação de serviços de comunidades terapêuticas no tratamento de pessoas em situação de rua e que façam uso abusivo de álcool e outras drogas, foi tema de debate na Câmara do Recife nesta segunda-feira (26). Durante a reunião Ordinária remota, a Casa aprovou dois requerimentos da vereadora Michele Collins (PP) que indicam à Prefeitura e ao Governo do Estado que celebrem acordos com as instituições. Na tribuna virtual, a parlamentar defendeu suas propostas antes da votação do plenário.