Notícias

Um grupo de estudantes de Direito do Centro Universitário Joaquim Nabuco (Uninabuco) visitou a Câmara Municipal do Recife na tarde desta terça-feira (5). No plenário da Casa, os jovens foram recebidos pelo vereador André Régis (PSDB), que falou sobre o papel do Legislativo Municipal, o cotidiano dos vereadores e a importância da participação política.

Os desafios de conviver em sociedade com a alergia alimentar foram discutidos em uma palestra realizada na manhã desta terça-feira (5), no Plenarinho. O evento, de iniciativa do vereador Samuel Salazar (MDB), foi conduzido pela representante do Projeto Tudo Sem Leite, Juliana Jordán, e contou com as participações da gastropediatra e nutróloga, Graça Moura, e da nutricionista Cristiana Menezes. “Quanto mais cedo divulgarmos e fortalecermos a causa, mais vidas serão ajudadas”, pontuou o parlamentar, disse o parlamentar.

Na última quarta-feira (30), a Câmara do Recife aprovou o Programa de Regularização do IPTU Complementar 2015/2016, que visa promover a adequação fiscal dos contribuintes e o incremento da arrecadação municipal. Nesta segunda-feira (4), o vereador Rinaldo Junior (PSB) ocupou a tribuna da Casa para rebater informações que considerou “fake news” a respeito do projeto. De acordo com ele, ao contrário do que teria sido divulgado por alguns parlamentares da oposição, a proposta da Prefeitura não “originou aumento do IPTU”.

A Comissão de Legislação e Justiça analisou dez projetos, sendo dois do Executivo, dois projetos de lei ordinários e seis projetos de decreto legislativo. Nove tiveram pareceres pela aprovação e apenas um pela rejeição. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão, vereador Aerto Luna (PSB), e contou com a presença dos vereadores Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Samuel Salazar (MDB). O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (04), na sala das Comissões, na Câmara do Recife.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (4) para comentar a proximidade da conclusão da obra da Estrada do Curado, na Zona Oeste da capital. De acordo com ele, a via será entregue à população em cerca de 25 dias.

A Prefeitura do Recife precisa tomar medidas mais enérgicas para proteger consumidores, pescadores e marisqueiros frente ao desastre do óleo que se espalhou pela costa nordestina nas últimas semanas. Foi essa a cobrança que o vereador Ivan Moraes (PSOL) levou para a tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (4). De acordo com o parlamentar, o município deve averiguar se o pescado comercializado no Recife é seguro para a população – e proteger as famílias que dependem da atividade para sobreviver.

O vereador Aerto Luna (PSB) falou sobre o derramamento de petróleo cru que atingiu, até o momento, 47 praias em todo o Nordeste e oito rios em Pernambuco. “O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impacto nas cidades litorâneas. Na semana passada, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu nota sobre o vazamento de óleo”, informou. Ele leu a nota no plenário da Câmara durante a reunião desta segunda-feira (4).

O vereador Davi Muniz (Patriota) agradeceu ao prefeito Geraldo Julio por obras que estão sendo executadas em duas comunidades da Zona Oeste do Recife e que tiveram origem em requerimentos de sua autoria. “É motivo de muita gratidão poder constatar que as populações das comunidades estão sendo beneficiadas por essas obras. Quero aproveitar para parabenizá-las. E também agradecer à gestão da Prefeitura do Recife e, em particular, da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb)”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (4).

A vereadora Goretti Queiroz (PSC) lembrou o dia 3 de novembro de 1932, data em que foi instituído o direito ao voto feminino no Brasil, representando o direito à igualdade entre todos. Ela disse na tarde desta segunda-feira (4), na Câmara do Recife, que se sentia representada pela data. “Há 87 anos ganhamos o direito de votar nas eleições nacionais por meio do Código Eleitoral Provisório, de 1932, mas a conquista não foi completa. O Código permitia apenas que mulheres casadas, com autorização do marido, viúvas e solteiras com renda própria, votassem”.

O vereador Samuel Salazar (MDB) convidou a população para participar da palestra sobre alergia alimentar que acontecerá nesta terça-feira (5), no Plenarinho da Casa, às 9 horas. Ele disse, na tarde desta segunda-feira (04), na Câmara do Recife, que o encontro deverá contar com a participação de especialistas sobre o tema. “Elaborei um projeto de lei no sentido de criar uma semana sobre alergia alimentar no calendário de eventos do município. Dessa forma todos os anos teremos palestras e debates, mantendo o assunto em pauta. O PL é o de numero 235/2019”.