Notícias

O vereador Fred Ferreira (PL) fez uso da tribuna da Casa de José Mariano, nesta segunda-feira (15), durante a reunião plenária, para tecer críticas aos radares de trânsito instalados na cidade. “A população do Recife vem sendo pega, cada vez mais de surpresa, sobre a questão dos radares e das lombadas eletrônicas. A gente sabe que é importante para qualquer trânsito do Brasil os limitadores de velocidade, mas colocar de qualquer jeito, onde gente não vê um sentido, não há condições", disse o parlamentar. "A cidade do Recife é a capital do nordeste com mais radares por veículos do nordeste. A cada rua que você anda, você vê uma lombada nova, ou um pardal escondido e, muitas vezes, sem uma sinalização clara daquele equipamento que está ali”.

Visivelmente emocionada, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) lamentou os 82 casos de feminicídio registrados em Pernambuco, neste ano. “É um saldo cruel e covarde. Elas foram mortas pela simples razão de serem mulheres”, afirmou, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (15). “Meu coração fica apertado. Isso não é mimimi, não é pauta de direita ou esquerda. Onde estão os filhos e as famílias dessas mulheres? Certamente, destroçados. Nunca mais serão os mesmos”, afirmou. "O número de feminicídio é maior do que o registrado em 2024, quando 76 mulheres foram assassinadas no Estado", disse a parlamentar. Ela destacou os três últimos casos de violência e de feminicídio ocorridos no Recife, quando se emocionou. Um dos casos rememorados foi o do dia 29 de novembro, quando Izabele Gomes, grávida de dois meses, teve a casa incendiada pelo companheiro, no bairro da Caxangá, Zona Oeste. Ela e os quatro filhos morreram.

O vereador Tadeu Calheiros (MDB) reclamou de falta de diálogo por parte do Governo do Estado no sentido de dar mais incentivo aos profissionais da Vigilância Sanitária e de contratar os aprovados no concurso da Polícia Científica de Pernambuco. “Já tentamos uma reunião através de ofício para defender esses trabalhadores, já denunciamos aqui na tribuna e fizemos cobranças pelas redes sociais”, disse, na reunião da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (15). Segundo Calheiros, os profissionais da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) estão sem condições de realizarem as suas fiscalizações porque dependem de um decreto que não é assinado pelo Governo do Estado. Quanto aos concursados da polícia científica, afirmou que eles realizaram prova escrita, redação, teste de aptidão física, psicotécnico. “Mas não foram convocados sob a desculpa de que o concurso não oferecia cadastro reserva”.

Duas propostas com foco na mobilidade de pessoas com deficiência, síndromes ou transtornos, receberam votações favoráveis na reunião promovida pela Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana nesta sexta-feira (12). Presidido pelo vereado Fabiano Ferraz (MDB), o grupo analisou os pareceres ao projeto de emenda à Lei Orgânica número 5/2025, do vereador Alef Collins (PP), e ao projeto de Lei Ordinária (PLO) número 334/2025, da vereadora Natália de Menudo. Participaram da reunião, além do presidente, os vereadores Eduardo Mota (PSB) e Júnior de Cleto (PSB).

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal promoveu uma reunião nesta sexta-feira (12) para votar o parecer ao substitutivo do projeto de lei número 145/2021, da vereadora Liana Cirne (PT), que institui no Recife a Lei da Cultura Popular. O encontro, realizado de forma híbrida, foi presidido pelo vereador Samuel Salazar (MDB) e contou com a participação da autora do projeto e dos vereadores Carlos Muniz (PSB) e Gilberto Alves (PRD). Os parlamentares votaram favoravelmente ao parecer pela aprovação da matéria.

A Câmara do Recife promoveu, por iniciativa da vereadora Flávia de Nadegi (PV), uma reunião solene na noite desta quinta-feira (11) para prestar homenagem ao Centro Espírita Irmã Gertrudes, localizado no bairro do Santana. A instituição religiosa é responsável por realizar a campanha Natal do Sertão, que já beneficiou cerca de 2 mil famílias de diversos municípios pernambucanos. A solenidade, realizada no plenário da Casa de José Mariano, foi conduzida pelo vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos).

Pioneira do Movimento Manguebeat, que causou uma verdadeira revolução na música popular brasileira, junto com Chico Science & Nação Zumbi, a Mundo Livre S/A é uma banda icônica do Recife, e também um dos grupos mais importantes da história das músicas pernambucana e brasileira. Sua trajetória, ao longo de 40 anos de existência, está profundamente entrelaçada à identidade cultural da cidade, motivos pelos quais foi homenageada em reunião solene realizada na noite desta quarta-feira (10), na Câmara Municipal. A iniciativa foi da vereadora Liana Cirne (PT) e a presidência da solenidade foi do vereador Osmar Ricardo (PT).

Uma audiência pública com o objetivo de debater a concessão do metrô do Recife à iniciativa privada foi realizada na manhã desta quarta-feira (10), no plenarinho, numa iniciativa da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal do Recife. Diversos políticos, entidades, sociedade civil e funcionários da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) marcaram presença no evento.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife nesta terça-feira (9), o vereador Eduardo Moura (Novo) ocupou a tribuna e criticou a sinalização de trânsito da cidade. Na ocasião, ele reclamou que a capital pernambucana "tem o pior trânsito do Brasil" e afirmou que a situação se agrava pela sinalização difícil. "Mais do que engarrafamentos, estamos falando de mortes. Todos viram o que aconteceu há cerca de duas semanas, quando a moto em que estava um casal bateu em um caminhão, em um viaduto da cidade". Ele lamentou a morte do casal. "A moto estava em alta velocidade, isso não se discute, mas as obras do Recife são mal sinalizadas", disse.

O Programa Dinheiro Direto na Escola Recife, vinculado à Secretaria de Educação, foi aprovado em duas discussões na Câmara Municipal, através do projeto de lei do Executivo de nº 48/2025, durante reuniões Ordinária e Extraordinária desta terça-feira (9). O objetivo da proposta é prestar assistência financeira suplementar às escolas públicas da educação básica, fortalecer a participação da comunidade, autogestão escolar e promover melhorias na infraestrutura física e pedagógica. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) ocupou a tribuna para destacar a importância do projeto e recebeu aparte do vereador Rinaldo Junior (PSB).