Notícias

Convocação de uma audiência pública, instauração de uma comissão de acompanhamento e realização de uma visita técnica à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Foram essas as medidas sugeridas pela vereadora Liana Cirne (PT) à Câmara do Recife para fiscalizar e debater o problema de desabastecimento de água que assola a capital. A parlamentar tratou do tema em um discurso proferido nesta terça-feira (2), durante a reunião Ordinária remota da Casa de José Mariano.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) alertou que no momento em que se observa uma piora nos números de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus é importante a formação, novamente, da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, na Câmara Municipal do Recife, para que se possa marcar reunião com a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, para tratar do assunto. “Precisamos saber qual a melhor forma de ajudar na questão da vacina, estimular o uso dela e também vermos, em conjunto, formas de esse imunizante chegar o mais rápido possível nas populações”, disse, na reunião Ordinária da Câmara Municipal realizada nesta terça-feira (2), por videoconferência.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) se pronunciou nesta terça-feira (2), durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife, sobre a gravidade do problema de desabastecimento d’agua no cidade. Ao discutir o requerimento nº 80/2020, de autoria do vereador Hélio Guabiraba (PSB), o parlamentar defendeu que a Casa de José Mariano promova uma audiência pública com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) sobre o tema.

A vereadora Dani Portela (PSOL) alertou para a necessidade urgente de se discutir a questão da falta d’água, do saneamento básico e dos problemas estruturais nos bairros periféricos do Recife. “É urgente que se debatam esse problemas que atingem os territórios mais pobres, pois eles impactam diretamente na vida de milhares de mulheres pobres, negras e periféricas”, afirmou, na reunião Ordinária da Câmara Municipal, realizada por videoconferência, na manhã desta terça-feira (2).

Eleito para o seu primeiro mandato como parlamentar do Recife, o vereador Fabiano Ferraz (Avante) fez seu discurso de apresentação nesta terça-feira (2), durante a reunião Ordinária remota da Casa de José Mariano. No pronunciamento, ele falou sobre sua trajetória e enfatizou seu compromisso com as bandeiras de seu mandato.

A vereadora Michele Collins (PP) aprovou o requerimento de número 48/2021, que pede indicação à presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Marília Dantas, para realizar a restauração do monumento em homenagem à Bíblia, localizado no Parque Treze de Maio, centro do Recife. “Trata-se de um monumento em homenagem à Bíblia Sagrada que está abandonado. É uma obra importante para a cultura cristã e transmite uma mensagem de fé e de paz”, disse, na reunião Ordinária realizada através de videoconferência, na manhã desta terça-feira (2).

A questão racial brasileira foi tema de um discurso proferido pela vereadora Dani Portela (PSOL) nesta terça-feira (2), durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife. A parlamentar mencionou diversos casos recentes de discriminação e enfatizou a relevância da igualdade para a democracia. Na tribuna virtual, ela cobrou a instalação, na Casa, de uma Comissão pela Igualdade Racial, além da apresentação de um Estatuto de Igualdade Racial no Recife.

No primeiro discurso que pronunciou na Câmara Municipal do Recife, a vereadora Andreza Romero (PP) agradeceu aos 13.249 votos que recebeu nas eleições de novembro, quando foi eleita, e renovou os compromissos com os eleitores. “Serei a porta-voz dos protetores de animais, e também uma protetora deles, uma causa nobre que é necessária e ainda negligenciada pelos poderes públicos”, afirmou, em reunião Ordinária realizada por videoconferência, na manhã desta terça-feira (2).

Liana Cirne (PT), vereadora eleita em primeiro mandato, agradeceu aos mais de seis mil votos que lhe foram confiados pelos seus eleitores, para ocupar uma cadeira na Casa de José Mariano. Agradeceu também aos colegas parlamentares do seu partido, pela confiança de lhe entregarem a liderança do PT na Câmara do Recife. Ela enalteceu, em seu primeiro discurso durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (2), por videoconferência, a importância da bancada feminina da Casa, composta por sete mulheres. “Temos divergências ideológicas entre nós, mas temos em comum a vivência de sermos mulheres em uma sociedade que nos mata e nos violenta todos os dias. É nosso dever, como mulheres, e nossa responsabilidade, enfrentarmos o feminicídio, a cultura do estupro, a violência sexual e a doméstica”.

A instalação da 1ª Sessão Legislativa, da 18º Legislatura, sob a presidência do vereador Romerinho Jatobá (PSB), aconteceu na manhã desta segunda-feira (1º) e, em virtude da pandemia, foi transmitida por videoconferência do plenário da Casa. A reunião solene contou com a participação do prefeito João Campos. No discurso de abertura, o presidente da Casa conclamou a todos a trabalhar pela vacinação o mais urgente possível e exortou os parlamentares ao diálogo e entendimento.