A Câmara Municipal do Recife homenageou 30 médicos da família nesta quinta-feira (5), em reunião solene para celebrar o Dia Nacional do Médico da Família, que acontece anualmente no dia 5 de dezembro. A consagração foi realizada por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB). A especialidade médica é uma das principais da atenção primária à saúde, com o acompanhamento dos pacientes ao longo da vida, integrando ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. O vereador Felipe Alecrim (Novo) presidiu a solenidade.
Sob a presidência do vereador Zé Neto (PSB) e com a presença da vereadora Michele Collins (PP) e dos vereadores Chico Kiko (PSB) e Samuel Salazar (MDB), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (5), por videoconferência. O colegiado analisou e aprovou 11 proposições, entre projetos de lei Ordinária (PLO) e projetos de decreto legislativo (PDL).
A importância das cooperativas motivou a realização de uma solenidade na Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (4). Promovida por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB), a celebração homenageou a Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Pernambuco (Sistema OCB/PE) e representantes de diversas cooperativas locais e nacionais. O vereador Samuel Salazar (MDB) presidiu o evento.
Numa atuação que vai além da defesa dos direitos da categoria, o Sindicato dos Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Pernambuco tem se destacado também pela contribuição na construção de um sistema de saúde mais justo e eficaz para a sociedade. Para homenagear a instituição, na passagem dos 24 de sua existência, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) promoveu reunião solene na tarde desta quarta-feira (4), na Câmara Municipal do Recife.
A Câmara Municipal do Recife promoveu, na manhã desta quarta-feira (4), uma atividade educativa alusiva ao Dezembro Laranja – mês de prevenção ao câncer de pele. A ação contou com a distribuição de panfletos informativos e orientações sobre formas de prevenção da doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é a lesão com maior incidência no Brasil, representando 31,3%.
Criado em outubro de 1994, o Ministério Internacional em Células (MIC) foi alvo de uma reunião solene, na noite desta terça-feira (3), na Câmara do Recife. A homenagem, promovida por iniciativa do vereador Fred Ferreira (PL), celebrou as três décadas de existência da igreja evangélica e destacou o trabalho social desenvolvido por ela. O vereador Paulo Muniz (PL) presidiu a cerimônia.
Os laudos e perícias que diagnostiquem deficiências irreversíveis poderão passar a ter prazo indeterminado no Recife. A medida, que atinge todos os serviços públicos, programas e benefícios que exijam comprovação de deficiência, é alvo do projeto de lei nº 28/2023, aprovado em primeira discussão na Câmara do Recife na reunião plenária desta terça-feira (3). A autora da proposta, vereadora Michele Collins (PP), ocupou a tribuna durante a discussão para salientar a importância da mudança. Após a aprovação em segunda votação, a matéria seguirá para a sanção do prefeito da capital.
Debater e conscientizar sobre a necessidade de acessibilidade, ruptura do capacitismo e inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Esses são, segundo a vereadora Liana Cirne (PT), os objetivos do Dia Internacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ocorre nesta terça-feira (3). Em um discurso na tribuna da Câmara, durante a reunião plenária desta manhã, a parlamentar disse que o tema é especialmente importante para o Recife, em razão dos problemas de acessibilidade enfrentados pela cidade em áreas como transporte público e estrutura das calçadas. Ela comemorou, entretanto, a criação, neste ano, da Comissão da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Poder Legislativo municipal. “Pernambuco é o sétimo estado do Brasil com mais pessoas com deficiência e nós somos a capital do Brasil com maior percentual de pessoas com deficiência. E, no entanto, somos uma cidade profundamente inacessível em vários aspectos”.
“Pude presenciar mais uma vez que o poder público, quando bem aplicado, traz uma transformação para a comunidade”. Com essas palavras, o vereador Carlos Muniz (PSB) deu início a uma série de elogios às mudanças empreendidas na Estrada dos Macacos, no bairro da Guabiraba. O parlamentar afirmou que intervenções como pavimentação, drenagem, instalação de ciclofaixa e iluminação trouxeram mais qualidade de vida para a população. De acordo com ele, as melhorias permitiram, por exemplo, a ampliação e aumento de vagas da creche-escola Celeste Vidal, reinaugurada na semana passada. “Aquela unidade, eu inaugurei como secretário-executivo de educação. Era, na época, uma construção de 662 m². Era uma unidade de difícil acesso, muitas vezes tinha que fazer toda uma logística para levar funcionários, professoras e gestoras para trabalhar”.
A Câmara do Recife aprovou, durante a reunião plenária desta terça-feira (3), em primeira votação, o projeto de lei Ordinária número 204/2024, que declara Patrimônio Imaterial Histórico e Cultural do Recife o jornal Diario de Pernambuco. De autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a proposta que destaca a importância do jornal na história da cidade e do Estado também foi discutida pelo vereador Ivan Moraes (PSOL).