Notícias

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) repercutiu, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (12), os números sobre pessoas desparecidas no Estado e no País. “Só nos primeiros seis meses deste ano, ocorreram 1359 casos de pessoas desaparecidas em Pernambuco. No ano passado foram 2909, uma média de sete por dia. É quase um estado de guerra. Segundo o Sistema Nacional de Segurança Pública, em todo o País, foram mais 73 mil pessoas no ano passado, cerca de 219 por dia”. Ao relatar um caso pessoal, de um tio que desapareceu, ela lamentou que um projeto de lei de sua autoria tenha sido vetado em quase toda a totalidade pela gestão municipal. O objetivo da proposição é criar uma política para tratar de pessoas desaparecidas. Ela disse que está reapresentando um novo projeto de lei, na Câmara do Recife, para instituir um alerta de pessoa desaparecida, assim como chamou a atenção para o decreto de resolução de número 07/2023, que dispõe sobre a divulgação de imagens de pessoas desaparecidas na página institucional da internet da Casa.

Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (12), o vereador Eduardo Moura (Novo) disse que vai denunciar a Prefeitura do Recife que estaria descumprindo, em sua opinião, o compromisso firmado no convênio Agenda Cidade, assinado com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 2021. “Temos hoje um desrespeito completo a crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), pois a Prefeitura não cumpre ações que estão previstas nessa agenda”, afirmou. Eduardo Moura disse que denunciará a Prefeitura do Recife na ONU e no Unicef. Ele disse, ainda, que a Prefeitura infringe a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o Estatuto da Criança e do adolescente dentre outros.

A votação de 83 requerimentos de autoria da vereadora Liana Cirne (PT) durante a reunião plenária desta segunda-feira (11), na Câmara Municipal do Recife provocou debates sobre vários assuntos constantes em suas solicitações. A parlamentar discutiu três temas das proposições apresentadas: abuso infantil, pessoas em situação de rua e blocos líricos. Outros vereadores abordaram esses assuntos e outras questões, como serviços de infraestrutura urbana e desabastecimento de água na Zona Norte da cidade.

Uma emenda supressiva da Comissão de Legislação e Justiça ao projeto de lei número 166/2025 que institui o “Mês Agosto Verde” no Calendário Oficial de Eventos do Município gerou debate na primeira votação da matéria, durante a reunião plenária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (11). O Agosto Verde estabelece um mês dedicado à prevenção aos acidentes de trabalho. Participaram das discussões, os vereadores Felipe Alecrim (Novo), Rinaldo Junior (PSB), Thiago Medina (PL), Eduardo Moura (Novo), Jô Cavalcanti (PSOL), Liana Cirne (PT) e o autor do projeto de lei, vereador Luiz Eustáquio (PSB) que, ao final das discussões, pediu para adiar a votação da matéria.

Com o plenarinho lotado, a Câmara Municipal do Recife promoveu, por iniciativa do vereador Alef Collins (PP), uma reunião pública para tratar sobre políticas públicas e legislações em defesa dos animais. O encontro contou com a participação de diversos ativistas da causa animal, além de vários parlamentares que também atuam em defesa dos animais.

Assédio moral e o adoecimento da categoria bancária em Pernambuco foram os assuntos destacados na reunião pública promovida pela vereadora Liana Cirne (PT), na tarde desta segunda-feira (11), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. “O debate público sobre esse tema se faz urgente para dar visibilidade a essa realidade, ouvir os trabalhadores e especialistas, e estimular a construção de políticas públicas e medidas institucionais que promovam ambientes de trabalho mais saudáveis”, disse a parlamentar.

Comemorado em 11 de agosto, o Dia do Advogado foi celebrado na Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (11), pelo vereador e também advogado Samuel Salazar (MDB). Ele aproveitou a data para destacar a importância e a contribuição da Faculdade de Direito do Recife, que tem o curso jurídico mais antigo do Brasil e que formou nomes relevantes como o político, diplomata e advogado Joaquim Nabuco, o abolicionista e patrono da Câmara Municipal José Mariano Carneiro da Cunha e o autor do primeiro código civil do País Clóvis Beviláqua, entre outros. “Essas referências me fizeram seguir esse caminho”, frisou Samuel Salazar ressaltando ainda que “não se faz justiça sem a presença de um operador do direito, sem a presença de um advogado. Então preciso enaltecer essa carreira importantíssima, que é essencial para que se faça justiça no nosso País”.

A construção do Parque Eduardo Campos, localizado no bairro do Pina, foi tema de pronunciamento do vereador Thiago Medina (PL), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11). Ele repercutiu um relatório de auditoria feito pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) que, segundo o parlamentar, foi baseado em denúncia feita pelo seu gabinete. Thiago Medina disse que o relatório aponta supostas irregularidades na obra como superfaturamento por quantidade, despesa indevida e baixa qualidade dos serviços executados. “A equipe técnica do Tribunal de Contas foi na obra seis vezes", ressaltou. Ele cobrou ainda o cumprimento do contrato e do cronograma da obra.

A vereadora Kari Santos (PT) aproveitou a passagem do Dia do Estudante de Direito para destacar a importância do trabalho realizado por voluntários em cursinhos populares na preparação de estudantes de baixa renda para o vestibular. Na tribuna da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (11), a parlamentar também enalteceu um voto de aplausos, de sua autoria, à professora, mestra e doutora em Direito, Maria Lúcia Barbosa.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife reuniu-se, em caráter extraordinário, na tarde desta segunda-feira (11), e realizou a análise e aprovação de 12 proposições, além da distribuição de outras 21. Dentre os projetos aprovados, está o de nº 180/2025, que institui Programa QualificaMãe Recife – Programa de Qualificação para Mães Atípicas. O encontro foi presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e com a presença do vereador Felipe Alecrim (Novo).