Notícias

O vereador Hélio Guabiraba (sem partido), refletiu sobre a falta que o vereador Carlos Gueiros está fazendo à Câmara do Recife e à cidade. Ele disse na tarde desta terça-feira (26), na Casa José Mariano, que todos vivem um grande luto, principalmente os parlamentares colegas dele. “Gueiros fez história na cidade e eu posso testemunhar isso através da sinceridade e da sua personalidade forte”.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi criado em 15 de julho de 2005, através de Resolução do Conselho Nacional da Assistência Social, e tem por função a gestão do conteúdo específico da Assistência Social, no campo da proteção de pessoas em situação de risco e vulnerabilidade, abrangendo várias áreas como as destinadas às crianças e aos adolescentes, o combate à miséria, entre outras. A importância do SUAS foi tema de reunião pública na manhã desta terça-feira (26), numa iniciativa da vereadora Michele Collins (PP). O plenarinho da Casa ficou lotado por profissionais da área e usuários (as).

Está na pauta de hoje (26), para votação durante a reunião plenária, os pareceres da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife aos projetos de lei de autoria do Poder Executivo número 25/ 2019 - que propõe a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2020 - e o de número 26/2019, que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021. As duas propostas contém as diretrizes, objetivos, metas e valores orçamentários da Prefeitura do Recife para o próximo ano.

Vinte e sete anos de atuação política, em sete mandatos consecutivos como vereador na Câmara do Recife. Carlos Alberto Gueiros (PSB) era unanimidade entre todos os colegas parlamentares quando se tratava da defesa do povo e do legislativo. Defensor intransigente do Regimento Interno da Casa de José Mariano, da independência da Câmara e dos poderes, não se furtava ao bom combate com o Executivo e com os colegas, especialmente quando o assunto era o respeito às leis. Legalista por natureza, exigente consigo e com os outros, deixa legado de ensinamento aos vereadores mais novos e de respeito dos mais velhos. Uma perda irreparável na defesa e transparência dos princípios do legislativo municipal. Opinião unânime entre todos os colegas.

Foram 27 anos de dedicação ao Poder Legislativo Municipal. Uma história homenageada na Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (25), com a presença de familiares, autoridades, cidadãos e amigos do vereador Carlos Gueiros. O plenário e as galerias da Casa se encheram para fazer uma despedida ao parlamentar, que faleceu no último domingo (24), aos 78 anos, por complicações cardíacas.

O corpo do vereador Carlos Gueiros será velado das 8h às 13h desta segunda-feira (25), na Igreja Episcopal Catedral da Reconciliação (Recon), Zona Sul do Recife. À tarde, às 14h, terá início o velório no plenário da Câmara Municipal, onde o parlamentar dedicou boa parte da sua vida, durante sete mandatos consecutivos, servindo ao povo do Recife. O sepultamento está marcado para às 17h, no Cemitério Morada da Paz.

É com profundo pesar que a Câmara Municipal do Recife comunica o falecimento do primeiro vice-presidente da Casa, o vereador Carlos Gueiros (PSB). O parlamentar estava internado na Beneficência Portuguesa de São Paulo (SP) e morreu no final da manhã deste domingo (24) por complicações cardíacas resultantes da insuficiência da válvula mitral. Aos 78 anos, Carlos Gueiros deixa esposa, três filhos, sete netos, além de inúmeros amigos e admiradores do seu trabalho.

Uma concessão de Medalha de Mérito José Mariano diferente. É que a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) outorgou a honraria a uma entidade denominada Trabalho Social Universal nos Presídios (UNP). O pastor Daniel Gaspar, responsável pelo projeto em Pernambuco, recebeu a homenagem em nome do grupo. A solenidade aconteceu na noite dessa quinta-feira (21), no Plenário da Câmara do Recife. O vereador Samuel Salazar (MDB) conduziu a solenidade.

Ele é o responsável por fazer a união entre a composição musical e os instrumentistas. O regente de bandas marciais e fanfarras cumpre, além disso, um papel social e cultural importante no Recife, onde o dia 20 de novembro é marcado como a ocasião especial para homenageá-lo. Por conta disso, a Câmara Municipal realizou nesta quinta-feira (21), por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), uma reunião solene em alusão à data.

Às vésperas do Dia Nacional do Músico, quando tradicionalmente também se comemora a padroeira da categoria, Santa Cecília, a vereadora Goretti Queiroz (PSC) homenageou a cena autoral do Recife, que é considerada uma das mais consistentes do País. Goretti realizou uma reunião solene, no plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira (21) e entregou diploma ao mérito a 47 artistas (cantores e compositores), divulgadores, técnicos de som, bandas e entidades ligadas à música, como forma de reconhecimento ao trabalho artístico.