Após ser repercutido pela imprensa nacional, um caso envolvendo o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o Governo do Estado foi tema de um discurso do vereador Ivan Moraes (PSOL) nesta segunda-feira (16). Na tribuna da Câmara do Recife, o parlamentar criticou o remanejamento de R$ 60 milhões, decidido pelos dois poderes, para pagar indenizações e férias vencidas e acumuladas de desembargadores e juízes. A operação beneficiou 428 magistrados do TJPE, com remunerações que chegaram a R$ 1,2 milhão.
Duas propostas de lei, o PLO 32/19 votado hoje (16), na Câmara do Recife e aprovado, e o 31/19 que deverá ser votado em 2020, ambos de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), propõem respectivamente a existência da Semana Municipal do Profissional de Educação Física e a contratação de profissionais da educação física para atuar nas escolas da rede municipal. O autor dos projetos explicou que a semana vai chamar a atenção da sociedade para a importância do assunto e o segundo contrata profissionais qualificados para exercer essa tarefa. “Hoje as aulas são ministradas por pedagogos cuja formação não é em educação física”.
O vereador João da Costa (PT) debateu sobre a falta de segurança no Metrô do Recife, em virtude de um assalto e tiroteio na estação do metrô e no Terminal Integrado Joana Bezerra, na área central da cidade, por onde passam milhares de pessoas diariamente. Ele disse na tarde desta segunda-feira (16), na Câmara do Recife, que esse tipo de transporte costumava ser muito seguro e o daqui era. Ele destacou que as pessoas que se encontravam no local entraram em pânico. Por isso vai convocar uma audiência pública para debater com a população e autoridades formas de resolver a questão.
Com as galerias cheias de representantes de movimentos, como o Vem pra Rua, na expectativa de votação do Projeto de Lei do Executivo, nº 36/2019, que trata da reforma do Código Tributário Municipal, o vereador Renato Antunes (PSC) convidou os presentes na tarde desta segunda-feira (16), na Câmara do Recife, a voltarem amanhã e participarem das discussões e votação em plenário. O adiamento da votação aconteceu porque, semana passada, três vereadores pediram vista para analisar melhor a proposta. Com isso houve o adiamento da votação para esta semana.
Com 77 projetos discutidos e votados ao longo de 2019, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife realizou sua última reunião do ano nesta segunda-feira (16). Na ocasião, a vereadora Michele Collins (PP), que preside o grupo, fez um balanço das atividades desenvolvidas no período. “Terminamos o ano felizes com o resultado do nosso trabalho”, disse.
Um momento de gratidão por todos os desafios vencidos este ano. Foi este o objetivo do "Encontro Manhã com Deus", proposto pela vereadora Michele Collins (PP), na manhã desta segunda-feira (16). Esta foi a sétima edição do evento e ocorreu no plenarinho da Casa de José Mariano. “Nós escolhemos este período porque é o final do ano. Um tempo de encerramento das atividades, dos trabalhos legislativos. É onde nós podemos trazer à reflexão tudo aquilo que aconteceu durante este ano”, afirmou a parlamentar.
Políticos, empresários, familiares, amigos, prestigiaram a reunião solene para entrega da Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta comenda da Câmara Municipal do Recife, concedida ao deputado federal Augusto Coutinho, por indicação do vereador Alcides Teixeira Neto (PSB). A reunião solene aconteceu na noite dessa quinta-feira na Casa José Mariano, em cerimônia presidida pelo vereador Eduardo Marques (PSB), presidente da Casa. O deputado é recifense e entrou na vida pública desde 1992, quando foi vereador pelo Recife, por dois mandatos.
Fornecer, nas comunidades, uma alternativa à disputa judicial na busca da paz entre os indivíduos. É esse o papel do mediador comunitário de conflitos, profissional celebrado na Câmara do Recife nesta quinta-feira (12), em uma reunião solene de iniciativa do vereador Benjamim da Saúde (Patriota). Na ocasião, foram homenageados 73 mediadores que atuam no Recife. A reunião foi conduzida pelo segundo vice-presidente da Casa, o vereador Chico Kiko (PP).
A vereadora Michele Collins (PP) realizou reunião solene na manhã desta quinta-feira (12), Dia da Bíblia, para homenagear o Projeto Luz no Nordeste, da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). “A Casa de José Mariano presta justa homenagem a um projeto que completa uma década de relevantes serviços prestados na divulgação dos valores bíblicos e na promoção de mais cidadania, sobretudo, para as pessoas mais carentes. O Projeto Luz no Nordeste vem percorrendo os mais diversos rincões da nossa região, levando apoio aos mais necessitados, por meio da divulgação dos ensinamentos do Evangelho”. A parlamentar entregou certificados a 16 pessoas, em reconhecimento ao importante serviço de voluntariado junto ao projeto assistencial.
Por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), o 25 de novembro foi instituído como o Dia Municipal do Doador de Sangue (Lei 18.136/2015). E na noite desta quarta-feira (11), o parlamentar recordou a data, no plenário da Casa de José Mariano, homenageando 17 doadores e duas instituições: Instituto de Hematologia do Nordeste (Ihene) e o Banco de Sangue do grupo GSH. “São organizações de caráter científico, educacional e assistencial que realizam importantes campanhas incentivando a população à doação de sangue”, disse o parlamentar. O vereador Ricardo Cruz (Cidadania) presidiu a reunião solene.