A vereadora Michele Collins (PP) fez questão de recordar que 15 de junho é o Dia Municipal de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi uma iniciativa da parlamentar (Lei 18.405/2017). A vereadora também fez um alerta para o aumento de denúncias em Pernambuco sobre este tipo de crime praticado contra idosos. “Segundo a Secretaria de Direitos Humanos de Pernambuco, o número chega a 50% quando comparado ao mês de março”. O assunto foi destaque durante reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (15).
Integração dos sistemas de vigilância eletrônica das escolas, unidades de saúde e vias públicas. Era esse o objetivo de uma emenda proposta pela vereadora Aline Mariano (PP) à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, que foi votada pela Câmara do Recife nesta segunda-feira (15). A sugestão, que não foi acatada pelo plenário, motivou um discurso da parlamentar durante a reunião ordinária remota do Poder Legislativo.
A Câmara do Recife discutiu e votou, nesta segunda-feira (15), o projeto de lei do Executivo nº 13/2020, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021. Durante a reunião ordinária remota, o vereador Ivan Moraes (PSOL) fez uso da palavra para defender a aprovação de duas emendas ao projeto que haviam sido apresentadas por seu mandato. Os dispositivos, que ficaram de fora da LDO, procuravam reforçar ações de saúde voltadas para a população em situação de rua da capital.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) manifestou insatisfação pela rejeição da emenda de número 43, de sua autoria, que ela apresentou ao projeto de lei número 13/2020, do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2021. “Reconheço que a condução dos trabalhos feita prelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos, vereador Eriberto Rafael (PP), foi muito propositivo e respeitoso, pois nos convidou para reuniões, debateu emenda a emenda e trouxe secretários para debater conosco. Mas, eu discordo da rejeição da minha proposta”, disse, na reunião realizada na manhã desta segunda-feira (15), de forma remota, por videoconferência.
Mesmo não tendo aprovadas as emendas apresentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o vereador Almir Fernando (PCdoB) destacou algumas indicações de sua autoria à proposição. O projeto de lei número 13/ 2020 que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 foi votado na manhã desta segunda-feira (15), e aprovado durante reunião ordinária e extraordinária, na Câmara do Recife, por videoconferência.
O vereador Hélio Guabiraba (PSB) informou que esteve em diversos bairros da cidade e pôde constatar a alegria de muitos comerciantes e das pessoas em geral porque puderam se consultar e comprar óculos nas óticas. Ele agradeceu na manhã desta segunda-feira (15), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, o apoio que recebeu dos colegas, especialmente, Michele Collins (PP) e Renato Antunes (PSC). “Meu pedido feito através de requerimento para o governador do Estado dedicado à abertura das óticas, surtiu efeito”.
A vereadora Aimeé Carvalho (PSB) chamou atenção de todos os cristãos para o fato de que há prática de preconceito contra eles. Segundo ela, é preciso pensar que mundo se quer deixar para filhos e netos. Disse, na manhã desta segunda-feira (15), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que no Brasil há intolerância e preconceito contra pobres, mulheres e raças, o que é uma forma de violência. “Pior ainda, cresce no país uma onda de preconceito contra a fé, a religião, contra cristãos”.
A Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus da Câmara do Recife vai debater nesta terça-feira (16), com entidades da sociedade civil, os problemas causados pela pandemia de covid-19 na capital. O assunto foi repercutido pelo presidente da Comissão, o vereador Luiz Eustáquio (PSB), durante a reunião ordinária remota do Poder Legislativo desta segunda-feira (15).
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PP) fez elogios à gestão municipal pelo trabalho que vem realizando na iluminação pública no entorno da rodovia BR-101, que cruza o Recife em diversos pontos. “Quero enaltecer o trabalho que está sendo feito, pois uma cidade bem iluminada é, antes de tudo, uma cidade que oferece boas condições de segurança pública”, disse, na reunião da Câmara do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (15), de forma remota, por videoconferência.
O vereador Benjamim da Saúde (PSB) disse que está preocupado com a possibilidade de ocorrência de arboviroses nos próximos dias no Recife. “O mosquito transmissor da dengue, da zika e da chicungunha é tão fatal quanto o vírus da covid-19, que está provocando a atual pandemia. O Recife já registrou nas últimas semanas 508 casos dessas doenças, sendo 419 da dengue, 82 da chicungunha e sete da zika”, disse, na reunião realizada na manhã desta segunda-feira (15), de forma remota, por videoconferência.